Atualmente o aeroporto de Santiago Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL) é o único aeroporto internacional do Chile. Portanto se seu destino é qualquer outra cidade chilena além de Santiago, você terá que passar por ele. Dessa forma, caso precise pernoitar na cidade, ideal achar um hotel próximo ao aeroporto. Nossa escolha foi o Hilton Garden Inn Santiago Airport.
Antes de mais nada é preciso ter em mente que muitas vezes a logística de voos internos no Chile pode ser estranha. Ou seja, você chegará por Santiago em um voo à noite, mas você só conseguirá pegar um voo para o seu destino no dia seguinte. Quando isso acontece a melhor opção é buscar um hotel próximo ao aeroporto. Dessa forma evita-se a locomoção de grandes distâncias entre hotel e aeroporto, que geralmente sai caro.
Foi o que aconteceu conosco quando fomos para o Atacama. Nosso voo proveniente de São Paulo chegou em Santiago às 22h40. Já nosso voo para Calama (aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama) era no dia seguinte às 8h30. Por isso, escolhemos o Hilton Garden Inn Santiago Airport que fica a 2,8 km do aeroporto.
Vale ressaltar que existe o Holiday Inn que é só atravessar a rua e já está no hotel. Contudo, como estávamos em 4 pessoas, saiu mais em conta pagar por um quarto quádruplo no Hilton, do que dois duplos no Holiday Inn.
Experiência no Hilton Garden Inn Santiago Airport
O Hilton Garden Inn Santiago Airport oferece já incluso na tarifa da diária, transfer in e transfer out. Ou seja, ao chegar no aeroporto tínhamos um voucher para transporte do aeroporto ao hotel. No dia seguinte, o mesmo. Uma van sai de 30 em 30 minutos do hotel para aeroporto.
Chegamos ao hotel após às 23h e fizemos o check-in com a atenciosa equipe de recepção. Certamente este é um ponto alto do hotel: a recepção do hotel funciona mesmo tarde da noite. A área é ampla e muito bem decorada. Em seguida fomos direcionados ao nosso quarto. Como o restaurante do hotel já não funcionava neste horário, nos foi recomendado o serviço de quarto.
Como nem todos estavam com fome, pedimos um club sandwich e refrigerante no quarto. O pagamento foi feito no fechamento da diária, incluindo uma taxa de entrega no quarto. O hotel possui máquina de gelo em uma sala próxima aos elevadores.
Acomodação
Nosso quarto quádruplo ficava no 4º andar do Hilton Garden Inn Santiago, mais especificamente o de número 405. O quarto é bem amplo, possui duas camas de casal bem confortáveis, televisão de 42″, rádio-relógio, cadeira, frigobar (que não chegamos a usar) e cortinas. De cortesia, duas garrafas de água e café. A wi-fi funcionava muito bem tanto nas dependências do hotel, quanto no quarto.
O banheiro também amplo, com chuveiro forte para um bom banho. Ademais, secador de cabelo e toalhas boas e macias. No entanto, ao chegar encontramos apenas três toalhas, tivemos que pedir a quarta na recepção. Posteriormente, prontamente atendidos. Logo após um bom banho, dormimos o máximo que pudemos para pegar nosso voo no dia seguinte descansados.
Café da manhã
O café da manhã não estava incluído na nossa reserva. Porém, é possível pagar pelo mesmo direto no restaurante ou incluir na diária no momento da reserva. Deixamos para ver se valia a pena tomar café da manhã e fazer o pagamento na hora. O café é servido no restaurante que fica no lobby do hotel.
Para uma diária apenas, o Hilton Garden Inn Santiago nos atendeu bem. Por isso, é uma boa opção de hotel próximo ao aeroporto de Santiago. No caso de ficar na cidade, recomendo então que se hospede em bairros mais próximos das atrações turísticas.
Foto de capa: Divulgação