Ágora Antiga em Atenas
Atenas

Ágora Antiga: núcleo político e religioso da antiga Atenas

Ágora Antiga era o núcleo político e religioso, atualmente considerada o coração da antiga Atenas. As escavações na região começaram em 1930, revelando ruínas de vários edifícios públicos, escolas e até lojas. Ou seja, revelando um pouco mais da história da Grécia Antiga.

O que conhecer na Ágora Antiga em Atenas

Primeiramente, algumas das ruínas bem preservadas são as do Odeon de Agrippa. Prédio que foi originalmente construído para receber performances musicais e doado ao povo da antiga Atenas por Marcus Vipsanius Agrippa, afilhado do Imperador Augustus. Em um incêndio durante a invasão heruliana o prédio foi destruído. Anos depois foi reconstruído como o Palácio dos Gigantes abrigando vários quartos, pátios e um jardim ao sul, provavelmente um prédio administrativo do alto poder. Sustentado por estátuas de tritões e gigantes do Odeion (algumas dessas colunas ainda estão preservadas).

Agrippa em Atenas
Agrippa em Atenas

Em seguida, outra ruína interessante é a Clepsidra. Um relógio d’água que servia para limitar o tempo de discurso dos reclamantes. A água era atraída por um dreno de pedra acessível através de uma escadaria com um pequeno orifício de saída na parte inferior que permitia que o tanque drenasse lentamente. Algum dispositivo de flutuação gravava as horas que se passavam à medida que o nível da água baixava.

Logo após, outro edifício bem conservado é o Stoa de Átalo. Anteriormente um mercado e que atualmente abriga o Museu da Ágora Antiga. Recebe esse nome por ter sido um presente do Rei Átalo II de Pérgamo para a cidade em forma de agradecimento pelo tempo em que estudou filosofia em Atenas. O interior do museu de dois andares tem fachadas em pedras calcárias e colunas de mármore. Ademais, é possível ver no primeiro andar artefatos da Grécia antiga, moedas e cerâmicas da época bizantina.

Já no segundo pavimento destacam-se as esculturas da Ágora Antiga e até algumas de Acrópole. Além disso, uma maquete que mostra como era Ágora, especialmente colocada perto da varanda de onde se tem uma vista geral dessa parte de Atenas. Para observar outras peças sugiro a visita ao Museu da Acrópole.

Templo de Hefesto e Igreja dos Santos Apóstolos

Talvez a parte melhor preservada da Ágora Antiga seja o Templo de Hefesto (ou Hephaistos). Um templo bórico peripteral com um santuário interior e estrutura em colunas. Ocupa o topo da colina Kolonos Agoraios, projeto de um arquiteto desconhecido. Provavelmente em homenagem a Hefesto, padroeiro dos metalúrgicos, e Athena Ergane, padroeira dos ceramistas e artesãos em geral. Do templo é possível ver as ruínas da Ágora Antiga e também a Acrópole.

A conversão do templo na igreja de São Jorge aconteceu provavelmente no século VII. No início do século XIX, funcionou como cemitério para protestantes e guerreiros gregos mortos durante a Guerra da Independência Grega em 1821.

Templo de Efesto na Ágora Antiga em Atenas
Templo de Hefesto

Construída no século X, a igreja dos Santos Apóstolos, também conhecida como Santos Apóstolos de Solaki. É uma construção da era Bizantina e uma das poucas estruturas que se mantêm intactas meio a tantas ruínas. É possível entrar na igreja que tem uma decoração bem interessante mantida como a original após a reforma na década de 50. Certamente vale a visita ao interior.

Igreja dos Santos Apóstolos na Ágora Antiga em Atenas
Igreja dos Santos Apóstolos na Ágora Antiga

Atenas vista de cima

O sítio arqueológico da Ágora Antiga está localizado a nordeste da Acrópole, na parte plana ao sul da colina de Areopagus. Recebe esse nome provavelmente em derivação de Ares – deus da guerra. Já serviu de local para sentenças de casos de assassinatos assim como para devoções religiosas, sendo associada à disseminação do Cristianismo na Grécia.

Um fato é que a partir da colina é possível ter uma bela vista tanto da parte alta (Acrópole), da parte baixa arborizada (Ágora Antiga) e da cidade de Atenas. Sem dúvida o melhor ponto para ver Atenas de cima.

Atenas vista de cima
Atenas vista de cima

Ingresso para Ágora Antiga em Atenas

Antes de mais nada é importante ressaltar que é necessário adquirir ingresso para a visita. O ingresso para a Ágora Antiga pode ser adquirido de forma separada ou em bilhete unificado que dá direito a visitar outros locais como o Templo de Zeus Olímpico e a Acrópole. A entrada principal fica no fim da rua Adrianoú no bairro de Monastiráki.

Do aeroporto ao centro de Atenas usando o metrô

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *