mercados gastronômicos em Nova York
Nova York

7 Mercados Gastronômicos em Nova York

A gastronomia faz parte de qualquer viagem. Por isso, os mercados gastronômicos vem ganhando força nos destinos ao redor do mundo. Em Nova York não é diferente e são várias opções para fazer uma refeição ou comprar itens especiais para cozinhar em casa. Conheça os principais mercados gastronômicos em Nova York.

1 – Chelsea Market

Sem dúvida o meu preferido dentre os mercados gastronômicos em Nova Yorl. Pioneiro, o Chelsea Market foi aberto em 1997 onde outrora funcionava a fábrica de bolachas Nabisco, no Meatpacking District. A partir daí, se tornou o food hall mais famoso e icônico da cidade. São restaurantes, lanchonetes, padarias, varejistas, além de fornecedores de vinhos, café, chá, chocolates e queijos. Ele ainda abriga o requintado Buddakan, que passeia pelos sabores asiáticos e oferece até pato de Pequim. Inclusive, já comemorei um aniversário lá.

Onde: 75 9th Avenue (entre as ruas 15th e 16th), pertinho do High Line, do Whitney Museum e do Little Island.

2 – Market 57

O Market 57 é o mais novo mercado gastronômico em Nova York. Abriu as portas em 1º de abril de 2023, localizado no Píer 57, antigo terminal de embarque e armazenamento junto ao Rio Hudson. São 15 restaurantes com curadoria da Fundação James Beard e são propriedade sobretudo de minorias e mulheres. Destaque para as unidades locais do Nom Wah, mais antigo restaurante de dim sum de Nova York. E do Zaab Zaab, considerado um dos melhores tailandeses da cidade. Completam o espaço o City Winery, misto de vinícola, restaurante e casa de shows, e o Rooftop Park, que, na cobertura da construção, oferece mais de 7 mil metros quadrados de gramados e locais para sentar e relaxar.

Onde: 25 11th Avenue, ao lado do Little Island, o novo parque estruturado sobre grandes tulipas de concreto e que avança sobre o Rio Hudson

3 – Time Out Market

Situa-se no coração da descolada região de Dumbo, no Brooklyn. A seleção dos 24 vendedores de comida foi feita pelo time da Time Out Magazine. Entre os estabelecimentos estão o Mr. Taka Ramen, que figura na lista Bib Gourmand do Guia Michelin; o Chote Miya, com cardápio inspirado nas comidas de rua de Bombaim e repleto de receitas que agradam tanto os puristas da culinária indiana como os fãs de pratos mais modernos; a tradicional pizzaria Fornino; e o Pat LaFrieda Meat Purveyors, do famoso açougueiro Pat LaFrieda. A localização é outro trunfo: o complexo ocupa o prédio histórico Empire Stores, localizado entre as cênicas pontes do Brooklyn e Manhattan.

Onde: Empire Stores – 55 Water Street, no Brooklyn

4 – Essex Market

O Essex Market atende a vizinhança de Lower East Side há mais de 100 anos. Em 2019, foi reaberto no endereço atual, uma construção espaçosa e cercada por muito vidro, o que, além de permitir a entrada de muita luz natural, confere um ar descolado. O mercado também conta com vários bares e restaurantes, incluindo a Shopsin’s General Store, a Ni Japanese Deli e o Nordic Preserves, Fish & Wildlife Co. Já na Riverdel, o destaque são os queijos veganos artesanais, entre outros produtos sem ingredientes de origem animal.   

Onde: 88 Essex Street

5 – Mercado Little Spain

Parte do vistoso complexo Hudson Yards, o Little Spain celebra a gastronomia espanhola. O ambiente informal e despretensioso, é capitaneado pelo chef José Andrés. Compreende seis quiosques de comida, três restaurantes e quatro bares, sendo um deles de vinhos. É possível encontrar as famosas tapas, diversos tipos de queijos, jamóns (presuntos) e outros embutidos. Além, é claro, de paella, camarões, pescados, batatas bravas, gazpacho, churros com chocolate quente. Também há um espaço para comprar produtos espanhóis, como azeites, azeitona e patês, entre outras delícias. 

Onde: 10 Hudson Yards, aos pés do prédio onde está o observatório Edge

6 – Eataly

O mercado que nasceu em Turim, na Itália, abraçou Nova York com uma unidade pertinho do emblemático Flatiron Building e do Madison Square Park; e outra junto ao shopping Westfield World Trade Center, no Financial District (Eataly Downtown). Em ambos os endereços, a visita é literalmente um prato cheio das infindáveis delícias italianas: pizzas, massas, risotos, paninis, focaccias, queijos, embutidos, vinhos, gelatos, capuccinos e espressos, servidos em espaços e restaurantes divididos por especialidade.

Onde: o Eataly Flatiron fica no número 200 da Quinta Avenida, a um pulo do Flatiron Building, em Midtown. E o Eataly Downtown é parte do shopping Westfield World Trade Center (101, Liberty Street, 3º andar), no Financial District.

7 – Urban Hawker

Esse empreendimento tem inspiração nos tradicionais hawker centers (mercados de rua) de Cingapura. Abriu as portas em setembro de 2022 na vizinhança da agitada Times Square, quebrando a hegemonia da culinária europeia que imperava entre os mercados abertos recentemente. São 17 pontos de venda de comida, 11 deles vindos diretamente de Cingapura. Além disso, abraça o caldeirão cultural que forma Cingapura: malaios, chineses, indianos e peranakans. Bons pit stops são o cingapuriano Hainan Jones, para provar o famoso arroz de frango Hainanese; o filipino Tradisyon, que tem no adobo de porco uma escolha certeira; e o malaio Padi D’NYC.

Onde: 135 West 50th Street, perto da Times Square, em Midtown

Redação Panorama de Viagem
Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.