onde comer em Zagreb
Zagreb

Onde comer em Zagreb

Zagreb é basicamente dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa. Quando estivemos na capital croata em 2015, tínhamos muitas indicações de bons restaurantes. Porém como ficamos apenas dois dias, não conseguimos conhecer todos. Pudemos almoçar e tomar um sorvete na Cidade Baixa e jantar na Cidade Alta. Com isso reunimos aqui dicas de onde comer em Zagreb.

Onde comer em Zagreb – Cidade Baixa

Almoço no Vinodol

Estávamos hospedados bem na separação das duas partes da cidade, próximo à praça Ban Jelacic. No dia que andamos pela Cidade Baixa, aproveitamos para almoçar no Vinodol, um restaurante tradicional de cozinha mediterrânea. Além do cardápio fixo, o restaurante conta com menus diários com ingredientes frescos.

O restaurante fica aberto das 10h às 00h. Localizado no coração do centro de Zagreb, o restaurante comporta em seu interior até 180 pessoas e na varanda decorada com plantas, 100 pessoas. Além dessas duas partes, no verão eles ainda colocam na rua em frente, um deck coberto, que foi onde optamos por almoçar.

De cortesia é servida uma cesta de pães e manteiga. Pedimos duas taças de vinho branco croata para acompanhar o almoço, que foi bem rápido para podermos explorar toda área. Aliás, a carta de vinhos do restaurante é muito boa e completa. A especialidade do restaurante é a vitela, contudo optei pelo tornedor de mignon ao molho gorgonzola acompanhado de croquetes de batata. O prato estava muito gostoso. Não quisemos sobremesa, porque já tinha ideia de comer um sorvete em um local que tinham me indicado.

Vinodol - onde comer em Zagreb
Vinodol

Endereço Vinodol: Teslina, 10 – Tel.: +385 1 4811427 / +385 1 4811341

Sorvete no b041

Dali, continuamos o passeio pela Cidade Baixa até chegarmos na sorveteria b041 para a sobremesa. São vários sabores e eu optei pelo básico de chocolate amargo. Sorvete sempre é bom para mim, mas o mais legal da sorveteria é a decoração retrô do local.

Sorveteria b041

Endereço b041: Masarykova, 25 – Tel.: +385 1 4855382

Onde comer em Zagreb – Cidade Alta

O grande polo de entretenimento e gastronomia da Cidade Alta em Zagreb é a rua Tkalčićeva. Originalmente chamada de rua Ivan Tkalčić (historiador croata), ela abriga diversos restaurantes e cafés com mesas externas. Além de atrair os turistas, é também point para os moradores da cidade. Sem dúvida, um local para quem quer ver e ser visto em Zagreb.

Música boa no Rocket Burger

O movimento na Tkalciceva é constante mesmo durante o dia, porém é à noite que o movimento se intensifica. Quando estivemos em Zagreb, passamos pela rua no final da tarde. Como o movimento ainda não estava muito forte, aproveitamos para fazer um lanche no Rocket Burger. O que me fez parar foi a música que tocava – anos 80 ecoando a partir do interior do bar. Aproveitamos para pedir o hambúrguer clássico da casa, enquanto observávamos o movimento da rua. Certamente você curtirá o ambiente.

onde comer em Zagreb - Cidade Alta
Rocket Burger

Endereço Rocket Burger: Tkalciceva, 50 – Tel.: +385 1 4845386

Jantar no Agava

O ponto alto do nosso dia foi o jantar na Cidade Alta, também na rua Tkalciceva. A escolha foi o Agava, um restaurante bem requintado com mesas internas e externas. Nossa mesa foi exclusiva em um andar como se fosse uma varanda do restaurante.

Foram duas garrafas de vinho croata para acompanhar o jantar que teve início com a tábua de especialidades croatas. Nela foram servidos por exemplo, panceta, presunto defumado, salsicha negra de porco da Eslavônia, queijo de cabra da ilha de Pag e queijo croata Skuta. Gostamos tanto, que pedimos uma segunda.

De pratos principais optamos por risoto de caranguejo “snow crab” com tomate seco. Risoto de queijo da ilha de Pag com tomilho e pera. Paccheri com camarões do Adriático e salsicha negra de porco da Eslavônia. E truta do mar Adriático com limão e creme de beterraba, espinafre e chips de alho.

Pratos no Agava

Todos os pratos estavam muito gostosos. O que achei um diferencial foi o uso de ingredientes típicos da região. Dessa forma pudemos conhecer um pouco mais da gastronomia croata. Certamente um restaurante a ser visitado.

Endereço Agava: Tkalciceva, 39 – Tel.: +385 1 4829826

Faça sua reserva de hotel em Zagreb por aqui e ajude a manter o site atualizado com dicas como essa. Você não paga nada a mais por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *