Nova York

Times Square: onde tudo acontece em Nova York

Times Square é considerada por muitos o cartão postal da cidade de Nova York, mais do que a Estátua da Liberdade. Famosa pelas lojas, teatros e artistas de rua que tentam ganhar alguns trocados dos milhares de turistas que ali passam, a praça tem algumas curiosidades que você pode não conhecer.

A Times Square é a mais famosa interseção de Nova York e o símbolo do famoso Theater District (distrito dos teatros), incluindo a popular Broadway. Recebeu o nome de Longacre Square até 1904, quando o New York Times construiu uma torre de 25 andares no local. Marco de uma das maiores festas de Ano Novo, desde 1907 até os dias de hoje, a noite de Réveillon é marcada pela descida de uma grande bola de cristal à meia-noite para recepcionar o novo ano, enquanto milhões de pessoas vibram na praça, apesar do frio.

Muita gente acredita que todo aquele complexo é a Times Square, porém a praça em si está localizada onde a Broadway e a 7th Ave se encontram na 42nd Street. Ali está uma escadaria que serve como arquibancada para o público que aproveita um tempo para ver e ser visto, acompanhando a movimentação dos turistas. Embaixo dessa escadaria encontra-se um quiosque da TKTs que vende ingressos para os espetáculos da Broadway com preços mais acessíveis ou descontos. 

Um dos grandes destaques para mim é o nome dos teatros do Theater District representados no chão da praça, incluindo o extinto Studio 54. Muitos passam por cima dos nomes e nem reparam nesse detalhe. Estão ali representados: Lunt Fontanne, New Amsterdam, Gershwin entre outros.

Na praça também estão duas estátuas. Uma de George M. Cohan, produtor, cantor, dançarino e ator americano que faleceu em 1942. George ficou conhecido como o “homem que era dono da Broadway”, considerado o pai da comédia musical americana. A estátua erguida na Times Square rende uma homenagem à sua contribuição ao teatro musical americano. A segunda estátua é de Francis Patrick Duffy, que fica na chamada Duffy Square, na parte norte da Times Square. Francis Duffy foi um soldado americano-canadense, padre e capelão que serviu durante a Guerra Espanhola, mas foi por sua atuação na Primeira Guerra que ele ficou famoso.

São várias lojas famosas (H&M, Disney Store, M&M’s, American Eagle) e restaurantes pela área da Times Square, basta procurar o que mais lhe agrada, reunir os amigos e aproveitar um pouco do que a cidade que nunca dorme tem a oferecer por ali, a emoção que é estar no meio de tantos letreiros luminosos no coração de Nova York. 

Se você for assistir a algum espetáculo da Broadway, certamente passará pela Times Square. Como esses espetáculos normalmente começam entre 19h e 20h, é fácil circular pela área de noite, com tudo iluminado e aproveitar para jantar, já que muitos restaurantes por ali ficam abertos até mais tarde. Um que eu adoro, e sempre que posso vou, é o Bubba Gump, inspirado no filme Forrest Gump. Ótimo custo-benefício. Depois de comer, aproveite ainda para caminhar pela Times Square. A gente se sente como em um dos muitos filmes de Hollywood filmados ali.

Um programa que é muito a cara da cidade, mas que eu ainda não fiz é um passeio de barco em Nova York. O Diego do blog Uma Viagem Diferente relacionou as melhores opções para quem quer fazer esse passeio.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

10 thoughts on “Times Square: onde tudo acontece em Nova York

  1. Eu tenho muita vontade de conhecer a Times Square. Na medida que eu ia lendo e vendo as suas fotos, eu me senti como estivesse lá. Já anotei o nome do restaurante pra quando eu for, já ir direto nele. Aaaaa adicionei o seu blog a minha leitura! Amei!!! Bjsss

  2. Times Square é um lugar maravilhoso, as vezes vejo o lugar nos filmes, é um lugar muito abalado a onde fica concentrado muitas coisas boas em Nova York, amei saber mais do lugar, bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *