hotéis para turismo de refúgio
NOTÍCIAS

6 Hotéis para Turismo de Refúgio no Brasil

Segundo nossa pesquisa de quando voltar a viajar, a tendência do turismo pós-pandemia são as viagens nacionais. Além disso, a busca por destinos em meio à natureza é outro fator preponderante. A partir daí, surge o Turismo de Refúgio, no qual o turista busca refúgios isolados e mais privativos, normalmente com área de natureza abundante. Conheça 6 hotéis para Turismo de Refúgio no Brasil.

Em consonância com nossa pesquisa, a Hibou também verificou que 55,4% dos entrevistados desejam viajar pelo país, 26,8% inclusive dentro do próprio estado de residência. Por isso, a busca por refúgios no Brasil, onde o turista pode se isolar e relaxar, vem crescendo. Mas onde estão e quais são esses locais?

1 – Praia do Preá – Ceará

Inaugurado em 2019, o Casana Hotel (foto de capa), na Praia do Preá (CE) reabriu em agosto para a temporada 2020/21. A 280 km de Fortaleza, o hotel tem como objetivo uma experiência que une exclusividade, hospedagem com padrão de excelência e conexão legítima com a natureza. A essência hotel já era uma prévia do turismo de refúgio.

Em um terreno de mais de 10 mil m², os oito bangalôs privativos permitem uma ocupação máxima de 20 pessoas no hotel. As áreas comuns são amplas e ventiladas, garantindo uma sensação de “lar na praia”. Ademais, o check-in é preparado antes da chegada do visitante e assinado no próprio quarto. Já as refeições são sempre pré-escolhidas e servidas no horário marcado pelo hóspede.

Faça sua reserva no Casana Hotel na Praia do Preá no Ceará

Com a adoção do novo protocolo, malas serão higienizadas e os hóspedes terão a temperatura medida ao chegarem no hotel. Uma das suítes será reservada para aqueles que apresentarem sintoma aguardarem avaliação médica. Haverá álcool em gel em todos os ambientes comuns, assim como embalagens individuais do produto e máscaras disponíveis para cada hóspede em seu bangalô.

A academia funcionará mediante agendamento, enquanto o Spa terá a capacidade reduzida. Os equipamentos de kite surf serão separados para utilização exclusiva de um mesmo hóspede durante toda a estadia, após processo de deep cleaning.

2 – Selva Amazônica – Amazonas

Entre os hotéis para turismo de refúgio, o Juma Amazon Lodge certamente é um dos mais imersos na natureza. Após 4 meses fechado, o hotel reabriu em agosto para receber novos hóspedes interessados em viver a experiência de imersão na selva.

Juma Amazon Lodge - turismo de refúgio
Juma Amazon Lodge (Divulgação)

Os tours de experiência continuam, com exceção do que os hóspedes visitavam a casa de um caboclo. Entretanto, os tours envolverão obrigatoriamente uso de máscaras, com exceção das caminhadas, nas quais será exigido distanciamento mínimo de 1 metro entre cada participante. Além disso, todos os equipamentos utilizados nas atividades passarão por um completo processo de higienização.

Os cuidados começam em Manaus. Dessa forma, os hóspedes têm suas temperaturas medidas e devem apresentar resultado de exame ou atestado médico negativo para Covid-19. Os traslados entre Manaus e o Lodge serão feitos em barcos e carros higienizados após cada serviço.

Na chegada, os clientes com reserva online poderão reduzir o contato e tempo na recepção concluindo todas as formalidades, sempre que possível, de forma remota. Ainda será entregue um kit com máscara de três camadas, luvas e um pequeno frasco de álcool em gel. A limpeza dos bangalôs e áreas comuns acontecerá duas vezes por dia.

Faça sua reserva no Juma Amazon Lodge na Selva Amazônica

No restaurante, o cardápio ficará em um pedestal, para que não seja tocado, e o número de mesas será reduzido. O manuseio das refeições seguirá padrões rígidos inclusive em piqueniques na floresta.

3 – Campos do Jordão – São Paulo

Hotel pós-luxo na Serra da Mantiqueira, o Botanique Hotel & Spa é cercado de muito verde, um perfeito hotel para o turismo de refúgio. O hotel, membro do Circuito Elegante, apresenta apenas 18 suítes e villas.

Quem pensa em relaxar, pode contar com o Spa d’água, orgulho da casa que ocupa 900m². No menu de massagens, versões brasileiras e autênticas de tratamentos corporais, alguns originados dos indígenas ou afro-brasileiros.

Hotel Botanique para turismo de refúgio
Vista da Suíte Master do Botanique Hotel & Spa (Divulgação)

O Botanique já opera há anos em check-in on line prévio, que dispensa a apresentação na recepção para cobrança de diárias e demais procedimentos. No check-out haverá uma caixa para descarte de chaves e cartões magnéticos. Cardápios e informativos serão apresentados em formato digital, acessados através de QRCode.

Atualmente, é obrigatório o uso de máscaras tanto para colaboradores e hóspedes, respeitando distância de um mínimo de 1,5 metro. É realizada tomada de temperatura e higienização através de tapetes sanitizantes colocados em áreas estratégicas do hotel e álcool gel para as mãos. Um sistema de higienização do quarto será disponibilizado através de ozonização do ambiente.

Faça reserva no Botanique Hotel & Spa em Campos do Jordão

O serviço de alimentos e bebidas se limitará ao room service, estando o restaurante fechado. As áreas de lazer internas também permanecerão fechadas. Por fim, diminuição da quantidade de mobiliário nas áreas comuns para facilitar a circulação de pessoas.

4 – Praia do Patacho – Alagoas

Membro do Circuito Elegante, a Pousada Samba Pa Ti na Praia do Patacho em Alagoas é um convite ao descanso à beira-mar. Detentor do Selo Safe & Clean criado pelo Circuito Elegante, a pousada retomou suas atividades visando o bem-estar de seu hóspede.

A pousada oferece 11 bangalôs e 2 suítes no coração da Praia do Patacho, uma praia deserta com arrecifes que revelam piscinas naturais na maré baixa. Ou seja, mais uma para lista de hotéis para turismo de refúgio em meio à natureza.

Pousada Samba Pa Ti - hotéis para turismo de refúgio
Pousada Samba Pa Ti (Divulgação)

Segundo Clemente Coutinho, sócio da pousada, o café da manhã já era servido à la carte e agora as mesas do restaurante e da piscina estão mais afastadas e distribuídas em espaço maiores. Dessa forma, respeitando as recomendações de distanciamento. As reservas são prévias e ao chegarem ao hotel os hóspedes só precisam pegar as chaves. O processo é rápido e certamente evita qualquer tipo de aglomeração na recepção.

Faça reserva na Pousada Samba Pa Ti em Alagoas

5 – Simbaúma – Rio Grande do Norte

Pouco conhecida do turismo em massa, a paradisíaca Praia de Sibaúma, no Rio Grande do Norte, mistura mar, rios, dunas, falésias, coqueiros e as areia cobreada potiguar. É este o cenário para quem busca turismo de refúgio no Hotel Kilombo Villas, que reabriu em julho.

São 10 vilas e suítes que impressionam. O jardim externo possui 1600m² e abriga uma ampla quantidade de plantas nativas, puffs e bangalôs espalhados por toda propriedade. Desse modo, os hóspedes podem relaxar ao sol, com privacidade e vista para a praia. A área da piscina também é convidativa com um visual exótico e apaixonante.

Kilombo Villas RN
Quilombo Villas (Divulgação)

Com foco no turismo eco slow, a propriedade mantém seus famosos diferenciais como localização isolada, vilas exclusivas e tecnológicas, conexão com a natureza e serviço privado de mordomos. Ademais, introduziu os protocolos de segurança para atender aos hóspedes desde a pré-viagem, com orientações, passando pelas boas vindas com um kit de proteção VIP. A intimidade com a natureza é tanta que o hotel criou ainda um dispenser de álcool em gel feito artesanalmente com coco, por exemplo. No quesito gastronomia, o hóspede pode optar por realizar todas as refeições dentro do quarto.

Faça reserva no Kilombo Villas no Rio Grande do Norte

6 – Praia do Forte – Bahia

Por fim, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte reabrirá em 1° de setembro. O paraíso ecológico em pleno litoral norte da Bahia, retoma suas atividades priorizando a proteção, segurança e bem-estar dos seus hóspedes, com base no programa Feel Safe at Tivoli.

As medidas do programa respondem às necessidades dos clientes na nova realidade social. O hotel vai disponibilizar um aplicativo digital através do qual os hóspedes podem acessar todas as informações e serviços dos hotéis, incluindo check-in/check-out e menu digital.

A área de Alimentação & Bebidas passou por uma redefinição da oferta de serviços de restaurantes no que diz respeito ao serviço a La carte, aos buffets, room service e minibar.

Faça sua reserva no Tivoli Ecoresort Praia do Forte

Por fim, serão ainda implementados procedimentos mais reforçados de higienização tanto nos quartos e áreas comuns. Estas medidas estendem-se também aos processos de lavanderia. Por exemplo, tapetes desinfetantes foram implantados nas entradas de carros e hóspedes ao hotel.

tivoli ecoresort
Tivoli Ecoresort Praia do Forte (Divulgação)

Conhece ou tem vontade de se hospedar e algum desses hotéis para turismo de refúgio? Conhece outro hotel que deveria estar nesta listagem? Então, deixe seu comentário contando sua experiência ou sugerindo outro hotel que deveria estar nesta lista.

Foto de capa: Rodrigo Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *