compras em Toronto
Toronto

Compras em Toronto: shoppings, lojas e mercados gastronômicos

Fazer compras em viagem é sempre um capítulo à parte. Mesmo os não tão consumistas acabam escolhendo um souvenir, presentinho ou até uma lembrança gastronômica para levar para casa. Em Toronto, não seria diferente. Fui conhecer os shoppings, mercado gastronômico e alguns pequenos achados para preparar esse roteiro de compras em Toronto.

Importante ressaltar que a taxa de compras na cidade é de 13%.

Compras em Toronto – Shoppings

Localizado no centro de entretenimento de Toronto, o CF Toronto Eaton Centre é parada obrigatória para quem faz compras em Toronto. Para chegar, a melhor opção é usar o metrô, caso não esteja hospedado por perto. Basta saltar nas estações Dundas ou Queens, cada uma dá acesso a uma entrada do shopping.

O shopping é bem grande, contudo o plano de acesso é meio confuso, já que foge do padrão de pisos convencionais. Muitas vezes precisei recorrer ao quadro interativo de busca por lojas, que por sua vez, é bem intuitivo. Dentre as lojas, grandes marcas de vestuário como por exemplo, H&M, Uniqlo, Zara, Banana Republic e a loja de departamentos Nordstrom. Na parte de eletrônicos, Best Buy, Apple e Samsung são as principais.

CF Toronto Eaton Centre

O Eaton Centre funciona diariamente das 09h30 às 21h, com exceção de domingo, que tem horário reduzido de 10h às 19h.

O Yorkdale Shopping Centre está localizado um pouco mais distante do centro de Toronto, porém com acesso igualmente facilitado pelo metrô. Saltando na estação Yorkdale, basta seguir por um caminho exclusivo – e coberto – que leva direto ao interior do shopping.

Eu, particulamente, gostei mais do Yorkdale. Um shopping bem maior e amplo, com três andares lineares, fácil de circular. Além disso, abriga as principais lojas de grife como, por exemplo, Burberry, Gucci, Chanel, Prada e a loja de departamento especializada em luxo, a Holt Renfrew. Na parte gastronômica, destaque para o meu queridinho The Cheesecake Factory, único endereço da casa em Toronto.

compras em Toronto
Yorkdale Shopping Centre

Compras em Toronto – comidas e bebidas

St. Lawrence Market

Outra procura muito grande por quem gosta de compras, são comidas e bebidas típicas. Nesse quesito, os mercados gastronômicos acabam sendo a melhor pedida, pois garante o frescor dos alimentos e os preços normalmente são bons.

No centro de Toronto, o St. Lawrence Market é um dos grandes mercados do mundo. O complexo do mercado atualmente é composto por três edifícios principais: o South Market, o North Market e o St. Lawrence Hall. Este último foi construído em 1850 e atualmente abriga empresas de varejo no térreo e escritórios da cidade no segundo andar.

No South Market, os níveis principais e inferiores do mercado contêm mais de 120 fornecedores especializados. Lá você acha de tudo, desde frutas e legumes a carne, peixe, grãos e produtos de panificação, por exemplo. Em meio a essa parte alimentícia, algumas lojinhas de produtos para casa, que são um verdadeiro achado. Já o segundo andar do prédio, abriga a Galeria do Mercado, um espaço de exposição.

Já o North Market é conhecido principalmente pela “Saturday Farmers’ Market“, uma tradição iniciada em 1803. Basicamente são vendidos produtos sazonais nessa feira. Aos domingos, mais de 80 antiquários exibem seus produtos. A entrada é gratuita.

St. Lawrence Market

É comum ver os moradores de Toronto frequentarem o mercado também na hora do almoço. Na parte externa, grandes mesas comunitárias se tornam ponto de encontro para as refeições em grupos. O St. Lawrence Market funciona de terça a sexta-feira a partir das 08h e aos sábados das 05h às 17h.

Bebidas alcoólicas

Agora, se sua intenção é comprar bebidas alcoólicas em Toronto, saiba que elas não são vendidas nos mercados comuns. Existem lojas específicas para venda de bebidas alcoólicas, como a LCBO. Aliás, tem uma ao lado do St. Lawrence Market. Quando entrei me senti no paraíso do mundo das bebidas. Só a parte de vinhos, já é incrível. São vinhos tintos, brancos e rosés, de diversas partes do mundo, inclusive os canadenses. Além disso, bebidas destiladas e cervejas das mais variadas marcas. O melhor é que não é aplicada a taxa de 13% na compra das bebidas.

compras em toronto - bebidas
LCBO – loja de bebidas alcoólicas

Compras em Toronto – Pequenos Achados

Souvenires baratos

Quem gosta de levar souvenires para casa ou para presentear os amigos e familiares, ainda acho que as lojinhas dos museus são a melhor pedida. Contudo, se você quer aquele presente baratinho, o famoso 3 por 10, sem dúvida o melhor local é a Chinatown de Toronto. A região de Chinatown compreende o trecho da Spadina Avenue entre as ruas Oxford e Phoebe; e o trecho da Dundas Street West entre a rua Beverly e a Augusta Avenue.

Artigos de casa

É claro que as grandes lojas de artigos de casa e decoração também estão presentes em Toronto. Mas uma que eu achei sem querer andando pela Front Street foi a UrbinZ. Boa variedade de produtos, bons preços e um atendimento de qualidade.

Vinis e CDs

Em um mundo completamente digital, onde o streaming vem tomando conta do mundo musical, uma loja de vinis e CDs pode não ser a melhor indicação para compras em Toronto. Por outro lado, a procura por vinis vem crescendo novamente entre os “trendies”. Então se você procura pro vinis e CDs, o melhor local é a Sonic Boom na Spadina Avenue. Sem dúvida, o paraíso para quem curte música.

Sonic Boom

Por fim, se você quer ver um pouco de tudo, dê uma caminhada pela Queen Street West. Por lá você certamente encontrará de tudo um pouco, desde roupas a pet shops.

Nossa viagem a Toronto contou com apoio do órgão de Turismo de Toronto e do One King West Hotel que nos recebeu na cidade. Faça sua reserva de hotel em Toronto por aqui.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *