Tóquio

A modernidade de Tóquio no bairro de Shinjuku

Shinjuku é um dos bairros/distritos de Tóquio, conhecida por ser o centro financeiro da capital japonesa, mas muito mais famosa pelas movimentadas ruas e vida noturna. O bairro ainda abriga a estação de Shinjuku, considerada a mais movimentada do mundo, o que faz da região um ponto de chegada e saída em Tóquio, abrigando ainda uma ampla rede hoteleira.

Começamos nossa viagem por Tóquio, circulando por outras cidades do Japão, retornando à cidade, de onde pegamos nosso voo de volta para o Brasil. Nas últimas noites optamos por ficar hospedados em Shinjuku, que é considerado segundo pólo hoteleiro da capital japonesa.

Shinjuku prosperou após o grande terremoto de 1923, surgindo como uma região jovem, cheia de energia e em constante mudança. Os arranha-céus que populam o bairro apresentam arquitetura moderna, que tem seu marco nas torres gêmeas do governo da cidade. Do mirante no 45º andar do Tokyo Metropolitan City Government Offices, se tem uma vista que dizem ser incrível, podendo avistar o Monte Fuji em dias de céu claro. Não visitamos o mirante, porque nos últimos dias pegamos apenas dias nublados, alguns inclusive com muita chuva.

Em meio a tantos prédios, uma rua que chama atenção, é a Godzilla Road, de onde se avista uma enorme cabeça do Godzilla, localizada no hotel Gracery Shinjuku, em comemoração ao 60º aniversário do monstro. O objeto gigante, instalado no terraço ao ar livre no oitavo andar do hotel, mede 12 metros de altura, totalizando cerca de 40 metros de altura das ruas. De tempos em tempos, pode-se ouvir os grunhidos do monstro que solta fumaça pelas ventas. Além do hotel, o edifício Shinjuku Toho compreende restaurantes e lojas de diversão no primeiro e segundo andares, o Toho Cinemas Shinjuku, com um dos maiores tamanhos em Tóquio, no terceiro ao sexto andar.

A vida noturna é intensa nos bares e boates, mas também nos grandes cassinos, conhecidos como pachinko. A zona boêmia da cidade é a hipnotizante Kabukicho, que durante o dia se mostra calma, porém ao final da tarde, se ilumina com grandes letreiros, luzes de neon e sons robóticos ecoam das lojas, bares e restaurantes locais. O visual futurista de Kabukicho foi inspiração para os cenários do filme “Blade Runner”.

O ritmo do bairro lembra muito o ritmo de Nova York na região da Times Square, com ótimas oportunidades de compras, incluindo a maior loja de departamentos do Japão, a tradicional Takashimaya Times Square e próximo dali vários oulets de eletrônicos, como Yodobashi Camera. A quantidade de gente circulando pelas ruas a princípio pode parecer caótica, mas como os japoneses são extremamente metódicos, ninguém se esbarra. Por isso, o ideal é sair caminhando pelas ruas de Shinjuku descobrindo o que cada ruela tem a oferecer.

Por falar em filmes, é em Shinjuku que está localizado o Park Hyatt Tokyo, hotel que abriga o New York Bar. O bar, que foi cenário para o filme “Encontros e Desencontros” (Lost in Translation) de Sofia Coppola, apresenta jazz ao vivo em meio a coquetéis clássicos e originais, uma grande seleção de vinhos americanos no Japão, além de um menu informal para jantar. Os fãs de animação japonesa não podem deixar de visitar o Museu Ghibli, projetado pelo mestre da animação Hayao Miyazaki, cujo Studio Ghibl produziu clássicos como “A viagem de Chihiro”.

Avatar photo
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

19 thoughts on “A modernidade de Tóquio no bairro de Shinjuku

  1. Olá
    Meu sonho ir para o Japão um dia, o país é lindo é cheio de história, adoro essas ruelas perdidas cheias de restaurantes minúsculos e tradicional. Mas não deixo de apreciar também o lado tecnológico do país e suas lojas de quinquilharia.
    É lógico que preciso visitar o Museu Ghibli, amo demais o estúdio

    1. Oi Daniele, Shinjuku é uma mistura desse lado tecnológico com os restaurantes minúsculos. Mas a meca da tecnologia é em Akihabara que em breve vou contar aqui.

  2. Olá. Adorei saber mais sobre esse bairro, já posso colocar ele na lista de lugares para visitar um dia. Tenho o sonho de viajar ao redor do mundo e ir a Tóquio é um desses lugares. Gostei bastante do post

  3. Tóquio é um dos lugares que eu quero muito ir, mas o primeiro da lista é a Coreia do Sul! Adorei o post espero que tenha aproveitado a viagem! ❤

  4. Olá!
    Parece um bom lugar para se visitar, principalmente se a pessoa gostar de agitação e vida noturna. No meu caso não funcionaria tanto… rs. Achei bem legal terem uma rua homenageando Godzilla.
    Abraços!!

  5. Oi Leo, tudo bem?

    Amei conhecer o lugar, parece-me ser um daqueles bem movimentados e que tem muita coisa para fazer, principalmente se você gosta de uma noitada. A ideia do Godzilla é sensacional, imagino que seja muito legal quando ele começa a dar o “show” dele. Trazer um pouco da história como você faz, nos faz imergir muito no lugar, então eu amo. Adorei conhecer, espero um dia poder visitar e curtir cada cantinho!

    Beijos!

    1. Pois é Alice, a ideia do Godzilla é sensacional e eu só descobri que ele dava esse “show” por acaso, passeando ali pelas redondezas. Muito legal mesmo!

  6. Apesar de Japão não ser ainda uma das localidades quee estão na minha lista emergencial, eu quero muito ir. Uma cultura muito única, essa mistura de moderno e rústico, as caracteríticas das cidades, a população nesse agito. Quero poder experimentar tudo isso. Abraços 🙂

  7. A história do Japão é muito rica e, inegavelmente, ele é um país que eu adoraria conhecer. Mas, confesso, optaria por lugares mais tranquilos… a agitação descrita por vc no post me deixaria louca! Hahaha

  8. Olá! =) Tudo bem?

    Q lugar lindo! O Japão e sua beleza é um sonho. E juro que quando vi as ruas lembrei mesmo de Nova York, tantas luzes, o estilo da rua com os grandes prédios e letreiros.

    Amei a cabeça do macaco e nunca tinha parado para pensar numa viagem para esse país como pensei agora com seu post. Deu vontade.

    Abraço,
    Diego F.

  9. Olá!
    Tóquio é uma cidade tão cheia de luzes e tão badalada que me lembra Nova York rs
    Adorei a cabeça do Godzilla aparecendo no meio dos prédios!!! Adoro quando um filme marca tanto que vira referência.
    Deu uma vontade grande de conhecer esse bairro de Tóquio. Quem sabe um dia, né?

    Grande beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.