Quem pensa que Bruxelas é só cerveja e chocolate se engana. As histórias em quadrinhos em Bruxelas têm um grande apelo pelos belgas, atraindo dessa forma a atenção dos turistas que visitam a cidade. A maior prova é o museu dedicado aos quadrinhos, entretanto, eles são celebrados também pelas ruas.
Museu dos Quadrinhos em Bruxelas
Um dos museus que julguei mais interessante e diferente para conhecer em Bruxelas foi o Centre Belge de la Bande Desinée (CBBD). Um museu totalmente dedicado às histórias em quadrinhos. A Bélgica é berço de personagens bem populares dos quadrinhos como por exemplo, Tintin e o capitão Haddock. Além disso, destacam-se ainda os Smurfs e Lucky Luke.
A história em quadrinhos é considerada pelos belgas como a “nona arte” e esse museu é todo dedicado a ela. O CBBD está situado em um armazém de tecidos reformado, atualmente um edifício com estrutura Art Nouveau projetada por Victor Horta. Inclusive, ele dá nome ao restaurante que funciona ali.
A visita ao museu
Logo ao chegar já podemos avistar algumas estátuas de personagens famosos de quadrinhos e um busto do Tintin, talvez o mais famoso personagem belga, criado por Hergé.
O ingresso custa €10 para adulto e ao pedirmos dois bilhetes a recepcionista perguntou de onde éramos. Em seguida, ela nos deu uma pasta com traduções em português de todas legendas dos painéis pelo museu. Acabamos devolvendo, porque além do francês e holandês, tinha legenda em inglês e seria menos coisa para carregar. Contudo, quem não domina nenhuma dessas três línguas é realmente muito atencioso da parte do museu ter essa tradução para o nosso idioma.
Exposições
A exposição conta o surgimento das histórias em quadrinhos e sua utilização por diversas civilizações do mundo. Desde os tempos da caverna até hoje. A exposição exibe ainda uma seleção de desenhos originais que mostram o passo a passo da confecção de uma história em quadrinho.
A exposição conta também com uma área dedicada a Bruxelas. Nela estão ilustrados em painéis, os locais turísticos da cidade retratados nos quadrinhos de diversos personagens. Além disso, somos convidados a fazer uma imersão no mundo dos quadrinhos mais famosos, como por exemplo os Smurfs e Tintin.
Na área dos Smurfs, além de contar a história e apresentar os principais personagens, podemos entrar em um dos cogumelos que servem de casa para os pequenos seres azuis. É ainda possível participar de algumas brincadeiras ilustradas em painéis interativos para crianças e até mesmo adultos. Já na área do Tintin, é contada a história dos personagens da tirinha e de seu criador, Hergé. A evolução do traçado e aparição dos personagens ao longo dos anos também é exposta.
O CBBD ainda tem uma biblioteca com uma sala para leitura pública aberta aos visitantes do museu. A biblioteca conta com 40 mil volumes de HQ e ainda abriga uma pequena loja de souvenirs.
Endereço: Rue des Sables, 20
Pelas ruas
Mas não é só no CBBD que podemos ver essa celebração aos quadrinhos. Pelas ruas de Bruxelas existem estátuas e pinturas de parede com personagens de HQ. E essa é justamente uma diversão à parte, procurar os painéis e as esculturas pela cidade.
Aqui listo algumas que eu achei. Le Chatte A Bicyclette uma escultura em frente à cervejaria À La Mort Subite. Gaston Lagaffe no topo de uma escadaria, na continuação da rue des Sables, a rua do CBBD. Por fim, o painel Broussaille, ao lado do Plattesteen na rue Marché au Charbon. Para uma lista dos painéis espalhados pela cidade, vale a pena acessar o site Comic Book Route.
Caso passe por algum outro que não esteja listado no site, deixe a localização nos comentários. Certamente outros viajantes terão interesse em conhecer. Faça sua reserva de hotel em Bruxelas e garanta bons preços.