rotas do vinho na Argentina
NOTÍCIAS

Rotas do Vinho para conhecer na Argentina

Antes de mais nada, a Argentina apresenta 200 mil hectares e mais de 25 mil vinhedos de norte a sul de seu território. Além das tradicionais adegas de Cuyo, Salta e Patagônia, atualmente as rotas de vinho na Argentina convidam os turistas a novas experiências. Visitas e provas guiadas, degustações e cenários naturais incríveis para quem gosta de unir vinho e viagem. 

Rotas do Vinho na Argentina – Buenos Aires

A província de Buenos Aires possui três zonas de enoturismo localizadas ao sul. Primeiramente, na região sudoeste, com epicentro na Sierra la Ventana, a 535 km de Ezeiza está a vinícola Saldungaray. Cercada por um conjunto de montanhas, é uma das áreas mais belas e atípicas da província. Esta área apresenta características ideais para o desenvolvimento de vinhas mundialmente conhecidas como, por exemplo, Malbec, Pinot Noir e Tempranillo. Além disso, na parte turística, a cidade possui um forte do século 19 que remonta à Argentina colonial. 

Seguindo a rota do vinho na Argentina pelo litoral, a cerca de 438 km da cidade de Buenos Aires, conheça a fazenda Costa & Pampa. Nela se encontra a Adega experimental de Trapiche, nos arredores de Mar del Plata. Foi uma tendência no verão para quem queria ter outra experiência que não fosse apenas sol e praia. Lá, os vinhos assumem as características dos ventos do oceano. Variedades como Carmenère, Cabernet franc, Merlot, Syrah, Pinot noir, Chardonnay, Sauvignon blanc e Sémillon se destacam.

Conheça as principais atrações turísticas de Buenos Aires

Passeios curtos a partir de Buenos Aires

A menos de 100 km de Buenos Aires, existem rotas em que os passeios podem ser feitos no mesmo dia. Dessa forma, combinando vinícolas e gastronomia com um piquenique. Por exemplo, a Finca Don Atilio, onde os visitantes podem passear pela vinícola, fazer degustações e obter produtos vinoterapêuticos conhecidos por suas qualidades antioxidantes.

Ainda na província de Buenos Aires, uma rota do vinho na Argentina pouco conhecida é a de Entre Ríos. Esta região de grande importância para a atividade vitivinícola do país teve seu maior esplendor no início do século 20. Atualmente se impõem vinícolas como BordeRío Bodega e Viñedos. Da mesma forma, esta área é acompanhada pela exótica gastronomia do litoral baseada na pesca fluvial. Com viagens curtas saindo de Buenos Aires chega-se facilmente às adegas e rios, excelentes para desfrutar no verão. Porém, é perfeito para visitar em todas as estações, uma vez que dispõem de serviços de hotelaria e restaurantes durante todo o ano.

FAÇA RESERVA DO SEU HOTEL NA ARGENTINA E GARANTA OS MELHORES PREÇOS

Rotas do Vinho na Argentina – Córdoba

Por fim, as rotas do vinho na Argentina seguem até a província de Córdoba. A tradição de produção de vinho se dá graças ao seu legado jesuíta. Colonia Caroya concentra o maior número de vinícolas e produtoras de vinhos artesanais. Além disso, esta fazenda é famosa pela produção de embutidos como o Salame com Denominação de Origem. Isso porque os italianos que desembarcaram na região descobriram que o clima de montanha e ventos suaves era ideal para a charcutaria. 

Por outro lado, a produção de Córdoba concentra-se principalmente no Departamento de Colón. É onde se pode descobrir sabores exóticos como o Frambua, um vinho que é feito desde as primeiras colônias. Feito a base de uvas Isabella que é fermentada deixando alguns gramas de açúcar residual. Além de aprender e descobrir novos sabores, um passeio entre lagos, morros e caminhos ancestrais é sempre um bom plano. Em suma, a Argentina é um país perfeito para prática do enoturismo. Você já conhece algum desses locais? Então deixe seu comentário.

Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *