Cerro Santa Lucia
Santiago

Santiago vista de cima do Cerro Santa Lucia

Uma oportunidade de ver a capital chilena de cima é subir o Cerro Santa Lucia que fica no coração da cidade de Santiago. É fácil de chegar, uma vez que fica próximo à estação de metrô Santa Lucia. Além da vista, a colina de Santa Lucia acomoda um parque arborizado, com fontes e um castelo. Atrações para visitar diariamente das 09h às 19h.

Anteriormente, o Cerro se chamava Huelén (que significa “dor”). Funcionou como ponto de defesa para o conquistador Pedro de Valdivia, que fundou a cidade neste local em 13 de dezembro de 1541, dia de Santa Lucia. Por isso, recebeu posteriormente o nome de Cerro Santa Lucia. Em 1871, o prefeito da cidade Benjamin Vicuña Mackenna começou obras de reestruturação da colina, em seguida transformando-a em um grande jardim de pouco mais de 65.000 m².

Vai viajar para Santiago? Então faça sua reserva de hotel em Santiago por aqui e garanta os melhores preços

Visita ao Cerro Santa Lucia

O principal acesso ao Cerro Santa Lucia é pela Avenida Alameda. A partir dali, sobe-se uma escadaria que chega em frente à Terraza Neptuno, área onde tem a fonte em homenagem a Netuno. Nessa fonte, assim como em muitas outras espalhadas pelo mundo, é encorajado que o visitante jogue uma moeda de costas para a fonte e faça um pedido. Lenda urbana ou não, eu joguei minha moeda e fiz meu pedido.

Fonte de Netuno no Cerro Santa Lucia
Fonte de Netuno no Cerro Santa Lucia

Em seguida, subindo um pouco mais pela Subida Las Niñitas, uma escada nos leva a uma área bem grande chamada Terraza Caupolicán. Essa área é um grande descampado arborizado com bancos de praça, quiosques com lanches e estátuas de madeira que são grandes totens indígenas. Ali também se encontra, do alto de uma rocha a escultura em homenagem ao guerreiro araucano Caupolicán, um índio chefe de musculatura atlética, em vigilância. A escultura em bronze é obra do escultor chileno, Nicanor Plaza. Do Terraza Caupolicán já é possível ter uma boa vista da cidade e do próprio jardim no Cerro Santa Lucia.

Terraza Caupolican em Santiago
Terraza Caupolican no Cerro Santa Lucia

Do alto do Mirante até o Castelo Hidalgo

Infelizmente, a poluição em Santiago é bem grande. Por isso, muitas vezes o smog (mistura das palavras em inglês smoke e fog, que signifcam fumaça e nevoeiro, respectivamente) não permite que vejamos a Cordilheira dos Andes. Em um dia ensolarado, certamente você terá mais chances de uma melhor vista a partir do Cerro Santa Lucia.

Dessa forma, suba até o Mirante El Cañón por uma escadaria mais estreita, não muito regular. O acesso é difícil porém viável. No caminho passamos por uma pedra com uma placa de bronze em homenagem a Charles Darwin, quando o cientista esteve em Santiago. Do alto do mirante temos uma vista melhor da cidade a 629 metros acima do nível do mar. No entanto, o espaço comporta não muito mais que 12-20 pessoas.

Panorâmica do Mirante do Cerro Santa Lucia
Vista panorâmica do Mirante

Logo após, na descida passamos pelo Jardim Circular, próximo ao Castillo Hidalgo. O castelo foi erguido na guerra da independência (1814-1817) e atualmente é aberto ao público. Como queríamos ir a outros locais ainda no mesmo dia, não entramos no castelo. Entretanto, é um grande espaço para eventos, com dois grandes salões e restaurante. Inclusive é muito procurado pelos santiaguinos para a virada de ano.

Na saída passamos pela lateral do Cerro Santa Lucia, na Av. Libertador Bernardo O’Higgins. Ali é possível observar um grande painel em cerâmica do artista chileno Fernando Daza Osorio. Sem dúvida, uma belíssima homenagem à poetisa e feminista chilena Gabriela Mistral.

Castelo Hidalgo no Cerro Santa Lucia
Castelo Hidalgo e mural em homenagem a Gabriela Mistral

Em suma, pelo fácil acesso de transporte público, o Cerro Santa Lucia se torna um dos principais pontos turísticos de Santiago. E certamente, uma das melhores vistas da capital chilena.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *