comer e beber em Bruxelas
Bruxelas

Onde comer e beber em Bruxelas: da cerveja ao hambúrguer

A Bélgica é mundialmente conhecida pelas cervejas e chocolates. Por isso, é muito tentador andar pelas ruas da capital e não querer experimentar um pouco de tudo. Das comidas típicas às cervejas, passando pelo hambúrguer e chocolate. Conheça os melhores locais onde comer e beber em Bruxelas.

Faça reserva do seu hotel em Bruxelas

Onde beber cerveja em Bruxelas

Em 1900 havia mais de 3000 cervejarias espalhadas pelo país. Atualmente, são pouco mais de cem, mas que produzem uma grande variedade de cervejas. As mais famosas são as produzidas pelos mosteiros transitas, como por exemplo a Chimay, Westmalle, Orval, Rochefort e Westvleteren. Em Bruxelas, são muitos os locais onde beber cerveja, mas atenção: nem sempre elas são extremamente geladas como tomamos no Brasil.

Cervejando no À la Mort Subite

O primeiro local que entrei para tomar cerveja em Bruxelas foi o À la Mort Subite, famoso bar no centro da cidade. Em estilo Art Nouveau retrô, é daqueles que parece negócio de família passando de geração para geração. Como tínhamos acabado de chegar na cidade aproveitamos e comemos por lá, mas o cardápio de comida não é tão vasto. Mesmo assim, se torna uma boa opção de onde comer e beber em Bruxelas.

Onde beber em Bruxelas
À la Mort Subite em Bruxelas

Pedimos uma omelete que veio acompanhada de salada e de cortesia um prato com pães artesanais e manteigas. Para beber pedi a gueuze da casa e provei também a Lambic blanche. A gueuze não veio estupidamente gelada, mas parece que essa é a forma de bebê-la mesmo. Ah, a Lambic Blanche é MUITO melhor.

Endereço: Rue Montagne aux Herbes Potagères, 7

Experiência no Delirium Café

Um dos locais mais famosos e badalados em Bruxelas para beber cerveja é o Delirium Café que fica no Delirium Village. O pequeno beco perpendicular a rue des Bouchers abriga um bar todo decorado com barris e tonéis de cerveja. Mesas de madeira comportam grupos grandes de pessoas que passam seu happy hour ali. São três pisos, sendo que o segundo andar estava meio vazio, enquanto o subsolo estava bem movimentado, por conta de uma banda tocando ao vivo.

Onde comer e beber em Bruxelas - Delirium Cafe
Delirium Café em Bruxelas

Entretanto, é no térreo onde tudo acontece. Você pode pegar sua cerveja direto no bar e pagar com dinheiro ou cartão. Ou então esperar por uma garçonete, que nunca chega. Nem perdi tempo e fui direto à fonte! Por lá experimentei a Rulles Saison 13éme e a Bella Mére. Fui recomendado a tomar a Fantôme Chocolat, mas não tinha disponível. Dessa forma, fica a dica para quem for e depois me contem o que acharam.

Endereço: Impasse de la Fidelité, 4A

Outras dicas de onde beber em Bruxelas

Outros bares que não fui, mas que me recomendaram e deixo aqui a dica são: Moeder Lambic (Fontainasplein, 8) e Beer Mania (Chausée de Wavre, 174). Nesse último, provar a Mea Culpa que é produção deles.

Além dos bares da Grand Place, pelas ruas de Bruxelas existem diversas lojas onde você encontra todo tipo de cerveja. Eu levei para tomar no hotel a Manneken Pils, cujo nome é um trocadilho ao símbolo de Bruxelas, o Manneken Pis. 
Outra cerveja que é bem tradicional em Bruxelas, por exemplo, é a Kriek, cerveja lambic misturada com frutas e a mais famosa é a que adicionam cereja. Fica um visual bonito no copo, mas eu achei doce demais.

Onde comer um bom hambúrguer em Bruxelas

Se você não sabe onde comer um bom hambúrguer em Bruxelas, minha sugestão é o Comics Café. Afinal, tem a fama é a de servir o melhor hambúrguer de Bruxelas. Aproveitamos o dia que visitamos o bairro do Sablon em Bruxelas para comer lá.

Logo na porta nos deparamos com uma estátua do Tintin – herói dos quadrinhos mais famoso da Bélgica – e obviamente fui tirar uma foto. Ao lado tinha também um boneco da Betty Boop com o cardápio. Por isso, o nome do bar, que remete às histórias em quadrinhos, tão famosas em Bruxelas.

Conheça o Museu das História em Quadrinhos em Bruxelas

Em seguida, rumo ao segundo andar, uma escada decorada com pôsteres de quadrinhos e desenhos animados. Inclusive, tinha um carrinho de pipoca no estilo retrô e outra Betty Boop.

onde comer e beber em Bruxelas - Comics Café
Melhor hambúrguer de Bruxelas

Ao sentar é servido um baldinho de pipoca de cortesia junto com o cardápio. Todos os hambúrgueres vêm acompanhados de batata frita – uma das melhores que comi – e uma deliciosa salada. Eu pedi o Little Italy que vinha com presunto de parma, rúcula e molho pesto. O João pediu o Obama que vinha com queijo cheddar. Certamente os sanduíches valem a fama que têm. O atendimento também foi muito bom e rápido.

Além do espaço onde comemos, ainda tem outro salão igualmente decorado. Ou seja, mesmo em horário de pico, cabe bastante gente. Para aqueles que não querem comer sanduíche, o local também serve pratos.

E você, tem dicas de onde comer e beber em Bruxelas? Compartilhe conosco e outros leitores deixando seu comentário.

7 thoughts on “Onde comer e beber em Bruxelas: da cerveja ao hambúrguer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *