prazo de validade do passaporte
Documentação

Prazo de validade do passaporte para entrar em outros países

Uma preocupação que todos os viajantes têm em comum é o prazo de validade do passaporte. Porém, essa validade pode ser mais preocupante do que apenas a data em que ele irá expirar, dependendo do destino da viagem.

Imagine comprar as passagens e na última hora descobrir que o prazo de validade do seu passaporte não será aceito para entrar naquele país. Ou ainda mais grave, descobrir isso quando chegar na imigração do seu destino. Pensando em evitar esses transtornos, reunimos informações sobre as regras de validade do passaporte brasileiro para ingressar em alguns países.

Prazo de Validade do Passaporte Brasileiro em Geral

Atualmente, o prazo de validade do passaporte brasileiro é de 10 anos. Ou seja, durante 10 anos, o turista brasileiro tem em suas mãos o documento necessário para entrar em países estrangeiros. Após esse prazo será necessário solicitar novo passaporte. Saiba como emitir ou renovar seu passaporte, seguindo o passo-a-passo ilustrado.

Validade do Passaporte de menores de 18 anos

Por uma questão de segurança do menor, o prazo de validade do passaporte varia para menores de 18 anos. De 0 a 1 ano de idade, a validade do passaporte é de um ano. De 1 a 2 anos de idade completos, a validade sobe para dois anos. De 2 a 3 anos de idade completos, a validade passa para três anos. Entre 3 e 4 anos de idade completos, a validade é de quatro anos. Menores entre 4 anos de idade completos e 18 anos de idade incompletos, devem renovar seu passaporte a cada 5 anos.

Validade do Passaporte para entrar em outros países

Dependendo do país, a maneira de contabilizar o prazo de validade do passaporte pode variar. Lembrando que esses prazos de validade são relativos à data de vencimento do passaporte e não à data de expedição do mesmo.

Enquanto uns países contam o prazo a partir da data de entrada do turista, outros o contabilizam a partir da data de saída. Além disso, alguns países exigem a validade para o período de duração da viagem. Se para alguns o passaporte precisa ter 3 meses extras de validade, para outros, o mínimo são 6 meses.

Passaportes válidos durante o período de viagem

Estados Unidos – O Brasil faz parte do “Six Month Club”, por isso para entrar nos EUA, os viajantes brasileiros só precisam que seus passaportes estejam válidos durante todo o período da viagem. Ou seja, não há prazo “extra” de validade. O mesmo se aplica para o México Reino Unido, segundo mostra o site.

Passaportes válidos por, pelo menos, um mês a partir da data de saída do país

África do Sul e Canadá exigem que a validade do passaporte deverá cobrir o período total de permanência no país + 1 mês. Praticamente falando, se você fica no país até 30 novembro de 2019, seu passaporte deve ter validade mínima até 30 de dezembro de 2019.

Passaportes válidos por, pelo menos, três meses a partir da data de saída do país

Azerbaijão, Nova Zelândia, Panamá e os países da União Européia signatários do Acordo de Schengen. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Todos esses países exigem que a validade do passaporte deverá cobrir o período de permanência no país + 3 meses.

Passaportes válidos por, pelo menos, seis meses a partir da data de saída do país

Austrália, China, Índia, Irlanda, Japão, Marrocos, Rússia, Tailândia, Turquia e Vietnã exigem que a validade do passaporte deverá cobrir o período de permanência no país + 6 meses.

Países da América do Sul como exceção

Os brasileiros normalmente não precisam se preocupar, pois a maioria dos países sul-americanos não exige passaporte. É necessário apenas o documento de identidade. No entanto, deve-se ficar atento com outras exigências, como a comprovação da vacina de febre amarela, por exemplo. Em especial para países como Bolívia, Colômbia e Equador. Saiba como emitir o Certificado Internacional de Vacinação de forma digital. Mesmo na América do Sul, eu viajo com meu passaporte. Afinal, um carimbo a mais no passaporte é sempre bem-vindo.

Considerações finais e informações

Vale ressaltar que essas regras se aplicam somente para viagens com objetivo turístico. Para viagens de negócios, estudos ou outras finalidades, a exigência de validade do passaporte costuma ser outra. Nesse caso, importante verificar o site do consulado do país de destino.

Levando em conta tantas especificidades, o melhor a fazer é renovar o seu passaporte faltando pelo menos 7 meses para a sua expiração. Dessa maneira, caso haja alguma mudança nas regras, não haverá risco algum de perder a tão desejada e planejada viagem dos sonhos.

Já escolheu o destino da sua viagem? Então reserve seu hotel por este link da Booking.com. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o site sempre atualizado.

20 thoughts on “Prazo de validade do passaporte para entrar em outros países

  1. Oi Leo, excelentes informações, super útil esse seu post. É daqueles que tem que ler e salvar, porque a gente vai precisar. Eu não sabia que alguns países exigiam seis meses a mais de data de validade a partir da data de saída. Obrigada por compartilhar. Abs

    1. Pois é Dilma, eu por via das dúvidas, já renovo meu passaporte quando ele ainda está com uns 7 meses de validade, para não ser pego de surpresa.

  2. Post excelente, com informações importantíssimas! Já pensou perder uma viagem por conta da validade do passaporte? Deus me livre! rs

  3. Aqui sempre me programo seis meses antes de vencer, quando não há viagem internacional programada para o período. Pois o risco não é só esquecer, mas também os eventuais atrasos na emissão do documento. Tem dado certo.

    1. Verdade Andrea, sempre importante já estar antenado com o prazo de validade do passaporte, por que esses atrasos na emissão podem render uma perda de oportunidade de viagem.

  4. Prazo de validade do passaporte para entrar em outros países é algo que realmente devemos ter bastante cuidado justamente para não sermos pegos de surpresa às vésperas da viagem! Ótimas dicas!

  5. Achei super válido esse post especialmente pra quem vive viajando diariamente e tudo mais.
    Afinal, é sempre bom estar com tudo em dia né vdd rsrs.

    1. Verdade Jennifer. A atenção a esses prazos é importante para quem viaja com frequência, mas também para quem está viajando pela primeira vez.

  6. Muito útil e bem explicado seu post. Eu não tenho passaporte, mas tirei algumas dúvidas que ainda tenho sobre isso. Valeu mesmo!

    Quero poder conhecer Paris, POrtugal, Nova Iorque, então preciso estar atento para quando eu puder fazer minhas viagens.

    1. Oi Diego, aproveite e leia também o post sobre como tirar seu passaporte. O passo-a-passo ilustrado vai te ajudar. Se tiver alguma dúvida, pode escrever novamente.

  7. Nossa, não sabia disso :O. Achei as informações muito úteis!

    Ainda não viajei para outro país, mas com certeza as dicas irão ajudar quando chegar minha vez.

  8. Excelentes dicas para quem deseja tirar o seu passaporte e estão com dúvidas de como proceder, esse post é de grande importância e valia para nos informarmos. Parabéns pelo trabalho e obrigado por nos ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *