Museus Online
Atenas DESTAQUE Madrid Nova York Paris

Museus online: viaje sem sair de casa

Diversos museus ao redor do mundo disponibilizam visitas virtuais. A opção de visitar museus online é perfeita para quem não pode conhece-los pessoalmente. Então aproveite e viaje sem sair de casa.

Alguns desses eu já pude conhecer pessoalmente. Caso por exemplo, do Louvre em Paris e do Museu do Prado em Madrid. Este último inclusive faz parte do Triângulo de Ouro da Arte na capital espanhola. Clique e leia mais detalhes. Ou seja, mesmo que você já tenha ido, vale a pena reviver esses momentos através da visita aos museus online.

Museu do Prado – Madrid

Em 2019, o Museu do Prado comemorou seu Bicentenário em Madrid. Aberto ao público em novembro de 1819, recebeu primeiramente o nome de Museu Real de Pintura e Escultura. A coleção permanente é dividida em ordem cronológica por seus três andares. No caso da visita virtual, podemos fazer a busca por diversos parâmetros. Por artistas, podemos selecionar conhecer as obras de grandes pintores como Goya e Picasso, por exemplo. Por conceito, a seleção abrange obras representando santos ou elementos da mitologia. Entretanto, se quiser fazer a visita de forma cronológica, basta selecionar a busca por século. Acesse a coleção do Museu do Prado.

Museus do Vaticano – Vaticano

Outro museu que já tive a chance de conhecer pessoalmente e que abriga a belíssima Capela Sistina. Na verdade, é um complexo de museus com pinturas, esculturas e tapeçarias seculares acumuladas ao longo do tempo pelos Papas. Os Museus do Vaticano nasceram com as obras privadas de Julius II. Quando eleito Papa em 1503, transferiu sua coleção para o Pátio Ottagono. Os Museus do Vaticano foram incluídos na lista dos museus mais importantes do mundo. Ao acessar o site dos Museus do Vaticano e escolha o tour virtual que deseja realizar.

Metropolitan Museum – Nova York

Quando o Metropolitan Museum, mais conhecido como Met, foi fundado em 1870 em Nova York, não possuía uma única obra de arte. Através dos esforços combinados de gerações de curadores, pesquisadores e colecionadores, a coleção cresceu. Atualmente abriga mais de cinco mil anos de arte de todo o mundo. A visita virtual pode ser feita através do site oficial das coleções do Met. O site ainda disponibiliza diversos vídeos em 360 graus, uma boa forma de ter noção da dimensão do museu.

British Museum – Londres

O British Museum foi fundado em 1753 e abriu suas portas em 1759. Foi o primeiro museu nacional a cobrir todos os campos do conhecimento humano, aberto a visitantes de todo o mundo. Atualmente, abriga cerca de oito milhões de objetos em sua coleção, sendo que metade deles estão disponíveis no banco de dados do museu. Escolha as coleções por origem (Américas, China e África) ou por temática (animais; desejo, amor e identidade; morte e memória). Sem dúvida você irá conhecer histórias fascinantes por trás dos objetos. Além disso, é possível fazer compras online na loja do museu.

Louvre – Paris

Um dos mais famosos museus do mundo e maior em Paris, o Louvre é visita obrigatória, inclusive quando falamos de museus online. Uma visita ao Louvre e suas coleções permite que os visitantes descubram a arte ocidental da Idade Média a 1848, bem como um grande número de civilizações antigas. O grande palácio que abriga o museu data do final do século 12 e já foi residência real, abrigando chefes de estado franceses até 1870. O tour virtual não é tão rico como a visita presencial, mas vale a pena explorar.

Museu Arqueológico Nacional – Atenas

O Museu Arqueológico Nacional é o maior museu da Grécia e um dos mais importantes do mundo. O imponente edifício neoclássico em Atenas foi construído no final do século 19 e abriga cinco principais coleções permanentes. Suas ricas coleções abrangem obras da cultura grega antiga, da pré-história à antiguidade tardia. Boa parte da coleção pode ser acessada através do banco de dados do museu.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

4 thoughts on “Museus online: viaje sem sair de casa

  1. Ola Leo!! confesso que nunca usei esse serviço de museu online mas acho super interessante, cliquei no seu post porque vc colocou uma de minha obras preferidas do Raoul Dufy , este painel que esta no museu de arte moderna de Paris!!! otimo post !!!

  2. Adorei seu post. Maneira maravilhosa de viajar sem sair de casa! Já visitei alguns virtualmente como o de historia natural de nova york e o de antropologia no mexico. Vou atualizar minha lista hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *