seguro viagem nacional
Documentação

Seguro Viagem Nacional: vale a pena contratar?

As viagens nacionais serão o foco do brasileiro quando voltar a viajar, segundo pesquisa feita em nosso Instagram. O Brasil possui destinos com atrações de viagem diversas. Por isso, surge a dúvida sobre contratar ou não um seguro viagem nacional.

A importância do seguro viagem para destinos internacionais já está bem difundida entre os viajantes frequentes. Porém, muitos turistas ocasionais ainda não sabem que para entrar na Europa é exigido um seguro viagem. Assim como, que nos Estados Unidos, uma consulta médica pode ser muito cara, se não tiver um seguro viagem internacional.

Mas e para as viagens nacionais? Vale a pena contratar o seguro viagem nacional? Em Portugal, quando precisamos utilizar o seguro viagem internacional da APRIL, foi tudo perfeito. Por isso, procuramos a seguradora para conhecer mais sobre o seguro viagem nacional.

O que é o Seguro Viagem Nacional?

Com o início da retomada do turismo pelos destinos nacionais, a APRIL Brasil Seguro Viagem registrou aumento nas vendas do seguro viagem nacional. Só em julho, as vendas do produto chegaram a 34% do total dos bilhetes emitidos.

Contratar seguro viagem para o Brasil é mais comum do que se pensa. O seguro viagem nacional terrestre garante atendimento em português, em todo território brasileiro. A cobertura abrange despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas. Ademais, o atendimento é 24 horas em todos os dias da semana. Por fim, ainda oferece assistência para extravio de bagagem.

Todos os planos e coberturas da APRIL, por exemplo, são os mesmos para viagens nacionais e internacionais. A única diferença é que o valor da cobertura nacional é em Reais. 

Qual a diferença para Plano de Saúde?

A grande dúvida em contratar um seguro viagem nacional é a questão de possuir plano de saúde. Entretanto, nem todo convênio médico possui abrangência nacional. A grande maioria, por exemplo, é regional. Por exemplo, dos 47 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil, menos de 20% têm um plano de saúde com cobertura nacional.

Dessa forma, se a viagem sair da área de cobertura, será necessário solicitar atendimento público pelo SUS. Ou então atendimento particular, que normalmente é caro. Especificamente, o seguro viagem APRIL oferece ainda a cobertura de repatriação do segurado. Dessa forma, possibilitando que ele volte à sua cidade, onde a cobertura do seu plano de saúde é válida.

Viagem Nacional em Destino de Aventura

Outro fator importante que temos que pensar em viagens internacionais é em relação a esportes. Igualmente, no Brasil, temos destinos esportivos e de aventura. Nesse caso, como devemos proceder? Há um seguro específico para esse tipo de viagem?

A APRIL nos disse que seus planos cobrem esportes, amadores ou profissionais. Além de mais de 50 modalidades esportivas. Então é importante sempre consultar o tipo de cobertura do seguro viagem, mesmo que pelo Brasil.

Conheça 6 hotéis no Brasil para relaxar e se isolar

Como proceder caso precise usar o seguro no Brasil?

Acionar o seguro funciona da mesma forma para viagens internacionais ou nacionais. O segurado da APRIL tem à disposição uma central de assistência própria 24 horas, com atendimento multicanal. É possível entrar em contato por telefone, WhatsApp, e-mail, usando a assistente virtual Margot ou o APP “APRIL móvel”. Os atendentes farão o direcionamento para as melhores opções, dentre as redes credenciadas. 

É sempre indicado contato com a central de assistência, que identificará exatamente qual a necessidade do atendimento. Entretanto, o reembolso também é 100% coberto, caso não seja possível contatar a central previamente.

A APRIL oferece coberturas a partir de 70 km da residência do segurado. Inclui ainda planos para compras em grupo ou familiares.

Vale a pena contratar um seguro viagem nacional?

Com base nessas informações, quando vale a pena contratar um seguro viagem nacional? Primeiramente, na nossa opinião, se você não tem plano de saúde, é importante contratar um seguro viagem nacional. No caso de possuir plano de saúde, é importante checar se ele tem cobertura em todo território nacional.

Outro fator importante para avaliar é se você está viajando em família ou grupo de amigos. Portanto, neste caso, onde nem todos tenham plano de saúde (ou cobertura nacional), achamos que vale a pena. Contratando o seguro viagem nacional para todos, impede que eventuais problemas estraguem a viagem de todos.

Aproveite e faça reserva do seu hotel pelo Brasil

9 thoughts on “Seguro Viagem Nacional: vale a pena contratar?

  1. Por muito tempo eu nunca fui de contratar um seguro viagem nacional!
    Mas depois de conhecer essa opção percebi que faz todo sentido. Não viajo mais sem.

    Ótimas dicas!

  2. Estou cada vez mais convencida da necessidade de se contratar um Seguro viagem nacional! Até pouco tempo atrás eu não conseguia ver a necessidade, já que temos plano de saúde para toda a família. Porém, como os Seguros vão além do atendimento à saúde, os mesmos valem à pena quando há, por exemplo, extravio de bagagem. E seu texto explica bem isso e o Seguro se faz necessário para evitar alguns perrengues. Excelente seu texto!

  3. Muito pertinentes suas colocações sobre seguro de viagem nacional. E, concordo com você, sem plano de saúde nacional, é bem importante contratar um seguro, sobretudo em viagens de aventura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *