centro de Viena
Viena

Tour pelas principais atrações do centro de Viena

O centro de Viena reúne boa parte das principais atrações da capital austríaca, por isso, hospedando-se próximo a ele, será possível conhece-las em um roteiro a pé tranquilamente. Dentre essas atrações, reunimos algumas que não podem deixar de ser visitadas e o porquê.

Catedral de Santo Estevão no centro de Viena

Considerado um dos conjuntos urbanos mais belos da Europa, o centro de Viena foi marcada por três épocas. A Idade Média esta representada pela Stephansdom, a Catedral de Santo Estevão, talvez a principal atração dessa área. Em estilo gótico, a catedral está localizada na praça que recebe o nome do santo, a Stephansplatz, sendo sede da Arquidiocese de Viena. Inaugurada em 1160 e renovada entre 1304 e 1433, seu telhado íngreme e ornamentado por telhas coloridas, é o grande destaque, em conjunto às duas torres – norte com 68 metros e sul com 136 metros de altura. O interior assumiu uma veia barroca com 18 altares e túmulos de personalidades históricas. Em 2013, quando visitei a catedral, ela estava com reforma em sua fachada.

Palácio Imperial de Hofburg

A arquitetura barroca tem o Palácio Imperial de Hofburg como seu legado mais importante. Até 1918, o complexo que compreende o palácio foi o centro político da monarquia. Atualmente, cumpre o mesmo papel para a República Democrática da Áustria, abrigando os escritórios do Presidente Federal, dos ministros do chanceler e dos secretários de Estado. Algumas partes estão abertas à visitação, como o Sisi Museum, com inúmeros objetos pessoais da imperatriz mais famosa da Áustria, além dos Apartamentos Imperiais, que dão uma visão do mundo do casal imperial mais ilustre da Áustria. Acabei não conhecendo, pois tinha pouco tempo na cidade e preferi conhecer a residência imperial de verão, o Palácio de Schönbrunn.

Experiência na Ópera de Viena

Em seguida, ao longo da Ringstrasse, conheça a Staatsoper (Ópera Nacional) e o Museu de Belas Artes (Kunsthistorisches Museum). As visitas à Ópera de Viena podem ser feitas de forma guiada em um percurso de 40 minutos. Entretanto, a melhor forma de aproveitar a Wiener Staatsoper, uma das principais casas de ópera do mundo é assistir a alguma apresentação. A programação é bem variada, incluindo, por exemplo, óperas e balés. Quando estive na cidade, assisti a um pequeno concerto e foi uma experiência inesquecível, agregando a música clássica à beleza do interior da Ópera, vivenciada em uma das cidades mais musicais da Europa.

Ópera no centro de Viena

Relógio Anker e Karlskirche no centro de Viena

Ao meio-dia, uma enorme plateia se reúne na Homer Markt, de frente para o Relógio Anker (Ankeruhr). Localizado na passarela de ligação entre as duas partes do prédio da Anker Insurance Company. O motivo é simples e cativante: às doze badaladas do início da tarde, doze figuras históricas se movem através dessa passarela, cada uma acompanhada de música da sua época. O relógio foi construído entre 1911 e 1914 pelo pintor e escultor Franz von Matsch, em design Art Nouveau, e se tornou um icônico relógio mundial.

A Stephansdom não é o único símbolo religioso do centro de Viena. Na Karlsplatz, encontra-se a Karlskirche (Igreja de São Carlos Borromeo), inaugurada em 1737. Foi o último grande trabalho do arquiteto barroco Johann Bernhard Fischer von Erlach. A igreja exibe uma imponente cúpula que retrata a glória do santo. Em seu interior, um elevador leva os visitantes a uma altura de 32,5 metros para que possam admirar os afrescos de perto. Um lago artificial à frente da igreja, torna o cenário ainda mais especial, refletindo a fachada da linda igreja. Não muito longe dali, está o Stadtpark, parque urbano de Viena, que exibe bela paisagem natural.

Viena ainda reserva outras atrações interessantes um pouco mais afastadas do centro. Para ficar por dentro de todas elas, primeiramente passe no escritório de informações turísticas que fica na Albertinaplatz. Localizado na esquina com a rua Maysedergasse, praticamente em frente ao Museu Albertina. O escritório funciona diariamente de 09h às 19h, vendendo inclusive o Vienna Pass, que a Juliana do Turistando.in dá todos os detalhes.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

One thought on “Tour pelas principais atrações do centro de Viena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *