estátuas em Bruxelas
Bruxelas

Estátuas em Bruxelas se destacam por fazer xixi

Muitos monumentos e estátuas se tornam símbolo de cidades mundo afora. Na Bélgica não é diferente, mas as estátuas em Bruxelas se destacam por uma peculiaridade: estão fazendo xixi. Exatamente! O símbolo de Bruxelas é um menino fazendo xixi, mas você conhece o motivo? E já adianto, não é só ele não.

Estátuas em Bruxelas – Manneken-Pis

Dentre as estátuas em Bruxelas, o Manneken-Pis, ou manequinho como conhecemos aqui no Brasil, é considerado o habitante mais fiel. Assim como o mais antigo burguês de Bruxelas. A tradução literal para o português seria “menino a urinar” e é justamente isso que representa. Aqui no Brasil, uma réplica inclusive é símbolo do time de futebol carioca Botafogo.

Possíveis motivos e lendas sobre a estátua

O motivo real pelo qual a estátua de um menino de 61 cm fazendo xixi se tornou um dos grandes símbolos de Bruxelas é muito controverso. Contudo é interessante viajar um pouco nas histórias que tornaram o Manneken-Pis esse sucesso entre os belgas e certamente entre os turistas.

A “lenda” mais aceita para o símbolo da cidade é a de que um menino chamado Julianske teria apagado um início de incêndio com seu xixi. Dessa forma, evitando que explosivos destruíssem a cidade. Por isso recebeu a homenagem. 

Uma outra vertente diz ser em homenagem ao Duque Godfrey III de Leuven, de 2 anos de idade. Em uma batalha contra as tropas de Berthouts, o pequeno lorde estava em uma cesta pendurada em uma árvore para encorajar a tropa. Nisso o pequeno menino urinou nas tropas inimigas que acabaram perdendo a batalha.

Por fim, uma terceira vertente diz que um mercador perdeu seu filho nos arredores da cidade. Logo após acionar várias pessoas na busca, o encontrou fazendo xixi em um pequeno jardim.

Lendas são várias e o divertido é justamente tentar acreditar em qualquer uma delas. Por mais absurda que pareça. No entanto, sem dúvida, o reduto do Manneken-Pis é um local obrigatório para visitação e tirar fotos.

Manneken-Pis é visita obrigatória

A estátua em bronze de um menino fazendo xixi é contemplada pelos belgas e turistas na esquina da Rue de l’Etuve e Rue du Chêne. A apenas alguns passos da Grand Place, considerada coração da cidade.

A estátua, que foi feita em 1619 por François Duquesnoy, se encontra em um pedestal meio a um cercado de ferro. A estátua em Bruxelas originalmente se encontra sem roupa. Porém, tamanha a fama do menino, ele já recebeu roupas de grandes líderes mundiais. Além disso, é comum encontra-lo vestido com roupas comemorativas em feriados e dias festivos nacionais e internacionais.

Estátuas em Bruxelas - Manneken Pis
Manneken-Pis em Bruxelas

É possível ver as mais de 900 roupas dele expostas na Maison du Roi na Grand Place. Entre elas, por exemplo, trajes de Elvis Presley, Drácula, Papai Noel e até índio da Amazônia. Quando eu estive em Bruxelas em fevereiro de 2015, ele estava nu.

Estátuas em Bruxelas – Jeanneke-Pis e Zinneke-Pis

Posteriormente, surgiram algumas derivações do Manneken-Pis. Duas estátuas em Bruxelas seguem o passo do menino fazendo xixi. Primeiramente, a Jeanneke-Pis, que na tradução seria “menina a urinar”.

A Jeanneke-Pis é uma fonte com a estátua de uma menina agachada fazendo xixi. Elaborada por Denis-Adrien Debouvrie em 1985 e erguida em 1987. Assim como o menino, também se encontra em um cercado de ferro, que inclusive dificulta para tirar uma boa foto da estátua. É considerada símbolo de lealdade. Por isso, um costume popular entre os turistas é de jogar uma moeda na fonte para trazer virtude e admiração da pessoa amada. Dessa forma, realçando o desejo de se tornarem fiéis um ao outro.

Jeanneke-Pis
Jeanneke-Pis em Bruxelas

A estátua fica no Impasse de la Fidelité, quase em frente ao Delirium Café. Então, se for tomar uma cerveja no famoso bar, não deixe de jogar sua moeda na fonte da menina urinando.

Mas nem só as estátuas de meninos e meninas em Bruxelas ficaram famosas. Em 1998, foi erguida uma estátua de um cachorro urinando, o Zinneke-Pis, que traduzindo significa “cachorro a urinar”. Ela fica na esquina das ruas Rue des Chartreux com Rue du Vieux Marché aux Grains. Pena que quando fui visitar a estátua, ela estava pichada, mas valeu a pena ver mais essa “atração turística” urinando.

Zinneke-Pis
Zinneke-Pis em Bruxelas

O que você acha dessas curiosas estátuas em Bruxelas? Já conhecia todas três?

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

5 thoughts on “Estátuas em Bruxelas se destacam por fazer xixi

  1. Não sabia desta curiosidade sobre as estátuas em Bruxelas!
    Realmente, são lugares que a gente tem que ir nem que seja para tirar àquela foto clássica imperdível, né?!

    Abraço

  2. Nossa, não fazia ideia que haviam outras estátuas em Bruxelas que “fazem xixi”. Já tinha ouvido falar apenas do Manneken-Pis mas ele é super famoso. hahaha. Adorei essa curiosidade.

  3. Mto verdade isso… estive em Bruxelas em fevereiro passado e fui visitar as estátuas mijonas. Achei bem fofas, mas achava que o menino fazendo xixi era maior, mele é bem pequenino, né?! hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *