Quando se pensa em parque em Nova York, logo se pensa no Central Park, que eu adoro. Mas tem um outro parque na cidade que eu tenho um carinho especial, o Bryant Park. Talvez por ser menor, mas também super badalado e agitado. Na minha opinião, impossível ir a Nova York e não passar um tempinho por ali.
História e localização do parque em Nova York
Originalmente uma olaria, o Bryant Park possui uma rica história. Em 1853, o Crystal Palace foi construído em frente ao reservatório na rua 42 com 6ª avenida. Inspirado pela grande exibição de 1851 em Londres, o local veio a se tornar, mais tarde, um acampamento da Guerra Civil. O Bryant Park nasceu oficialmente em 1884, recebendo o nome do poeta romântico e reformador cívico William Cullen Bryant, editor do New York Evening Post. Em 1911, o parque tornou-se a casa da Biblioteca Pública de Nova York com o final da construção do edifício de Belas Artes.
O projeto para o parque foi idealizado pelo arquiteto Lusby Simpson em um esquema clássico com um grande gramado central. Ao redor, passagens formais, balaústres de pedra, árvores e no extremo oeste, uma praça oval. O parque foi reaberto ao público em 14 de setembro de 1934. No final dos anos 70 se tornou reduto do tráfico de drogas e com ajuda dos irmãos Rockefeller foi criada a Corporação de Restauração do Bryant Park que trabalhou arduamente em uma revitalização do mesmo. Em abril de 1992, foi então reaberto com grandes elogios aos cidadãos nova-iorquinos e à comunidade empresarial que ajudou a financiar a renovação.
O parque está localizado no quadrilátero entre as 5ª e 6ª Avenidas e as Ruas 40 e 42. Para chegar, basta pegar as linhas B, D, F ou M do metrô e sair na estação 42 St-Bryant Park. Independente da época que você estiver em Nova York, o parque oferece atrações para os turistas e moradores da cidade. Certamente um lugar onde é possível se sentir parte do cotidiano nova-iorquino.
O que fazer no Bryant Park
Atualmente, o Bryant Park ocupa a área de aproximadamente um campo de futebol atrás da Biblioteca Pública de Nova York. É “recapeado” uma vez por ano com grama crescida em Nova Jersey. Justamente para receber os mais de mil eventos públicos e gratuitos, incluindo performances artísticas. Durante o verão é quando recebe vários eventos como cinema ao ar livre e shows de música. No inverno, a grama é substituída por uma pista de patinação no gelo com entrada gratuita.
Contudo, o movimento não está apenas na área verde do parque. O público se encontra nos bares, restaurante e quiosques para happy hour, almoço e jantar. O Bryant Park Grill com fachada revestida por hera serve o melhor da comida americana. Com um bar, pátio externo e jantar no terraço com uma linda vista atrai muitos visitantes. Por isso vale a pena reservar com antecedência caso queira uma vaga. O Bryant Park Café é o ponto certo para quem quer fazer um lanche rápido ou curtir um happy hour. Os quiosques Southwest Porch e Le Pain Quotidien também atraem o público que busca por um lanche rápido.
Monumentos no Bryant Park
Pelo parque oito monumentos ganham destaque, como, por exemplo, o monumento em homenagem ao poeta William Cullen Bryant, bem ao centro entre o Bryant Park Grill e Café, em uma cúpula. O herói mexicano Benito Juarez, o líder da independência brasileira José Bonifácio de Andrada e Silva e a escritora Gertrude Stein, são alguns dos outros homenageados em monumentos no parque.
Um dos grandes destaques do parque são as lixeiras que fogem do comum dos cestos de lixo de parques, apresentando decoração em verde, como se fossem revestidas por plantas. Além das mesas com tabuleiros de xadrez e outros jogos, um carrossel com 14 animais pintados a mão, atrai crianças e adultos.
A Fonte Memorial a Josephine Shaw Lowell que fica pelo lado da 6ª Avenida é um dos principais monumentos do parque em Nova York. Foi projetada pelo arquiteto Charles A. Platt, feita de granito preto em homenagem à líder reformista que fundou a Charity Organization Society. Foi o primeiro grande monumento em honra a uma mulher na cidade.
Em termos de parque em Nova York, o Bryant Park é um local convidativo para socializar e aproveitar a programação que ele oferece. O melhor é que você estará perto do burburinho da Broadway, mas em um recanto verde em plena Manhattan.
Faça sua reserva de hotel em Nova York por aqui. Você ajuda o Panorama de Viagem a estar sempre atualizado, sem pagar nada a mais por isso. Confira também a experiência no voo da LATAM de Nova York até São Paulo, vivida pelo Diego do “Uma Viagem Diferente”
Adorei a indicação do Bryant Park em Nova Youk, parece muito badalado e é muito bonito. Ótima dica para passeio ao ar livre, ainda mais que adoro natureza. Obrigada por compartilhar.
Melhor que é um local para curtir a qualquer estação do ano.
Uma das minhas maiores surpresas foi a qualidade de vida que encontrei em Nova Yorque. Os parques têm uma grande responsabilidade nisso. E o Bryant foi um dos que mais gostei. Nada como saboreá-los…
Vivenciar esses cantinhos de Nova York é se sentir um novaiorquino.
Adorei o Bryant Park! Estive duas vezes em Nova York e não conheci, vou ter que inclui-lo numa próxima vez, é bem o tipo de passeio que gosto.
Cintia,
normal isso porque muita gente acaba passando batido pelo parque. Pensa logo no Central Park e o Bryant fica ali esquecido. Volte sim e depois me conta.
Adorei está dica de Bryant Park. Muito obrigada pelo post, estou indo em breve pra NY e vou usar as dicas!
Tem mais dicas já publicadas e em breve sairá uma sobre o Central Park. =)
Que lindo o Bryant Park e que inteligente a sua utilização pública: eventos artísticos no Verão, pista de gelo no Inverno. Se todas as cidades pensassem nos seus espaços desta forma, não haveria tantos antros de tráfico
Certamente essa programação ajuda bastante a manter o parque sempre cheio e visitado durante todo ano.
O Bryant Park é mesmo uma boa opção de passeio em Nova York. A gente acaba sempre pensando mesmo no Central Park, mas acho legal fugir do comum.
Não só fugir do comum, mas também aproveitar o que ele tem de bom a oferecer, Mariana.
Não imaginava que existia o Bryant Park em Nova York. Sempre lembramos do Central Park talvez por influência dos filmes. Mas adorei esse post e descobrir esse cantinho de NY.
Pois é, Jessica, ele é bem “ofuscado” pelo Central Park, mas ideal é conhecer os dois e aproveitar o que cada um tem a oferecer.
Gente, me apaixonei por esse parque! Que vibe gostosa, ainda mais no verão! Saudades de fazer um happy hour assim, no meio do povo! Volta mundo! Espero poder conhecer esse parque em breve!
Nem fala Cintia. O Bryant Park é meu parque favorito em Nova York, justamente porque tem essa vibe aconchegante.
Oi Leo! Eu amo o Bryant Park, principalmente na época do Natal que tem uma feirinha maravilhosa! Também adoro patinar no gelo lá. É bem mais vazio e maior que a pista do Rockfeller e igualmente charmosa!
Quanto mais eu vou para Nova York, mais eu tenho motivos para querer voltar. Adorei essa sua dica do Bryant Park. Essa é uma visita que precisa estar no roteiro.