Cartagena

Passeio de barco para San Pedro Majagua em Isla Grande

As praias próximas à Cidade Murada de Cartagena não são as mais impressionantes, além do mar agitado. Por isso, é muito comum que os turistas que visitam a cidade optem por passeios de barco para as ilhas no entorno, mais afastadas do continente, onde o mar reflete um pouco do Caribe colombiano. Nossa escolha  para esse passeio foi San Pedro Majagua (em Isla Grande) e explicamos o porquê.

Quando visitamos Cartagena em abril de 2017, tínhamos poucos dias na cidade e por isso escolhemos fazer apenas um passeio de barco para as ilhas nos arredores. São vários passeios oferecidos pelas agências, mas como já tinha lido que para alguns locais a procura é grande, optei por um passeio mais exclusivo e menos procurado. Diante das possibilidades,  San Pedro Majagua foi a que mais se aproximou do que eu tinha em vista e contratamos o passeio em uma agência no próprio hotel. O passeio pode ser pago em dólares ou pesos colombianos.

A desvantagem desse passeio é que não tinha incluído transfer do hotel para o porto, tivemos que pegar um táxi para nos levar ao Puerto Marina Santacruz, de onde saiu nosso barco. Chegando ao local, mostramos o voucher que nos foi dado no ato da reserva, preenchemos nossos dados (nome, número de documento, procedência) e embarcamos. Sugiro levar uma cópia de documento para o passeio, não foi necessário mostrar, mas é sempre bom tê-la em mãos.

O barco é grande, com capacidade para umas 30 pessoas e a travessia até a ilha durou em torno de 50 minutos. Chegando à ilha, fomos recebidos com um drink não alcoólico de boas-vindas. O interessante da ilha de San Pedro Majagua é que lá funciona um hotel, o que torna esse passeio mais exclusivo, já que existe um controle de ambulantes, o que dizem ser um problema durante os passeios para outras ilhas. Nós não pernoitamos por lá, mas achei a ideia bem interessante, quem sabe numa próxima vez.

Por conta da estrutura do hotel, é possível realizar diversas atividades extras – com pagamentos também extras -, como mergulho (de snorkel ou cilindro), stand up paddle, massagem, canoagem, entre outros. Aproveitamos mesmo as praias, que são duas, uma a cada lado do deck de chegada, sendo uma com música  e outra mais calma para quem prefere relaxar. Ambas praias possuem espreguiçadeiras à disposição do visitante e as toalhas também são oferecidas pelo hotel. O serviço de bebidas e petiscos na praia é pago por fora do passeio.

Infelizmente, seguimos a ideia de ir ao Aquário, que eu realmente não recomendo. Primeiro porque é necessário mais uma travessia de barco, que são praticamente 20 minutos (ida e volta) mais o tempo no local, que deixamos de aproveitar a ilha. Segundo que as atrações no tal aquário não são interessantes: um show bem fraco de golfinhos, ver alguns peixes “presos” e ainda pagar 25 mil pesos colombianos. Foi a total furada, mas quem nunca se meteu em uma dessas em viagem, não é mesmo?

Acabamos voltando para a ilha já na hora do almoço, que é básico, podendo escolher entre dois tipos de peixe com acompanhamento. Porém vi algumas pessoas pedindo carne, só não sei se foi pago à parte. Como a maré estava aumentando, a volta foi antecipada para 15h por segurança. Ou seja, acabamos aproveitando bem pouco a ilha, mas o tempo que aproveitamos foi ótimo, praia bem privativa, com menos pessoas e uma água cristalina com temperatura agradável.

Nosso retorno, por conta da maré, foi um pouco aventureiro demais, já que as ondas balançaram bastante o barco e constantemente a água vinha em nossos rostos. Quem tem medo de barco, aconselho pensar duas vezes em fazer esse passeio. O retorno é para o mesmo píer no Puerto Marina Santacruz de onde pegamos um táxi para retornar para o hotel.

One thought on “Passeio de barco para San Pedro Majagua em Isla Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *