A Grand Place de Bruxelas é considerada o ponto principal da cidade. Além de abrigar prédios históricos, é o centro ativo da cidade, com diversos bares, lojas e restaurantes. Saiba o que conhecer na praça e arredores.
Faça sua reserva de hotel em Bruxelas
História e Arquitetura da Grand Place de Bruxelas
A Grand Place de Bruxelas exibe uma arquitetura de estilo renascentista flamengo do final do século XVI e início do século XVII. Porém, pouca coisa data realmente desse período. Afinal a praça foi reconstruída em apenas cinco anos, após ser destruída por tropas francesas em 1695, durante a guerra da Liga de Augsbourg.
A praça é ladeada por casas geminadas que abrigavam as sedes das guildas da época e então usada pelos mercadores e feirantes. A prefeitura (Hôtel de Ville) e a Casa do Rei (Maison du Roi) também dão vida a arquitetura da praça. É considerada uma das praças mais bonitas do mundo e foi inscrita como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1998.
Prédios famosos da Grand Place
A sede do Hôtel de Ville teve boa parte da sua estrutura reconstruída, mas ainda possui a torre original. No topo, uma estátua de São Miguel. Na entrada do prédio tem um centro de informações turísticas onde é possível pegar informações sobre os principais pontos da cidade.
A Maison du Roi foi construída em 1870 em estilo neo-gótico e abriga o museu da cidade de Bruxelas. O museu foi idealizado pelo então prefeito da cidade, Charles Buls, cuja estátua em sua homenagem fica a alguns passos da Grand Place.

O Musée de la Ville de Bruxelas conta um pouco da história da cidade e é lá que estão expostas as vestimentas da estátua símbolo da cidade, o Manneken Pis. O museu fica aberto a visitação de 3ª a domingo das 10h às 17h, com exceção de 5ª feira, quando fecha às 20h. O ingresso é pago. Entretanto a entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês e para menores de 18 anos durante o fim de semana.
Confira outros museus de Bruxelas para visitar
Ainda na praça, chamam atenção os prédios Le Cornet – que quando fui em fevereiro de 2015 estavam em restauração. É fácil achar pois é onde fica o Starbucks. Ao lado, o Le Renard, com uma estátua de raposa na porta, que era a antiga guilda dos donos de armarinho. Na direção oposta ao Le Cornet, a Maison des Ducs de Brabant é um edifício neoclássico. Lado a lado, a Maison des Brasseurs, sede da guilda dos cervejeiros e que hoje abriga um pequeno museu da cerveja. Por fim, o prédio da guilda dos açougueiros que tem um cisne representado na porta, por isso recebendo nome de Le Cygne.

Outros atrativos da praça
Outro símbolo da praça é a estátua em bronze de Everard ‘t Serclaes, um dos resistentes à ocupação flamenga, morto nessa ocasião. Dizem que passar a mão na estátua dá sorte. Se realmente dá, não sei, mas eu quis garantir a superstição.

Atualmente, a Grand Place é o local onde é armada a árvore de Natal da cidade de Bruxelas. Ademais, abriga o famoso tapete de flores (Tapis de Fleurs) por cinco dias no mês de agosto, nos anos pares. Se tiver a oportunidade de visitá-la à noite, renderá lindíssimas fotos.
Dois restaurantes merecem destaque nessa área por seu estilo típico bruxelense, o Le Roy d’Espagne e o La Chaloupe D’or (Grand Place 24-25). Não fui em nenhum dos dois, só ouvi recomendações. Então, se você experimentar algum dos dois, deixe seu comentário aqui contando sua experiência.
Realmente a Grand Place de Bruxelas é uma das praças mais bonitas que já vi!! Agora só uma dica sobre o Everard’t Serclaes… na dúvida, melhor passar as duas mãos! Haha
Dhebora, um amigo esteve lá no final do ano e me mostrou a foto da praça enfeitada para o Natal, com a árvore de Natal no centro, fica ainda mais linda.
Morro de vontade de conhecer Bruxelas e esse post só me aguçou mais. Quanta beleza nesses prédios da Grand Place. Fico encantada com os detalhes da arquitetura. Certeza que também vou garantir minha fezinha e passar a mão no Everard’t Serclaes. Obrigada por compartilhar
Quaisquer simpatias que garanta que voltemos ao lugar são válidas né Luciana?
Sou apaixonada por Bruxelas, e a Grand Place é realmente o coração da cidade! Lindas fotos e ótimas dicas 🙂
Quero voltar com mais calma, agora que já conheço toda parte turística e apenas aproveitar como um local. =)
Visitamos Bruxelas em um dia e, mesmo assim, nos apaixonamos pelo Centro antigo e o Grand Place com certeza ajudou bastante no cenário e experiência 🙂
Verdade, Victoria, acho que o melhor é sentar em um dos bares/restaurantes e curtir o movimento da praça para ter uma experiência do que é Bruxelas.
Em nossa viagem na Bélgica não deixamos de visitar a Grand Place e ficar só andando e observando todos os prédios e monumentos maravilhosos desse lugar icônico. Adorei as dicas e já quero ir de novo para ver alguns lugares que faltaram.
O entorno cheio de lojas de chocolate e cerveja acaba sendo ainda uma atração a parte.