relógios famosos no mundo
Chile Estados Unidos Paris Tóquio Viena

7 Relógios famosos no mundo que você precisa conhecer

Seja pelo fuso, horário dos voos ou check in no hotel, durante a viagem o relógio é muito importante. Muitas cidades exibem relógios que se tornaram famosos e muitas vezes símbolos ou pontos turísticos. Por isso separamos aqui SETE relógios famosos ao redor do mundo. Ao menos do mundo que nós do Panorama de Viagem já conhecemos.

Relógios Famosos na América

1 – Rolex em Carmel (Califórnia – EUA)

O que dizem de Carmel é que é uma cidade tão rica que até o relógio de rua é Rolex. O tão falado relógio da cidade californiana fica na esquina da Ocean Street com Lincoln Street, em frente à Fourtané Jewelers. A loja vende vários relógios Rolex, inclusive alguns clássicos. Se não puder comprar um, ao menos tire uma foto com o grande relógio de rua e considere ele como seu ao menos por uns minutos.

relógios famosos - Carmel
Relógio da Rolex em Carmel

2 – Relógio das Flores em Viña del Mar (Chile)

O Relógio de Flores de Viña del Mar, cidade litorânea situada a 130 km de Santiago, é um relógio jardinizado. É feito de plantas e flores, exceto por seus ponteiros, cuja maquinaria é suíça. Foi inaugurado em 1962, por motivo da Copa do Mundo e se encontra aos pés do Cerro Castillo, em frente a Caleta Abarca. O fundo do relógio é composto por coloração vermelha/vinho e os números em cores verdes. Segundo a lenda, tirar foto em frente ao relógio possibilita ao turista retorna à cidade.

relógios famosos - Chile
Relógio das Flores em Viña del Mar

Relógios Famosos na Europa

3 – “Big Ben” em Londres (Inglaterra)

Talvez o mais lembrado dos relógios famosos do mundo esteja em Londres. Muita gente associa hoje o termo Big Ben à torre do relógio, que a partir de 2012 passou a se chamar Elizabeth Tower em homenagem à rainha Elizabeth II pelos seus 60 anos de reinado. Porém, na verdade, Big Ben é o sino instalado no Palácio de Westminster. O nome foi dado em homenagem a Sir Benjamin Hall, que tinha esse apelido por ser um homem alto e corpulento. O relógio situado no alto da torre apresenta quatro faces, que podem ser vistas de vários pontos da cidade, se tornando um dos grandes símbolos da capital inglesa.

Big Ben em Londres
Big Ben em Londres

4 – Tour de l’Horloge em Paris (França)

Paris também abriga um dos relógios famosos do mundo. O mais antigo relógio público de Paris fica na esquina do Boulevard du Palais com o Quai de l’Horloge (estação de metrô mais próxima Cité). Restarurado em 2012, o relógio data de 1371 e foi encomendado pelo rei Charles V. Com fundo azul e detalhes dourados feitos de ouro, o relógio atrai muitos turistas que erguem suas cabeças para observá-lo. Provavelmente como muitos parisienses fizeram quando ele foi construído e era uma referência de tempo na cidade. Nele é possível ver flores de lis que simbolizam a monarquia francesa e duas figuras que simbolizam a Lei e a Justiça.

relógio mais antigo de Paris
Tour de l’Horloge em Paris

5 – Orloj em Praga (República Tcheca)

O relógio astronômico de Praga além de um dos relógios famosos, é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade de Praga. Esse relógio medieval está localizado próximo à praça principal da Cidade Velha da capital tcheca (Staroměstské nám), na parede sul do prédio da prefeitura da Cidade Velha. O relógio data de 1410, sendo o terceiro mais antigo relógio astronômico do mundo e o mais antigo ainda em funcionamento. A cada hora cheia, vários turistas se reúnem e até sentam no chão em frente ao relógio para apreciar o movimento das engrenagens e figuras do relógio.

relógios famosos - Praga
Orloj em Praga

O relógio tem em seu mostrador informações sobre: a Antiga Hora Boêmia (da era medieval) representado em números góticos no círculo mais externo; a Hora da Europa Central representada por números romanos; o anel do zodíaco representado pelos símbolos dos signos do zodíaco; além da posição do Sol e da Lua e dos Trópicos de Câncer e Capricórnio.

Além disso, a cada hora é possível observar um show mecânico em que figuras dos apóstolos vão aparecendo e se revezando hora após hora. Nesse mesmo momento, outras figuras também se movem, como é o caso do esqueleto como símbolo do passar do tempo de vida. Para informações bem detalhadas sobre todas as figuras que aparecem no relógio, acesse o site.

6 – Ankerhur em Viena (Áustria)

Na lista dos relógios famosos da Europa, está o relógio Âncora, como é conhecido o famoso relógio de Viena está localizado na praça Hoher Markt. A estação de metrô mais próxima é a Stephansplatz. O relógio data do período de 1911-14 permaneceu intacto após vários ataques de bomba durante as guerras. Projetado por Franz von Matsch, o relógio em estilo art nouveau possui 10 metros de largura por 7 metros de altura. Está em uma ponte que liga as duas partes do prédio Ankerhof – prédio da companhia de seguros Anker.

Ankerhur Viena
Ankerhur em Viena

As figuras feitas de cobre que surgem no relógio famoso são personalidades austríacas históricas famosas, indicando a hora em número romanos e os minutos em uma escala horizontal de tempo. A cada hora cheia ocorre a troca de personalidade com música de fundo. Mas o grande show, que reúne uma grande plateia de turistas abaixo da ponte, ocorre ao meio-dia. Nesta hora, as doze personalidades representadas se movem pela ponte ao som de músicas clássicas de várias épocas. Sem dúvida, um programa imperdível em Viena.

Relógios famosos na Ásia

7 – Relógio Hattori em Tóquio (Japão)

Ginza é conhecida como uma área chique de Tóquio, como inúmeras lojas de grife, restaurantes e cafés. É um dos distritos de compras mais luxuoso do mundo. Além disso, abriga um dos relógios famosos na Ásia. Um dos prédios mais conhecidos e símbolo da região é o famoso edifício Wako, com a icônica Torre do Relógio Hattori. O edifício e a torre do relógio foram originalmente construídos por Kintarō Hattori, o fundador da Seiko, em 1932. Sobrevivente dos bombardeios da II Guerra Mundial, se tornou um dos pontos turísticos mais procurados da cidade.

relógios famosos - Toquio
Relógio Hattori

E você conhece algum outro relógio famoso que não está aqui na lista?? Então deixa seu comentário contando para a gente incluir nos roteiros das próximas viagens.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *