Liga dos Botecos
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Liga dos Botecos reúne os melhores petiscos de bar

Inaugurada no fim de 2018, a Liga dos Botecos trouxe a Botafogo o melhor dos bares cariocas. A casa reúne em um mesmo local os petiscos do Botero, Momo, Chachambeer e Bar da Frente. Dessa forma, quem quer conhecer o melhor da gastronomia de boteco, já tem o lugar certo para ir. Fui convidado recentemente a conhecer as novidades do cardápio da Liga, como ficou gentilmente conhecida entre os frequentadores.

Ambiente de Liga dos Botecos

O casarão na rua Alvaro Ramos é bem amplo. No salão interno, parede rústica, boa iluminação e ótimo espaço de circulação. O ambiente externo conta com mesa compartilhada para curtir com amigos, mas é justamente na varanda ao ar livre que o clima é mais agradável.

Ambiente Liga dos Botecos
Salão Interno da Liga dos Botecos

Chama atenção a parede com dizeres que convidam a entrar no clima de boteco. Frases como “Ganhe peso, pergunte-me como” e “O bar é a maternidade das ideias perigosas” retratam bem o clima descontraído impresso na Liga. Além disso, você estará ao lado do balcão onde o bartender Laézio de Lima prepara suas criações.

Experiência na Liga dos Botecos

Do bar

Claro que a cerveja não pode faltar, então vale a pena pedir seu chope. Entretanto, a criatividade do Laézio é tão grande que vale a pena experimentar alguns dos drinks. Mesmo que seja alguma das opções de gin tônica, que você mesmo monta. Basta escolher qual gin e o sabor. Do bar, Laézio Lima apresenta ainda mini carta de shots. E se você for do vinho, também tem opções na carta enxuta.

Da cozinha

Sob o comando do chef Bruno Vaz, o menu é uma viagem por todas as casas que compõem a Liga. Uma forma de conhecer um pouco de cada, é pedir a Tábua da Liga. Nela são servidos os “mais pedidos” nos bares. Por exemplo, os croquete de joelho de porco defumado e de stracotto na cerveja preta, do Botero. Ainda os bolinhos de arroz recheados de linguiça e mix de queijos, do Momo. Delicioso, o porquinho de quimono, massa de Harumaki recheado com costela suína e requeijão, do Bar da Frente. Para completar, os pastéis de camarão sem creminho e de costela no bafo, do Cachambeer.

Os bolinhos de arroz do Momo fizeram tanto sucesso que ganharam mais dois recheios. Além do recheado com linguiça e mix de queijos, os novos sabores são três queijos e queijo e costela no bafo. Outra novidade sensacional é o Palmier de Porquinho, um mega torresmo de pancetta, servido de segunda a quarta. Quem gosta de caldos, pode apostar no Vaca Atolada, costela cozida com creme de aipim e queijo gratinado.

Delícias da Liga

Confesso que meu preferido foi o Meatloaf, um delicioso bolo de carne recheado com queijo e envolvido por bacon. Servido com molho barbecue, que pode ser à parte, e salada de ovos com farelo de paio crocante. Sem dúvida uma pedida certa é a porção de Mini Burguer Quarteirão. Mini hambúrgueres com cheddar, picles de maxixe, ketchup de goiabada e mostarda com chips de batata.

Não cheguei a experimentar as sobremesas, mas no quesito a Liga aposta na memória afetiva. Tem brownie com calda de palha italiana quente e pudim de leite da Dona Glória, mãe do Toninho Momo. Numa próxima vez, pretendo experimentar. Afinal, é um local para voltar sempre.

Serviço

Com capacidade para 130 pessoas, a Liga dos Botecos funciona de segunda a quinta a partir das 17h30. Sextas e sábados das 12h à 01h e aos domingos, até às 00h.

Endereço: Rua Alvaro Ramos, 170 – Botafogo – Tel.: (21) 3586-2511

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *