Nova York

Balthazar, um clássico restaurante no SoHo em Nova York

O SoHo é um dos locais mais agradáveis de Nova York, seja para circular, comprar, comer ou os três juntos. Um restaurante clássico do bairro que já inclusive figurou em vários filmes de Hollywood e séries americanas é o Balthazar.

Tradicional restaurante inspirado nos bistrôs franceses, o Balthazar é aquele clássico que não sai de moda. Já foi cenário de filmes como “Hitch – Conselheiro Amoroso” e da série “Sex & The City”, além disso é super frequentado pelas celebridades, então não se surpreenda se esbarrar em algum famoso almoçando ou jantando por ali.

Ambiente do Balthazar

O restaurante, que fica na Spring St, entre Broadway e Crosby St, foi inaugurado em 1997 por Keith McNally e o menu baseado na culinária francesa foi preparado pelo chef Shane McBride. O Balthazar é conhecido pelo seu design excepcional em um edifício que foi convertido de um armazém de atacadista de couro para um espaço com capacidade para mais de 200 pessoas na sala de jantar e no bar de zinco.

ambiente do Balthazar
Ambiente do Balthazar

Como está sempre cheio e por ser muito procurado, sugerimos que seja feita reserva com antecedência. Na primeira vez que fui, cheguei 12h na porta e estava cheio, então fiz uma reserva no local mesmo para 13h30 e fui dar uma volta pelo bairro. Na segunda vez, fizemos reserva pelo OpenTable porque estávamos em um número maior de pessoas, pela ocasião da comemoração do meu aniversário. Mesmo funcionando com a capacidade máxima, o serviço não é comprometido.

A experiência gastronômica no Balthazar

De cortesia nos foi servida uma cesta de pães com manteiga, enquanto escolhíamos os pratos. Algo que merece ser experimentado, e que é um dos mais pedidos, é um Steak tartare que foi a minha escolha. O tartar vem acompanhado de salada verde e torradas e pode ser pedido em dois tamanhos. Outro clássico do restaurante que escolhemos foi o Balthazar Cheeseburger que vem acompanhado das crocantes e sequinhas batatas fritas de lá. Ousando um pouco mais e saindo dos clássicos, escolhemos também o Roasted Amish Chicken Breast, muito bem apresentado e acompanhado de aspargos, cogumelos Chanterelle e nhoque de parmesão. Para cantar parabéns para mim, a sobremesa escolhida foram os profiteroles recheados com sorvete de creme, servido com calda de chocolate a parte.

comida no Balthazar
Comida no Balthazar

No cardápio há opção de saladas e sanduíches, além das opções de pratos do dia, que variam de acordo com o dia da semana. Outra iguaria comum são as pranchas de frutos do mar, cujas opções como ostras, lagostas e caranguejos são servidas por peso, saindo direto do balcão de peixes e frutos do mar.

Mercer Kitchen: outro restaurante no SoHo que vale a pena conhecer

Considerações finais

Mais uma vez foi ótimo comer no Balthazar, dessa vez com um motivo especial, meu aniversário. O restaurante faz tanto sucesso em Nova York, que o dono abriu uma filial em Londres, no distrito dos teatros em 2013, no Covent Garden. Esse ainda não conhecemos, mas já está na lista para conhecer em uma ida a capital inglesa.

Então se estiver pela Big Apple, não deixe de conhecer ou voltar ao Balthazar. O restaurante também está na lista de restaurantes prediletos das meninas do Travel Tips Brasil. Aproveite e confira os outros restaurantes para comer e beber em Nova York que elas sugerem. E se gosta de culinária francesa, conheça o charmoso mercado francês Le District.

Endereço: 80, Spring Street – SoHo – Tel.: +1 (212) 965-1414

One thought on “Balthazar, um clássico restaurante no SoHo em Nova York

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *