Roteiro de Zagreb na Cidade Baixa e Alta
Zagreb

Roteiro de Zagreb com o melhor da Cidade Baixa e Alta

Quando se fala em conhecer a Croácia, a capital Zagreb muitas vezes é deixada de lado. Entretanto, acho que vale a pena passar ao menos um dia na cidade. Um dos motivos para conhecer a capital é a oferta de voos para lá, dependendo do trecho. Eu comecei minha viagem pela Croácia por lá e depois fui descendo até Dubrovnik de carro. Com base nisso elaborei esse roteiro de Zagreb com o melhor da Cidade Baixa e Alta.

Quantos dias incluir no roteiro de Zagreb?

Quando elaborei meu roteiro pela Croácia, o voo saía de Atenas para Zagreb. De lá alugamos um carro para descer até Dubrovnik com parada por exemplo nos Lagos Plitvice, e posteriormente em Split e Hvar. Por isso, optei por ficar um dia e meio na capital croata.

As principais atrações turísticas estão distribuídas na Cidade Alta e Cidade Baixa de Zagreb. Dependendo da localização do seu hotel, é fácil conhecer tudo a pé. Foi o que fiz, escolhi o Hotel Dubrovnik que fica na região central de Zagreb. Dessa forma, um dia cheio em Zagreb é suficiente, porém eu recomendo que fique ao menos dois dias inteiros.

Reserve seu hotel em Zagreb

Roteiro de 2 dias em Zagreb

Com dois dias inteiros para seu roteiro de Zagreb, você consegue incluir em um dia as atrações da Cidade Baixa e no outro as da Cidade Alta.

Dia 1 – atrações da Cidade Baixa

Começando pelas atrações da Cidade Baixa, aconselho passar pelo parque Zrinjevac e percorrer toda “ferradura verde” como é chamada essa área. Nesta região estão vários museus, mas que só funcionam de 3ª a sábado, além das manhãs de domingos. Portanto, se sua intenção for conhecer o interior dos museus, não inclua a segunda-feira em seu roteiro de Zagreb.

Passando uma manhã inteira conhecendo essa área, a ideia é almoçar pela própria Cidade Baixa. Se tiver tempo e curiosidade sugiro pegar um táxi e ir até o Cemitério Mirogoj que impressiona por sua arquitetura diferente.

Cemitério Mirogoj em Zagreb
Cemitério Mirogoj em Zagreb

A partir daí, sugiro se dirigir à Praça Ban Jelacic que separa as duas partes de Zagreb, onde tem alguns restaurantes. Ou então ir para a Rua Tkalciceva na Cidade Alta, a mais agitada da cidade durante à noite. Ela abriga vários bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Dicas de onde comer em Zagreb: Cidade Baixa e Alta

Dia 2 – atrações da Cidade Alta

No segundo dia do seu roteiro de Zagreb, a ideia é explorar a Cidade Alta a pé. Primeiramente, faça uma visita à Catedral de Zagreb e outras igrejas da cidade. Passe pelo Portão de Pedra, chegando à parte mais alta, onde tem a estação do funicular que liga a parte baixa à alta. A vista de lá é incrível, mas se tiver a chance, vá no entardecer e visite o alto da Torre de Lotscrak. O funicular é ideal para quem não quer fazer o caminho a pé.

Todas essas atrações da Cidade Alta são gratuitas, com exceção da Torre de Lotscrack e o Museum of Broken Relationships. O Museu das Relações Terminadas apresenta uma exposição inusitada, com objetos doados após o término de histórias de amor diversas. Conheça todos os detalhes sobre o Museum of Broken Relationships e divirta-se quando estiver em Zagreb.

Aproveitando que já estará pela Cidade Alta, finalize a noite, novamente, na Rua Tkalciceva. Certamente será o point para tomar um drink e comer um petisco, enquanto vê o movimento da cidade na última noite em Zagreb.

I Love Zagreb
Rua Takalciceva em Zagreb

Conseguindo seguir esse roteiro de Zagreb, sem dúvida você terá visto o melhor da capital croata. A partir daí, aconselho visitar as demais cidades da Croácia, principalmente em uma viagem de carro, uma vez que as estradas são excelentes. Boa viagem!

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

14 thoughts on “Roteiro de Zagreb com o melhor da Cidade Baixa e Alta

  1. Muito bom saber que é possível conhecer Zagreb em dois dias e com tranquilidade. E a opção do hotel na região central, para conhecer os principais pontos turísticos a pé, foi um boa sacada. Adorei as suas dicas e roteiro! Muito obrigada!

  2. Só escuto coisas boas da Croácia, e sempre vejo fotos lindas! A capital Zagreb parece encantadora, e achei o roteiro de 2 dias na medida para conhecer os principais pontos turísticos.

  3. Quando fui conhecer a Croácia, em vários blogs que pesquisei diziam que a cidade não tinha lá muita graça, e era uma boa porta de entrada pra conhecer Dubrovnik e Split. Eu, amei Zagreb, tanto é que já voltei em outra oportunidade. Os lago são lindos e imperdíveis. Vi as atrações indicadas no seu roteiro e me encantei com elas. Fora que comi muito bem na cidade.

  4. Olha me surpreendeu Zagreb. Foi um destino que pulei na Croacia, pois li que era desinteressante. Mas acho que sempre podemos tirar algo de uma cidade… temos que ir e tirar nossas proprias conclusoes. 🙂

  5. Desde que vi umas fotos de cachoeiras na croácia e que Dubrovnik foi cenário de game of thrones, a Croácia passou a ser um dos meus sonhos de destinos. E inacreditavelmente esse cemitério maravilhoso entrou pra minha lista (inacreditavel porque eu nao gosto de cemitérios), e mesmo assim, agora quero conhecer.

  6. Estou pesquisando sobre a Croácia, um destino que está no meu radar, interrompido pela pandemia, mas, logo logo , se Deus quiser, tudo voltará a normalidade e poderei dar continuidade aos meus planos. Enquanto isso, post salvo para me ajudar no planejamento da minha viagem.
    Obrigada

  7. Oi, Leo, nem tenho palavras para dizer sobre a beleza dessa cidade, porque a Croácia está entre nossas viagens de sonhos, e Zagreb faz parte disto, com certeza.
    Seu roteiro de Zagreb, cidade baixa e alta, certamente estará em nossas anotações, fique certo disso. E muito obrigada!

  8. A Croácia cada vez mais me surpreendendo e Zagreb não fica atrás, cidade muito bonita. Roteiro bem prático e completo para conhecer as cidades alta e baixa em dois dias.

  9. Só escuto maravilhas da Croácia . Ótima saber que dá para conhecer Zagreb em 2 dias. Adorei as dicas e como eu adoro visitar cemitérios esse com certeza eu não vou deixar de ir .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *