câmbio na Colômbia
Bogotá Cartagena

Câmbio na Colômbia: qual moeda levar

A moeda corrente oficial da Colômbia é o Peso colombiano (COP), adotada desde 1994. Portanto, é necessário trocar dinheiro para circular pelas cidades colombianas. Nesse momento sempre bate a dúvida de qual moeda levar. Então, com base na minha experiência, listo algumas dicas de como fazer o câmbio na Colômbia.

Estão em circulação atualmente cédulas de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 mil Pesos colombianos. Esta última é menos comum de se achar. Em moedas, circulam as de 50, 100, 200, 500 e 1.000 COP. A primeira questão a se pensar em relação ao câmbio na Colômbia é que o Peso colombiano não é uma moeda facilmente achada nas casas de câmbio do Brasil. O que torna mais difícil sair do país já levando o dinheiro que se pretende gastar por lá. Por isso, resta a dúvida de qual moeda levar para fazer o câmbio já em solo colombiano.

De início comprei alguns dólares para levar. À medida que foi chegando perto da viagem, alguns amigos que tinham ido pouco antes de mim comentaram que estava valendo mais a pena levar Real para fazer a troca pelos Pesos. Diante disso, levei as duas moedas para fazer o teste e digo que em abril de 2017, estava realmente valendo mais a pena levar Real do que Dólar americano. Isto após fazer todos os cálculos, levando em conta as conversões.

Onde fazer Câmbio na Colômbia

Na verdade, o Real é muito bem aceito nas casas de câmbio na Colômbia. Logo que cheguei, troquei uma quantia básica de dinheiro no aeroporto. Optei pelo guichê de câmbio ao lado das esteiras de bagagem no aeroporto pela praticidade. O câmbio no aeroporto de Bogotá estava 760 COP para cada 1 Real e 2.860 COP para cada 1 Dólar americano. Algo que achei diferente de outros locais que já viajei, é que além do Passaporte, também colocamos a digital no comprovante de câmbio.

Claro que sempre vem aquela máxima de que trocar dinheiro no aeroporto é furada, que a cotação é mais baixa e tal, mas por incrível que pareça, foi uma das melhores cotações que achei para Dólar. Já para Real, foi muito melhor na cidade. Vale ressaltar que ao sair da área de bagagens, já passando pelo controle alfandegário, encontramos outros guichês de câmbio. Entretanto, ali a cotação estava péssima: 632 COP/1 Real e 2.630 COP/1 Dólar americano.

Aproveitei que fiquei um dia em Bogotá antes de ir para Cartagena, para trocar uma boa quantia ainda na capital colombiana. Isso porque já tinham me dito que em Cartagena a cotação era mais baixa. Tentei fazer câmbio no hotel que estava, Hilton Bogotá, mas eles não fazem. Me indicaram o local mais próximo para trocar dinheiro, o Centro Comercial Avenida Chile. Achei ótimo porque no 3º andar estão diversas casas de câmbio e eu fiz consulta literalmente em todas. A melhor cotação que consegui foi de 850 COP/1 Real e 2.760 COP/1 Dólar americano. Aconselho levar junto o passaporte, mas onde troquei não me pediram.

Faça reserva do seu hotel na Colômbia por aqui. Você não pagar nada a mais por isso e ajuda o Panorama de Viagem a se manter sempre atualizado.

Vale a pena o câmbio em Cartagena?

Já em Cartagena, sem dúvida a cotação é mais baixa, a melhor que encontrei foi de 770 COP/1 Real e 2.700 COP/1 Dólar americano. Alguns passeios em Cartagena podem ser pagos em Dólar, mas de resto, apenas o Peso colombiano é aceito. Por isso, aconselho a trocar dinheiro ainda em Bogotá.

A meu ver, a vantagem de levar Real em relação ao Dólar americano é que você perde menos dinheiro ao fazer duas conversões (Real>Dólar americano>Peso colombiano). Em especial em tempos de variação da moeda americana em relação ao Real. Não cheguei a consultar a cotação nos bancos colombianos.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

17 thoughts on “Câmbio na Colômbia: qual moeda levar

  1. Vim na semana do dia 05/08 para Bogotá e fui até esse centro comercial Chile, porém o melhor câmbio que fizeram foi de 760 cops por real, deveria ter trocado no Wu, agora estou aguentando a minha namorada evellyn liss Pavanelli falar que devo pra ela, estou fudido.
    Agradeço pela ajuda, felicidades

    1. Oi Diego, como o câmbio varia muito realmente deve ter épocas em que fazer câmbio na Colômbia seja mais vantajoso em outros lugares. Sempre bom pesquisar na época que vai. Obrigado por compartilhar sua experiência atualizada com os outros leitores.

  2. Léo adorei seu post! Estou indo hj para Cartagena queria saber onde troco reias em Cartagena? O real é bem aceito nas casas de câmbio ?Estou levando reias pois não tive tempo de muita pesquisa! E troca aqui no Brasil! Abs

    1. Oi Vanessa,
      achar peso colombiano aqui no Brasil é mais difícil, em especial grandes quantidades. Se seu voo fizer uma parada em Bogotá, sugiro trocar um pouco no aeroporto, porque em Cartagena a conversão não é muito boa. No entanto, você poderá trocar no seu hotel ou então nas casas de câmbio que ficam perto da Torre del Reloj.

        1. Olá Vanessa,

          Em quais casas de câmbio de Cartagena você trocou seu dinheiro? Alguma específica próximo à Torre del Reloj? Vou pra lá esse final de semana e queria confirmar essas informações.

          Obrigada.

  3. Leo, vi que embora o artigo seja de 2019, você disse que o câmbio foi realizado em 2017. Vou agora em dezembro e gostaria de saber se você tem qual a média que esta o peso p/ real….e ainda, tenho alguns euros, será que vale a pena levá-los para trocar la pelos pesos ou levo real mesmo? Obrigado desde la.

    1. Oi Helton, tudo bem?

      O câmbio é muito variável, por isso dei a ideia de como foi minha troca em 2017. Pelo que sondei atualmente, em algumas casas de câmbio, o câmbio de 1 real está equivalente a 760 pesos colombianos. Como você tem alguns euros, vale levar porque as moedas fortes acabam valendo mais. A dica é trocar em Bogotá, porque em Cartagena e San Andres, o câmbio é mais desfavorável.
      Boa viagem e depois nos conte como foi.

  4. Olá Leo, obrigada pelo post.

    Estou indo em dezembro para Cartagena e San Andrés. Vou ficar 12 dias no total e queria saber se vale a pena usar o cartão de crédito para as compras maiores. Não sei ainda quanto levar e se levo dinheiro em reais ou faço saques em caixas eletrônicos. Agradeço se puder ajudar.

    1. Oi Mayara,
      sempre vale a pena levar o cartão de crédito, mas lembre-se que será cobrado IOF na volta, além do câmbio da operadora do cartão. Contudo, não deve ser muito diferente do câmbio para levar em dinheiro. Eu não fiz saques em caixa eletrônico, mas sempre prefiro levar dinheiro. Cartagena é pequena, mas tem bancos, já em San Andres não sei como funciona, porque não fui à ilha. Boa viagem!

  5. Oi Léo, boa tarde. Amei o post. É garantido/ certeza que consigo trocar reais pelos pesos colombianos? Eu vou em fevereiro. Penso como vc. Comprar dólares já perdemos na conversão. E depois na troca por peso mais perdas. Obrigada 🙂

    1. Oi Silvia, eu consegui trocar reais tanto no aeroporto de Bogotá como no shopping que mencionei no centro de Bogotá. Em Cartagena não precisei trocar dinheiro pois tinha trocado já o suficiente.

  6. LÉO!! BELEZA? TO AQUI EM MEDELLÍN E GARIMPEI DEZENAS DE CASAS DE CAMBIO PARA TROCAR MEUS REAIS E ACHEI NO MÁXIMO 1R$ = 780 COP. VOCÊ SABE ME EXPLICAR A CAUSA DE TANTA DIFERENÇA EM MENOS DE 3 ANOS??

    1. Olá Matheus,
      Tudo bem?
      Estou indo para Cartagena e San Andres agora em Março, estou já dúvida do que levar, dólar ou real, porque o dólar está altíssimo e real desvalorizado.
      Tem alguma indicação? Bem como, casa de câmbio?
      Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *