roteiro de Bogotá em 1 dia
Bogotá

Bogotá em 1 dia: roteiro completo pela capital colombiana

Ao programar minha viagem para a Colômbia, a primeira pergunta que me fiz foi: “será possível conhecer Bogotá em 1 dia”. Afinal estava com poucos dias e queria conhecer Cartagena. Depois da minha ida posso responder a essa pergunta de forma afirmativa. Sim, é possível conhecer Bogotá em 1 dia. Entretanto, isso vai depender do que o visitante tem intenção em conhecer na capital colombiana.

Como chegar a Bogotá

Primeiramente, para chegar a Bogotá, a melhor forma é de avião. Saindo do Rio de Janeiro e São Paulo existem voos diretos pela Avianca, com 6h35 de duração. Já pela Latam, voos diretos apenas de São Paulo. Vale lembrar que o fuso horário em Bogotá não é o mesmo que do Brasil. Lá são 2 horas a menos que o horário de Brasília.

Saiba qual moeda levar para a Colômbia

A logística de horário dos voos para Bogotá pode não ser a melhor para reservar apenas um dia pela cidade, mas considerando que você tenha um dia inteiro para conhecer a capital colombiana, certamente você conseguirá visitar as principais atrações.

Bogotá em 1 dia – Centro Histórico e Parque 93

A sugestão é começar o roteiro pelo Centro Histórico de Bogotá, no bairro de La Candelaria. Ele reúne os principais museus da cidade, como por exemplo o Museu do Ouro e Museu Botero. Além disso, abriga igrejas e prédios famosos da cidade. O melhor de tudo é que é possível fazer esse roteiro pelo bairro a pé.

Reserve uma manhã para explorar as principais atrações do centro histórico. Se ainda for muito cedo para uma refeição, a sugestão é se dirigir para o Parque 93. O parque recebe esse nome por conta de sua localização na Carrera 13 entre as Calles 93A e 93B. Foi completamente renovado em 2014, graças à coordenação da Associação de Amigos do Parque 93 e colaboração de empresas privadas.

A limpeza do parque impressiona, mas algo que chamou minha atenção foi a Carreta de Letras, um pequeno trailer com livros de todos os gêneros e para todas as idades. Assim quem estiver pelo parque, seja relaxando ou aguardando o filho brincar no espaço infantil, pode optar por pegar um livro emprestado para ler nesse tempo. Por fim, o parque está rodeado por vários restaurantes. Dessa forma, fica fácil escolher um local para almoçar.

Bogotá em 1 dia - Parque 93
Parque 93 em Bogotá

Bogotá em 1 dia – Zona Rosa, Zona T e Zona G

Em seguida, caminhe em direção decrescente da numeração das ruas – sentido Calle 92 e assim por diante. Dessa forma chegará a uma das áreas mais famosas de Bogotá, a Zona Rosa. Se você ainda não tiver almoçado, a sugestão é aproveitar os cafés, bares e restaurantes de alta gastronomia da área.

Esta área também é muito famosa por abrigar renomados hotéis, lojas de estilistas famosos e shoppings. O coração dessa região é conhecido como Zona T. O local também é sugestão para quem quer aproveitar a noite, com opções para jantar e esticar em alguma das casas noturnas.

Outra região para jantar, que achei mais interessante que a Zona Rosa, é a Zona G. Ela recebe esse nome por ser considerada a zona gourmet ou gastronômica da cidade. Minha escolha de jantar foi pelo restaurante Criterion. Ele já esteve no ranking dos 50 melhores restaurantes da América Latina.

Esta área também abriga bons hotéis, como por exemplo o Hilton Bogotá onde ficamos hospedados. Hospedar-se na Zona G é um facilitador para quem tem interesse em explorar a gastronomia colombiana. Afinal, nada melhor que poder andar a pé até o restaurante escolhido.

Reserve seu hotel em Bogotá por aqui e aproveite os melhores preços

Zipaquirá: separe mais 1 dia em Bogotá

Se a intenção for visitar também Zipaquirá, é preciso reservar um dia a mais em Bogotá. Para chegar a Zipaquirá escolhemos um motorista particular. Contudo, há ônibus que sai de 10 em 10 minutos do Portal del Norte, terminal ligado ao sistema de ônibus TransMilenio. O terminal se localiza na Carrera 45, entre as Calles 172 e 176.

Mas o que tem para conhecer nessa cidade a 50 km de Bogotá? O grande motivo é conhecer a 1ª Maravilha da Colômbia, a Catedral de Sal de Zipaquirá. Um passeio imperdível e único. Logo após visitar a Catedral de sal, aproveite para conhecer o centrinho da cidade, com a linda catedral.

Centro de Zipaquirá
Centro de Zipaquirá

Dependendo do trânsito para ir e voltar, neste dia ainda é possível conciliar a subida ao Cerro Monserrat. A partir do cerro é possível ter uma vista de cima de Bogotá. A subida é feita em um bondinho, mas como peguei dias nublados na cidade, por isso não fiz o passeio. Tive receio de não conseguir ter uma vista legal lá de cima.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *