El Santísimo em Cartagena
Cartagena

El Santísimo em Cartagena: onde comer bem não é pecado

O El Santísimo em Cartagena é um dos restaurantes mais indicados da cidade. Localizado próximo à Plaza de Las Bovedas, dentro da Cidade Murada. Reservamos uma mesa para o jantar de nossa última noite na cidade e foi sem dúvida uma excelente escolha.

Apesar de ser muito procurado pelos turistas, o El Santísimo também é frequentado por moradores e colombianos visitando a cidade. Justamente por isso, o ideal é fazer reserva, como nós fizemos pelo site. A confirmação chegou por e-mail, logo em seguida.

O restaurante foi inaugurado em agosto de 1998, comandado pelo chef Federico Vega. Em seu cardápio, pratos que são uma fusão dos sabores caribenhos com técnicas da culinária francesa. Apesar da inspiração bíblica que dá nome aos pratos, o restaurante recebe seu nome da rua onde ficava anteriormente, a Calle Santísimo.

A inclinação religiosa do restaurante também está presente na decoração de seus salões. Obras do artista local Leopoldo Convivias, que as combina com as criações kitsch da esposa de Federico Vega, Marta Puente. Em um corredor mais clássico, lustres iluminam as mesas de um ambiente com paredes em madeira. Já no grande salão, a decoração é mais rústica, com garrafas de vinho vazias como lustres, bem como lâmpadas que lembram grandes velas. Um destaque para a parede que expõe garrafas de vinho e para o altar com diversas imagens de santos.

El Santísimo em Cartagena

A experiência no El Santísimo em Cartagena

No cardápio, opções para compartilhar, pratos principais feitos de carne, peixes, aves e coelho, além das sobremesas que levam os nomes do sete pecados capitais. O que achei bem interessante é que o restaurante oferece três tipos de menus: Plan del Monje (entrada + prato principal + sobremesa – COP 85.000); Plan del Vino (entrada + prato principal + sobremesa, incluindo vinhos tinto e branco, cervejas nacionais, sangria e bebidas não alcoólicas à vontade por 2 horas – COP 120.000) e o Plan Milagro (entrada + prato principal + sobremesa, incluindo vinhos tinto e branco, cervejas nacionais, bebidas não alcoólicas e open bar de drinques à vontade por 2 horas – COP 150.000). Preços em abril de 2017.

Optamos pelo intermediário Plan del Vino e a escolha das etapas é livre, dentre as opções do cardápio. De cortesia, cesta com um delicioso pão com tomate acompanhado de manteiga com ervas. De entrada, optamos pelo Capricho de Olaf (ceviche de salmão com mostarda, ervas frescas e cítricos) e pelo Pañuelos de la Novicia 2.0 (queijo camembert frito, empanado em aioli e molho de uchuvas). Ambas deliciosas, com destaque para o queijo, crocante por fora, macio por dentro. O molho doce de chuva foi uma surpresa. A fruta típica da região é conhecida por nós como Physalis.

El Santísimo em Cartagena

Para os pratos principais Langostinos Vishnú (lagostins frescos marinados com limão e urucum, a base de verduras salteadas com gengibre, alho e leite de coco). São servidos embalados em uma folha de bananeira, acompanhado de tostadas de milho. Pedimos também Angeles del Cielo (coxa de pato confitado, glaciado com molho de uchuvas e servido acompanhado de arroz cremoso com aspargos verdes). Além da bela apresentação dos pratos, o sabor estava divino.

De sobremesa “cometemos os pecados” da avareza e da gula. Pedimos o La Avaricia (profiteroles com calda de chocolate quente) e o La Gula (brownie com sorvete de baunilha e chocolate, calda de chocolate quente e molho cítrico). Profiteroles não tem muito como mudar e ficar ruim, estava muito bom. Já a apresentação do brownie estava linda, de comer com os olhos.

Após o jantar, continuamos um tempo ainda bebendo e curtindo o ambiente. Fomos muito bem atendidos em todos os momentos. Serviço muito atencioso por parte da equipe e no tempo certo. Sem dúvida, uma ótima experiência gastronômica para a nossa última noite em Cartagena. O restaurante funciona todos os dias de 12h às 23h.

Endereço: Calle del Torno Nº 39-62 – Tel.: (+57 5) 660 1531 / (+57) 314 541 2117

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *