quadrinhos em Bruxelas
Bruxelas

Celebrando os quadrinhos em Bruxelas

Quem pensa que Bruxelas é só cerveja e chocolate se engana. As histórias em quadrinhos em Bruxelas têm um grande apelo pelos belgas, atraindo dessa forma a atenção dos turistas que visitam a cidade. A maior prova é o museu dedicado aos quadrinhos, entretanto, eles são celebrados também pelas ruas.

Museu dos Quadrinhos em Bruxelas

Um dos museus que julguei mais interessante e diferente para conhecer em Bruxelas foi o Centre Belge de la Bande Desinée (CBBD). Um museu totalmente dedicado às histórias em quadrinhos. A Bélgica é berço de personagens bem populares dos quadrinhos como por exemplo, Tintin e o capitão Haddock. Além disso, destacam-se ainda os Smurfs e Lucky Luke.

A história em quadrinhos é considerada pelos belgas como a “nona arte” e esse museu é todo dedicado a ela. O CBBD está situado em um armazém de tecidos reformado, atualmente um edifício com estrutura Art Nouveau projetada por Victor Horta. Inclusive, ele dá nome ao restaurante que funciona ali.

A visita ao museu

Logo ao chegar já podemos avistar algumas estátuas de personagens famosos de quadrinhos e um busto do Tintin, talvez o mais famoso personagem belga, criado por Hergé.

Interior do Museu

O ingresso custa €10 para adulto e ao pedirmos dois bilhetes a recepcionista perguntou de onde éramos. Em seguida, ela nos deu uma pasta com traduções em português de todas legendas dos painéis pelo museu. Acabamos devolvendo, porque além do francês e holandês, tinha legenda em inglês e seria menos coisa para carregar. Contudo, quem não domina nenhuma dessas três línguas é realmente muito atencioso da parte do museu ter essa tradução para o nosso idioma.

Exposições

A exposição conta o surgimento das histórias em quadrinhos e sua utilização por diversas civilizações do mundo. Desde os tempos da caverna até hoje. A exposição exibe ainda uma seleção de desenhos originais que mostram o passo a passo da confecção de uma história em quadrinho.

A exposição conta também com uma área dedicada a Bruxelas. Nela estão ilustrados em painéis, os locais turísticos da cidade retratados nos quadrinhos de diversos personagens. Além disso, somos convidados a fazer uma imersão no mundo dos quadrinhos mais famosos, como por exemplo os Smurfs e Tintin.

Na área dos Smurfs, além de contar a história e apresentar os principais personagens, podemos entrar em um dos cogumelos que servem de casa para os pequenos seres azuis. É ainda possível participar de algumas brincadeiras ilustradas em painéis interativos para crianças e até mesmo adultos. Já na área do Tintin, é contada a história dos personagens da tirinha e de seu criador, Hergé. A evolução do traçado e aparição dos personagens ao longo dos anos também é exposta.

quadrinhos em Bruxelas
Smurfs e Tintin – ícones belgas

O CBBD ainda tem uma biblioteca com uma sala para leitura pública aberta aos visitantes do museu. A biblioteca conta com 40 mil volumes de HQ e ainda abriga uma pequena loja de souvenirs.

Endereço: Rue des Sables, 20

Pelas ruas

Mas não é só no CBBD que podemos ver essa celebração aos quadrinhos. Pelas ruas de Bruxelas existem estátuas e pinturas de parede com personagens de HQ. E essa é justamente uma diversão à parte, procurar os painéis e as esculturas pela cidade.

Aqui listo algumas que eu achei. Le Chatte A Bicyclette uma escultura em frente à cervejaria À La Mort Subite. Gaston Lagaffe no topo de uma escadaria, na continuação da rue des Sables, a rua do CBBD. Por fim, o painel Broussaille, ao lado do Plattesteen na rue Marché au Charbon. Para uma lista dos painéis espalhados pela cidade, vale a pena acessar o site Comic Book Route.

quadrinhos em Bruxelas
Quadrinhos pelas ruas de Bruxelas

Caso passe por algum outro que não esteja listado no site, deixe a localização nos comentários. Certamente outros viajantes terão interesse em conhecer. Faça sua reserva de hotel em Bruxelas e garanta bons preços.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *