do aeroporto ao centro de Atenas
Atenas

Do aeroporto ao centro de Atenas usando o metrô

Chegar a Atenas pelo Aeroporto Internacional Eleftherios Venizelos é praticamente o ponto de início da viagem de qualquer pessoa que esteja indo para a Grécia. Para os que vão ficar na cidade um tempo, a melhor forma de ir do aeroporto ao centro de Atenas é usar o metrô.

Reserve seu hotel no centro de Atenas

Logo ao chegar no aeroporto de Atenas, já na área de restituição de bagagem, algo bem interessante. Vários pontos disponibilizam mapas gratuitos da cidade, o que já facilita o primeiro contato do viajante com a cidade. Não se preocupe com as placas de indicação. Mesmo escritas em grego, apesentam embaixo a tradução para inglês.

Mapas no aeroporto de Atenas
Mapas e Sinalização no Aeroporto de Atenas

Como chegar ao metrô de Atenas saindo do aeroporto

Saindo da área de restituição de bagagem, siga as indicações que te levam ao metrô. A foto é de um metrô, mas na legenda em inglês está “To Trains“. Em seguida, basta atravessar a rua e subir uma escada rolante, ainda seguindo as placas indicativas do metrô. Logo chegará a um grande corredor com uma esteira. Ser chegar aqui, você estará no caminho certo!

Uma opção de hotel no aeroporto de Atenas

Seguindo o corredor da esteira até o fim, você estará basicamente na entrada para o metrô. No hall, tem bilheteria eletrônica caso você opte por comprar na máquina ou bilheteria comum. Eu optei pela bilheteria comum e pedi um bilhete para a estação Monastiraki que era onde ficava meu hotel.

Como ir do aeroporto ao centro de Atenas
Hall do metrô de Atenas saindo do aeroporto

É interessante saber antes com seu hotel qual estação fica mais próxima a ele. Mas se não for ficar em hotel ou estiver apenas indo visitar o centro, peça um bilhete para o centro.

Como funciona o metrô de Atenas

O bilhete funciona apenas em um sentido, sendo que você pode fazer trocas de linhas. O metrô de Atenas é composto por três linhas que são identificadas por cores: azul (M3), vermelha (M2) e verde (M1).

Mapa do metrô de Atenas
Mapa do metrô de Atenas

No caso da estação Monastiraki eu não precisei trocar de linha, porque ela faz parte da linha azul, a mesma que vem do aeroporto. Portanto, do aeroporto ao centro de Atenas, seguindo a linha azul, duas estações merecem uma atenção maior. A estação Syntagma – estação que permite troca para a linha vermelha; e Monastiraki – estação que permite troca para a linha verde.

Assista a troca da guarda em Atenas na Praça Syntagma

Após comprar seu bilhete, dirija-se para a entrada do metrô, mas lembre-se de validar seu bilhete. Para validar seu bilhete, basta inserí-lo nas máquinas amarelas que estão “cercando” a entrada para o metrô. Ao inserir a máquina coloca dia e hora em que você está usando aquele bilhete. É recomendado manter o bilhete em seu poder até o final do seu trajeto para eventual verificação.

Pontos de validação no metrô de Atenas
Pontos de validação dos bilhetes de metrô

Apesar de ter usado o trajeto nas duas vezes que cheguei em Atenas pelo aeroporto, não vi ninguém fazendo essa verificação. Mas o seguro morreu de velho. Portanto, antes de entrar valide seu bilhete!

Usando o metrô do aeroporto ao centro de Atenas

Logo após validar o bilhete, siga a placa que indica “To Platforms” para chegar à plataforma. Os metrôs normalmente saem de 30 em 30 minutos, em hora cheia. Ou seja, 6h, 6h30, 7h… e assim por diante. O trajeto do aeroporto para o centro de Atenas dura em torno de 45 minutos.

Dentro dos vagões existem bagageiros para colocar as malas. Ou seja, mostra como esse é o melhor meio de transporte para levar as pessoas do aeroporto para o centro de Atenas e vice-versa. Além disso, o metrô é limpo e bem tranquilo.

Conheça o Estádio Panatenaico em Atenas

No caso de voltar do centro para o aeroporto, basta fazer o mesmo, só que no sentido contrário. Entretanto, fique atento que o horário em que o metrô passa nas estações no centro pode variar. Porém sempre respeitam o intervalo de 30 em 30 minutos. Por exemplo, se o primeiro passar às 6h15, certamente o próximo será às 6h45 e assim por diante.

Seguindo esse passo a passo, você certamente conseguirá chegar ao centro de Atenas de forma fácil. Mesmo que não fique hospedado no centro de Atenas, utilize o metrô para conhecer os pontos turísticos.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *