roteiro 3 dias em Cartagena
Cartagena

Roteiro de 3 dias em Cartagena

A histórica e charmosa Cartagena das Índias é talvez o principal destino para os turistas que visitam a Colômbia, desbancando inclusive a capital Bogotá. Tamanha fama não é para menos, afinal a cidade mantém o estilo colonial preservado nas casas e construções espalhadas pelas ruelas da cidade murada. Tudo isso em meio ao agito da noite colombiana refletido em seus diversos bares e modernos restaurantes. Seguindo este roteiro de 3 dias em Cartagena, você conhecerá as atrações dentro e fora da cidade murada.

Como chegar a Cartagena

Para chegar a Cartagena a partir do Brasil é preciso fazer conexão em Bogotá, em voos da Avianca ou LATAM. Há também a chance de conexão no Panamá, caso esteja voando pela Copa Airlines. Quem faz uma parada em Bogotá, conta com voos em diversos horários para a cidade que fica ao norte da Colômbia. Do aeroporto de Cartagena para a cidade murada são 10 minutos de carro.

3 dias em Cartagena – Fora da cidade murada

Passamos 3 dias em Cartagena, mas acho que foi pouco. Por isso aconselho incluir mais um dia para fechar um mínimo de quatro dias para conhecer tudo que a cidade tem a oferecer. Apesar de suas praias não serem as mais belas, é possível caminhar pelo calçadão que as margeiam. Mas o que atrai a atenção mesmo do lado de fora das muralhas são atrações como o bairro de Getsemaní e o Castillo San Felipe Barajas. Inclusive o castelo aparece no filme dos anos 80 “Tudo por uma Esmeralda”. O filme se passa em Cartagena, porém mostra muito pouco da cidade em si. Ainda fora da cidade está a parte moderna de Cartagena, no bairro de Bocagrande. Com grandes arranha-céus e hotéis, esta área começa na base naval e tem como eixo a avenida San Martín. A rua principal é chamada de avenida Piñango, e desemboca no Club Naval.

Bocagrande em Cartagena

Outro local que não chegamos a visitar, mas que desperta a curiosidade de muitos turistas é o Volcán de Lodo El Totumo. O vulcão de lama fica em Galerazamba a 40 km de Cartagena. Ele conta com uma escada de 20 metros que leva os visitantes à cratera em seu topo onde podem entrar em contato com um líquido acinzentado e denso. Muito comum as pessoas mergulharem nessa lama morna e passarem no rosto e corpo. Isso tudo por conta dos minerais que dizem ter propriedades terapêuticas. Voltando à cidade, pretendemos conhecer.

3 dias em Cartagena – Dentro da cidade murada

Dentro da cidade murada as atrações são diversas. Desde as badalas praças como Plaza de Santo Domingo e Plaza Santa Teresa, passando pelos modernos restaurantes que oferecem todo tipo de culinária. Aliás, Cartagena é um ótimo local para se comer bem, já que abriga bons e modernos restaurantes. Mas lembre-se, é necessário fazer reserva antecipada para conseguir uma mesa. 

Imperdível visitar as igrejas de San Pedro Claver e Santo Domingo que dependendo do dia ficam abertas durante a noite. À noite, o movimento nas muralhas também é intenso, com casais sentados namorando, turistas andando pelos 11 km de edificação ou curtindo uma música no clima de chill out no Café del Mar. Leia todas as dicas do que fazer dentro da cidade murada.

3 dias em Cartagena
A charmosa Cartagena

Passeio de barco saindo de Cartagena

Não deixe de separar ao menos um dia para fazer um passeio de barco para alguma das 28 ilhas próximas a Cartagena. Os passeios mais procurados pelos turistas são para Islas del Rosario e Playa Blanca. Porém, por serem os mais comuns, normalmente reúnem um grupo grande de pessoas visitando o local no mesmo dia. Certamente não será o ideal para quem gosta de mais privacidade.

Nós optamos por conhecer San Pedro Majagua que fica em Isla Grande. A travessia é feita aproximadamente em uma hora de barco a partir da marina de Cartagena. Esta ilha é menos procurada e a privacidade é maior. Quem quiser, ainda pode reservar uma noite no Hotel San Pedro Majagua, para ter a experiência de pernoitar na ilha. Esses passeios podem ser comprados nas agências de turismo espalhadas pela cidade murada ou direto com o concierge do hotel em que estiver hospedado.

San Pedro Majagua em Isla Grande

Bate-volta de Cartagena

Algumas pessoas com mais tempo aproveitam para conhecer Barranquilla, cidade a 2h30 de carro a partir de Cartagena. Cidade natal da cantora Shakira, Barranquilla é muito famosa pelo seu Carnaval. Porém, fora dessa época festiva, dizem que a cidade não tem muitas atrações a oferecer. Já um pouco mais longe, a 4h de carro, está Santa Marta. É o terceiro centro urbano de importância da região do Caribe depois de Barranquilla e Cartagena. Sua localização entre a Sierra Nevada de Santa Marta, com os picos mais altos do país, e do Mar do Caribe, a tornam atraente para explorar a variedade da fauna e flora que estão na região, em especial no Parque Nacional Natural Tayrona.

Como disse anteriormente, 3 dias em Cartagena possibilita conhecer as atrações fora e dentro da murada. Além disso, escolher um destino para passeio de barco. Entretanto, aconselho acrescentar mais 1 ou 2 dias se quiser conhecer as cidades ao redor em um bate-volta de Cartagena. Faça reserva do seu hotel em Cartagena por aqui e garanta bons preços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *