Como muitas grandes cidades e capitais, Viena apresenta uma área verde em seu parque urbano, o Stadtpark. O nome significa “Parque da Cidade”. Além de atrair turistas que visitam a cidade, o Stadtpark em Viena é também área de lazer dos vienenses.
Com aproximadamente 65 mil m², o parque tem projeto de Joseph Sellény e Rudolf Seebeck. A abertura oficial foi em 20 de agosto de 1862. O rio Wienfluss divide o parque em duas partes, com construções de pontes como a Karolinenbrücke para conecta-las.
Em 1863, adicionou-se uma área de recreação infantil. Atualmente, o Stadtpark de Viena oferece uma paisagem constante e diversos monumentos interessantes. Além disso, abriga um restaurante estrelado, o Steirereck. Certamente uma ótima experiência gastronômica em Viena.
Como chegar ao Stadtpark em Viena
O Stadtpark em Viena está localizado entre o Parkring no 1º distrito e o Heumarkt no 3º distrito. Por isso, quem está hospedado no centro de Viena, provavelmente chegará ao parque a pé. Entretanto, a forma mais fácil é chegar de metrô, saltando nas estações Stadtpark (linha verde U4) ou Stubentor (linha amarela U3).
Faça reserva do seu hotel em Viena
Monumentos para conhecer no parque
Talvez o mais famoso monumento do Stadtpark em Viena seja o em homenagem a Johann Strauss, considerado o mais fotografado da cidade. A estátua de bronze coberta em ouro do compositor austríaco foi inaugurada em 26 de junho de 1921, feita por Edmund Hellmer. Na ocasião, a Orquestra Filarmónica de Viena tocou a valsa “Danúbio Azul”, uma das composições mais famosas de Strauss.
Outros monumentos em homenagem aos compositores Franz Lehar e Franz Schubert, assim como Anton Bruckner, Robert Stolz e Sebastian Kneipp também podem ser encontrados espalhados pelo parque.
Anteriormente um pavilhão no qual se servia água mineral com propriedades curativas, o Kursalon é um prédio de estilo renascentista italiano construído em 1867 por Johann Garden. Atualmente, o Kursalon mantém a tradição de ser um local popular para concertos e eventos de música, tão tradicionais em Viena. Há também um café e restaurante funcionando em seu interior, enquanto o terraço está aberto a partir das 11h de abril a setembro.
Por fim, em frente ao Kursalon, no canto sudoeste do Stadtpark, encontra-se um lindo Relógio de Flores (Blumenuhr), que chama atenção por sua aparência. Flores exóticas compõem este relógio, que está exposto apenas durante os meses mais quentes. Todos os anos, selecionam-se as plantas do relógio de flores cuidadosamente não apenas por cores, mas também por altura. Dessa forma, conferindo um volume à obra.
Sem dúvida, vale a pena separar uma hora de seu roteiro para caminhar pelo Stadtpark em Viena. Em especial nos dias de primavera e verão, quando está bem florido e vívido.