roteiro de Atenas
Atenas

Roteiro de Atenas: 1 dia completo na capital grega

Normalmente quem vai à Grécia tem como foco as famosas ilhas gregas, como por exemplo Mykonos e Santorini. Por isso, não sobra muito tempo para Atenas. No entanto, na logística de viagem para as ilhas pode ser necessário passar ao menos um dia em Atenas. Então, preparamos um roteiro de Atenas para conhecer o máximo de atrações turísticas em 1 dia completo na capital grega.

Roteiro de Atenas – Estádio Panathenaic e Praça Syntagma

Primeiramente, logo pela manhã recomendamos ir até o Estádio Panathenaic – estádio dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna que ocorreram em 1896. A visita ao estádio é paga e o ingresso já inclui o audioguia gratuito, inclusive com idioma em português. Além de conhecer o estádio, você passará por uma sala onde tem todos os posteres e tochas das Olimpíadas dos últimos anos. Bem interessante até mesmo para quem não é fã de esportes. Como o estádio abre às 8h da manhã, é a melhor forma de começar seu roteiro de Atenas.

Em seguida, do estádio você pode caminhar até a Praça Syntagma onde fica o Parlamento Grego. O percurso leva 12 minutos a pé, Se for um domingo, às 11h você poderá assistir à cerimônia completa de troca da guarda. Se não for domingo, não se preocupe. A cerimônia de troca da guarda ocorre, de forma curta, de hora em hora. Vale a pena assistir.

roteiro de Atenas pela manhã
Roteiro de Atenas pela manhã

Em um percurso de 14 minutos a pé, você chegará à Praça Monastiraki. Além de conhecer a praça, aproveite para almoçar em algum dos restaurantes da rua Adrianou. Caso não queira andar até lá, sugiro pegar o metrô na estação Syntagma e saltar direto na estação Acrópole. Dessa forma, poderá conhecer as ruínas da Acrópole e seguir com a segunda parte do roteiro.

Do aeroporto ao centro de Atenas usando o metrô

Pausa para Almoço na rua Adrianou

Dê uma pausa no roteiro de Atenas para almoçar. Em busca de um restaurante para comer a autêntica comida grega? Fomos muito bem recepcionados ainda andando pela rua por um dos garçons do restaurante Εύχαρις. Para nosso alfabeto seria EYXAPIE, que traduzindo para o português significa “gracioso”). Demos uma olhada no cardápio e parecia bom, além de um bom preço. Sentamos na varanda, porém existem mesas do lado de dentro e um estilo de jardim de inverno com mesas na parte interna também.

Enquanto dávamos uma olhada no cardápio para decidir o que comer, nos foi servido uma bandeja com pães torrados e um patê de azeitonas gregas. Eu não sou fã de azeitona, mas o João adorou. Em seguida, escolhemos dois pratos tipicamente gregos para compartilhar. Uma moussaka – uma espécie de lasanha que leva carne de carneiro moída, berinjela, batata e queijo; e o famoso pita gyros (lê-se: guiris) que é uma carne assada desfiada servida com pão pita e algumas batatas. Ambos pratos deliciosos e muito bem servidos, tanto que não conseguimos pedir sobremesa.

Restaurante em Atenas
Restaurante em Atenas

Mas se você ainda tiver disposição para uma sobremesa, recomendo uma sorveteria na mesma rua. A sorveteria Da Vinci é pequena e tem poucos bancos para o povo sentar ali, mas vale a pena pedir o sorvete nem que seja para sair andando e tomá-lo do lado de fora. Optei pelo copinho de dois sabores e escolhi os sabores de chocolate amargo e cookies. Ainda acompanha um biscoito com uma calda que poderia ser de chocolate ao leite ou chocolate branco por cima. Fantástico!!!

Roteiro de Atenas – Praça Monastiraki

Aproveitando a pausa para almoço na rua Adrianou, continue o roteiro de Atenas com uma volta pela Praça Monastiraki. Antes de mais nada, saiba que a praça é um grande ponto de encontro do povo em Atenas, misturando um público jovem aos mais velhos. Da praça irradiam algumas ruas como, por exemplo, a Ifestou que é mais conhecida como o Flea Market (Mercado de Pulgas) de Atenas.

Praça Monastiraki em Atenas
Mercado de Pulgas e Antiga Biblioteca de Adriano

Na rua Adrianou aproveite para tirar fotos nas ruínas da Antiga Biblioteca de Adriano. Para aqueles que não estão pela Praça Monastiraki, vale a pena pegar o metrô e saltar na estação Monastiraki para chegar a esses dois locais que indiquei acima. Inclusive, esta é uma ótima localização para se hospedar.

RESERVE SEU HOTEL EM ATENAS E APROVEITE OS MELHORES PREÇOS

Se saiu dos restaurantes da rua Adrianou, aconselho continuar o roteiro de Atenas pela mesma rua até a entrada da Ágora Antiga e comprar o ingresso unificado. Esse ingresso dará acesso a visitar vários locais como Ágora Antiga e o Museu da Ágora Antiga, Acrópole, Templo de Zeus, Biblioteca de Adriano, Cemitério e Museu Arqueológico Kerameikos. No entanto, nem tudo dá para ser visto em 1 dia.

Ágora Antiga e Acrópole

Logo após o almoço, a ideia é visitar a Ágora Antiga. Não deixe de visitar sua principal atração o Templo de Hefestos e passar um tempo no Museu da Ágora Antiga. Logo depois, vale subir no sentido da Acrópole onde você poderá ver o Parthenon, Propileus e o Templo de Atena Nike. Além de conferir o Teatro de Herodes Attico. Melhor fazer essa parte à tarde pois em dias de sol, fica muito quente.

Em seguida, sobrando tempo, vá ao Museu da Acrópole para conhecer um pouco mais de história da Grécia Antiga. A entrada é paga e o horário de funcionamento varia de acordo com o dia da semana. É possível agendar e comprar online pelo site.

Por fim, saindo de lá, aproveite para caminhar 5 minutos até o Portão de Adriano e as ruínas do Templo de Zeus Olímpico. Dessa forma, você terá visto o máximo possível seguindo este roteiro de Atenas em um único dia.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *