troca da guarda em Atenas
Atenas

Troca da guarda em Atenas na Praça Syntagma

Praça Syntagma em Atenas além de ser ponto turístico da cidade, é palco de muitas manifestações populares por estar localizada em frente ao Parlamento Helénico, sede do Poder Legislativo da Grécia. Além disso, é em frente ao Parlamento que ocorre a coreografada troca da guarda em Atenas.

O Parlamento Helénico

O prédio do Parlamento representa o período inicial do neoclassicismo na Grécia. Foi construído entre 1836 e 1840 e servia originalmente como o palácio de Otto, príncipe da Bavária. Posteriormente, ele veio a se tornar o primeiro rei da Grécia após o fim da ocupação Turca. Após esse período, serviu de residência para o rei George I. Após danos causados por um incêndio, o prédio foi abandonado pela família real em 1922. Foi então remodelado para abrigar o Parlamento grego em 1930, recebendo o nome de Parlamento Helénico. A primeira sessão parlamentar ocorreu em 1935.

Em frente ao Parlamento Helénico

Atualmente, o prédio já passou por várias reformas de modernização, tanto internas quanto externas. Além disso, serve ainda como sede do Parlamento Grego, abrigando a sala da Assembléia Nacional, bem como o escritório do presidente da Assembléia e arquivos.

A Troca da Guarda em Atenas

Em frente ao prédio estão localizadas duas guaritas de cor branca e telhado azul, representando as cores da bandeira grega. Ali ficam os guardas presidenciais (evzones) do Parlamento. Ao centro encontra-se o Túmulo do Soldado Desconhecido inaugurado em 1932 e elaborado pelo arquiteto Emmanuel Lazarides. O monumento é formado por um nicho onde está ilustrada a imagem de um soldado grego deitado, além do túmulo em si.

É justamente nesse cenário que a cada hora, ocorre a troca da guarda em Atenas. O cerimonial é extremamente coreografado, que na verdade é uma troca de lado entre os evzones. Segundo dizem, ocorre para que haja um “descanso” dos guardas, após ficar uma hora parado no mesmo local.

A coreografada troca da guarda em Atenas

Eu tive a oportunidade de presenciar apenas a troca não oficial que é esta que ocorre de hora em hora. Porém, já atrai um grande número de turistas. A cerimônia oficial de troca da guarda ocorre ao domingos às 11h com presença da banda militar.

A Praça Syntagma

Em frente ao Parlamento está uma das praças mais importantes de Atenas, a Praça Syntagma. A praça foi construída no início do século 19 recebendo o nome de Praça do Palácio, devido à presença do Palácio Real em frente. Em 1843, o rei Otto concedeu a primeira constituição da Grécia e o nome da praça veio em homenagem a esse evento. O nome da praça é Praça da Constituição, que em grego é Syntagma Square.

Praça Syntagma
Praça Syntagma em Atenas

Se você quer visitar a praça e presenciar a troca da guarda em Atenas, certamente a melhor forma de chegar é de metrô. Basta saltar na estação de mesmo nome: Syntagma.

Quer ler mais dicas como essa no Panorama de Viagem? Então faça sua reserva de hotel em Atenas por aqui e ajude o site a se manter no ar, sem pagar nada a mais por isso.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *