Museus Online
Atenas DESTAQUE Madrid Nova York Paris

Museus online: viaje sem sair de casa

Diversos museus ao redor do mundo disponibilizam visitas virtuais. A opção de visitar museus online é perfeita para quem não pode conhece-los pessoalmente. Então aproveite e viaje sem sair de casa.

Alguns desses eu já pude conhecer pessoalmente. Caso por exemplo, do Louvre em Paris e do Museu do Prado em Madrid. Este último inclusive faz parte do Triângulo de Ouro da Arte na capital espanhola. Clique e leia mais detalhes. Ou seja, mesmo que você já tenha ido, vale a pena reviver esses momentos através da visita aos museus online.

Museu do Prado – Madrid

Em 2019, o Museu do Prado comemorou seu Bicentenário em Madrid. Aberto ao público em novembro de 1819, recebeu primeiramente o nome de Museu Real de Pintura e Escultura. A coleção permanente é dividida em ordem cronológica por seus três andares. No caso da visita virtual, podemos fazer a busca por diversos parâmetros. Por artistas, podemos selecionar conhecer as obras de grandes pintores como Goya e Picasso, por exemplo. Por conceito, a seleção abrange obras representando santos ou elementos da mitologia. Entretanto, se quiser fazer a visita de forma cronológica, basta selecionar a busca por século. Acesse a coleção do Museu do Prado.

Museus do Vaticano – Vaticano

Outro museu que já tive a chance de conhecer pessoalmente e que abriga a belíssima Capela Sistina. Na verdade, é um complexo de museus com pinturas, esculturas e tapeçarias seculares acumuladas ao longo do tempo pelos Papas. Os Museus do Vaticano nasceram com as obras privadas de Julius II. Quando eleito Papa em 1503, transferiu sua coleção para o Pátio Ottagono. Os Museus do Vaticano foram incluídos na lista dos museus mais importantes do mundo. Ao acessar o site dos Museus do Vaticano e escolha o tour virtual que deseja realizar.

Metropolitan Museum – Nova York

Quando o Metropolitan Museum, mais conhecido como Met, foi fundado em 1870 em Nova York, não possuía uma única obra de arte. Através dos esforços combinados de gerações de curadores, pesquisadores e colecionadores, a coleção cresceu. Atualmente abriga mais de cinco mil anos de arte de todo o mundo. A visita virtual pode ser feita através do site oficial das coleções do Met. O site ainda disponibiliza diversos vídeos em 360 graus, uma boa forma de ter noção da dimensão do museu.

British Museum – Londres

O British Museum foi fundado em 1753 e abriu suas portas em 1759. Foi o primeiro museu nacional a cobrir todos os campos do conhecimento humano, aberto a visitantes de todo o mundo. Atualmente, abriga cerca de oito milhões de objetos em sua coleção, sendo que metade deles estão disponíveis no banco de dados do museu. Escolha as coleções por origem (Américas, China e África) ou por temática (animais; desejo, amor e identidade; morte e memória). Sem dúvida você irá conhecer histórias fascinantes por trás dos objetos. Além disso, é possível fazer compras online na loja do museu.

Louvre – Paris

Um dos mais famosos museus do mundo e maior em Paris, o Louvre é visita obrigatória, inclusive quando falamos de museus online. Uma visita ao Louvre e suas coleções permite que os visitantes descubram a arte ocidental da Idade Média a 1848, bem como um grande número de civilizações antigas. O grande palácio que abriga o museu data do final do século 12 e já foi residência real, abrigando chefes de estado franceses até 1870. O tour virtual não é tão rico como a visita presencial, mas vale a pena explorar.

Museu Arqueológico Nacional – Atenas

O Museu Arqueológico Nacional é o maior museu da Grécia e um dos mais importantes do mundo. O imponente edifício neoclássico em Atenas foi construído no final do século 19 e abriga cinco principais coleções permanentes. Suas ricas coleções abrangem obras da cultura grega antiga, da pré-história à antiguidade tardia. Boa parte da coleção pode ser acessada através do banco de dados do museu.

One thought on “Museus online: viaje sem sair de casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *