roteiro de Bruxelas
Bruxelas

Roteiro de Bruxelas: o que conhecer em 3 dias

Bruxelas é uma cidade que normalmente é incluída em roteiros saindo de Amsterdam ou de Paris, devido à proximidade e facilidade de locomoção entre as cidades. Porém, dessa forma, sobra pouco tempo para conhecer a capital belga. Então, elaborei um roteiro de Bruxelas para fazer em 3 dias, o que julgo um bom tempo para conhecer a cidade.

Quantos dias ficar em Bruxelas

De início tinha separado 2 dias para conhecer Bruxelas, mas como fui no inverno, incluí um dia a mais. O motivo é simples. Durante o inverno, tudo fecha mais cedo, tornando o dia mais curto para visitações. Por essa razão, dividi esse roteiro em 3 dias, mas é possível condensar em 2 dias bem intensos e talvez corridos.

Faça sua reserva de hotel em Bruxelas e garanta os melhores preços

O turismo básico de Bruxelas se restringe ao centro da cidade, por isso fica fácil de fazer tudo a pé. Com exceção do Atomium, que é preciso usar o metrô. Utilizar o metrô em Bruxelas é bem simples, como explico no artigo.

Roteiro de Bruxelas: 1° Dia

Primeiramente, sugiro se ambientar com a cidade pela manhã indo direto ao ponto principal, a Grand Place. Perca um tempinho para umas fotos e visite a exposição das roupas do Manneken-Pis na Maison du Roi. Da Grand Place você anda uns 5 minutos e chega a um dos símbolos da cidade de Bruxelas, o Manneken-Pis. A estátua do menino fazendo xixi atrai milhares de turistas e não deve ficar de fora do seu roteiro de Bruxelas. Aproveite para conhecer as outras duas estátuas famosas de Bruxelas.

roteiro de Bruxelas - primeiro dia
Grand Place de Bruxelas

Pare para almoçar em algum restaurante da Grand Place ou no centro. Em seguida, aproveite umas da inúmeras lojas de chocolate ou de waffles para a sobremesa.

Saindo da Grand Place pela rue de la Montagne, passe pela estátua de Charles Buls e entre na Galerie Royales Saint-Hubert para olhar sua arquitetura e visitar suas lojas. Ao sair da galeria na rue de l’Ecuyer, vire à direita para tomar uma cerveja em uma das mais famosas cervejarias do centro da cidade, La Mort Subite. Não deixe de provar a Lambic Blanche, uma delícia. Logo após, aproveite para visitar a Cathédrale des Saints Michel et Gudule, catedral em estilo gótico.

Compras em Bruxelas

Aproveite o primeiro dia em Bruxelas par fazer compras, uma vez que já estará pelo centro. Cerveja e chocolate todo mundo sabe que é compra obrigatória em Bruxelas. Então inclua no seu roteiro de Bruxelas um momento para ir às compras, nem que seja para dar de presente de viagem pros familiares e amigos.

Todas as chocolaterias famosas têm lojas espalhadas pelas ruas de Bruxelas, muitas vezes uma ao lado da outra. As mais procuradas são Godiva, Leonidas, Pierre MarcoliniNeuhaus. Outra parada imperdível é a loja de biscoitos Dando (Rue au Beurre, 31) com um sabor mais gostoso que o outro. Você pode comprar os pacotes já prontos ou por peso. O melhor é de caramel au beurre. As latinhas de biscoitos também são um ótimo presente de viagem. Se você procura por vinhos, champanhes e outras bebidas alcoólicas, que não cerveja, tem opção da Wine Roots (Rue de la Montagne, 29) ou da Nicolas Vins Fins (Rue du Marché aux Poulets, 63).

Duas ruas se destacam para compras pela variedade de lojas. Uma é a Rue Neuve, rua de pedestres onde tem a Galeria Inno – uma galeria multi-marcas típica belga e algumas lojas como Primark, Celio e um shopping – o City2. A outra rua é a Avenue Louise que também tem uma Galeria Inno e outras lojas de moda. Mas para quem procura lojas de grife, a sugestão é o Boulevard Waterloo. Fica perto da Avenue Louise e em frente à estação de metrô Louise.

Por fim, a primeira galeria de lojas da Europa está em Bruxelas, Galeries Royales de Saint-Hubert. A galeria impressiona mais pela beleza de seu teto de vidro e arquitetura do que pelas lojas em si. Ela se localiza na Galerie du Roi, 5.

Roteiro de Bruxelas – 2° Dia

No segundo dia pegue o metrô e vá direto para a estação Heyzel onde você encontrará o Atomium e o parque Mini-Europa. Infelizmente, este último não estava aberto no inverno. Almoce no restaurante panorâmico no topo da estrutura do átomo, logo após a visita.

atomium bruxelas
Atomium

Na volta, passe pelo Centre Belge de la Bande Desinée. Se for de metrô, a estação mais próxima é a Rogier. Em seguida, desça a rue du Marais até a rue des Sables. Em frente a estação Rogier está a rue Neuve, uma das ruas de compras de Bruxelas, que mencionei acima. Não deixe de parar para um doce ou um chocolate quente na loja da Häagen-Dazs que fica nessa rua.

A partir dali, curta um happy hour em um dos bares mais famosos de Bruxelas, o Delirium Café e prove algumas das várias cervejas que eles têm a oferecer. Aproveite e jogue sua moeda na fonte da Jeanneke-Pis, a versão feminina do manequinho.

À noite se quiser sair para dançar, o Madame Moustache é uma indicação. Quando fui a noite era temática anos 80, por isso adorei. Vale a pena consultar a programação da casa para saber o que estará rolando. Divirta-se.

Roteiro de Bruxelas – 3° Dia

No terceiro dia, tire a manhã para ir aos museus de Bruxelas. O Musée des Instruments de Musique é uma opção interessante para começar o último dia do roteiro de Bruxelas. Logo ali perto, na Place Royale, está o complexo de museus, Musées Royaux des Beaux-Arts, onde você vai poder ver de perto quadros famosos como Marat e telas de Magritte.

Seguindo pela rue de la Régence estará o bairro do Sablon. Visite a Igreja de Nossa Senhora do Sablon e aprecie o pequeno parque da Place du Petit Sablon. Se já estiver com fome, sugiro almoçar no Comics Café para comer o melhor hambúrguer de Bruxelas. Ele fica na Place du Grand Sablon.

Seguindo em direção ao Palais de Justice, um pouco mais atrás fica a avenida Louise e o Boulevard Waterloo onde estão as lojas de grife. Se ao invés de compras, preferir relaxar em um parque, pegue o sentido de volta ao complexo de museus. Em seguida, ande um pouco mais pela rue de la Régence e chegue ao Parc de Bruxelles. Um pouco mais afastado do centro, ainda por essa região, está o Parlamento Europeu, já que Bruxelas é a capital da Europa.

Seguindo este roteiro de Bruxelas, você conhecerá os pontos turísticos mais importantes da cidade. Conhece Bruxelas e tem alguma dica para complementar o roteiro? Então, deixe sua dica nos comentários.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *