Atenas

Legado olímpico no Estádio Panatenaico

Uma atração interessante em Atenas é fazer a visita audioguiada pelo Estádio Panatenaico (Panathenaic Stadium), estádio da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna em 1896.

Para chegar até lá, basta pegar o metrô e saltar na estação Syntagma ou Evangelismos e fazer uma caminhada de aproximadamente 15 minutos até a entrada do estádio.

O estádio olímpico também recebe o nome de Kalimármaro que traduzido significaria algo como “beleza em mármore” e recebe esse nome por ser todo construído em mármore branco do Monte Pentélico. O ingresso pode ser adquirido na bilheteria, no próprio local. No valor está incluído o audioguia para a visita que está disponível em dez línguas, inclusive o português.

O guia conta um pouco da história do estádio desde sua primeira construção em 566 a.C. para as celebrações do festival Panathenaia, passando pela reconstrução em mármore em 329 a.C. para a Grande Panathenaia – evento esportivo em que atletas competiam nus. Chama atenção também para os assentos especiais que eram destinados a reis e imperadores após 1908, inclusive os assentos reais da reforma do estádio para os Jogos Olímpicos da Era Moderna de 1896.

Após essas explicações nos encaminhamos para a Caverna dos Destinos, um túnel que leva ao local onde ficava o alojamento e vestiários dos atletas que pelo túnel passavam para sua participação nos Jogos.

Hoje o local do alojamento abriga um grande hall de dois andares onde estão expostos pôsteres e tochas de todas as Olimpíadas desde 1896. O local que recebe o nome de Memories from Olympic Games é muito interessante para ver os mais diversos designs das tochas ao longo do tempo. É do Estádio Panatenaico inclusive que saem as tochas acesas em direção às novas cidades sedes dos Jogos Olímpicos.

Na última parada do guia, ele pede que subamos as arquibancadas e depois olhemos na direção do estádio e é muito legal porque podemos ver os anéis olímpicos, símbolo dos Jogos Olímpicos, no chão do estádio.

Após essa visita, podemos adentrar o estádio. Logo ali em frente à entrada da Caverna dos Destinos estão duas estátuas bicéfalas. De um lado a face de um jovem imberbe simbolizando os jovens atletas e de outro lado um homem com barba evocando com nostalgia os anos em que era atleta. Porém, essa estátua bicéfala já foi relatada como sendo de um lado a imagem de Hermes e de outro a imagem de Apolo.

Mais na direção da entrada do estádio, ainda dentro dele, temos um pódio disputadíssimo para tirar fotos e é claro que todos sobem no posto de primeiro lugar e pose de vencedor. Além disso, existem as raias de atletismo demarcadas no chão do estádio. Muito comum ver as pessoas correndo, dando uma volta completa no estádio. Eu na verdade, só simulei uma largada e corrida.

Mais a frente duas colunas de mármore com inscrições em grego com o nome de todas as cidades que sediaram os Jogos Olímpicos desde 1896. Infelizmente ainda não tinha o Rio de Janeiro inscrito, mas em breve poderemos ler o nome da cidade lá.

Ainda sobre a história do estádio, quando os Jogos Olímpicos voltaram para Atenas em 2004, o estádio sediou competições de tiro com arco, bem como a chegada das maratonas feminina e masculina. Uma visita especial para os admiradores de esporte, mas bem interessante para os demais turistas leigos. Do lado de fora existe um stand com lembrancinhas do estádio e temáticas olímpicas.

Endereço: Vasileos Konstantinou Avenue

Se você tiver pouco tempo na capital grega, sugiro ler o que fazer em um dia em Atenas no blog Caminhos Me Levem

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

One thought on “Legado olímpico no Estádio Panatenaico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *