onde comer em Bogotá
Bogotá

Onde comer em Bogotá: Criterión

Como quando estive em Bogotá tive apenas uma noite na cidade, optei por jantar em um bom restaurante. Buscando onde comer em Bogotá, consultei a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina. Descobri o Criterión que ocupava a 29ª colocação do ranking de 2016. E o melhor de tudo, é que ficava bem perto do nosso hotel em Bogotá.

A gastronomia colombiana entrou para o rol dos destinos gastronômicos. Um dos restaurantes ícone da capital colombiana é o Criterión que fica na Zona G, conhecida por ser a zona gastronômica da cidade.

Ambiente do Criterión

Comandado pelos irmãos Jorge e Mark Rausch, o restaurante se destaca por ser um dos mais tradicionais do país. Oferece uma cozinha autoral moderna e sofisticada. Além disso, usa produtos locais para releituras de receitas típicas da gastronomia colombiana, sem deixar de lado a influência francesa.

O nome Criterión é uma homenagem ao teatro de mesmo nome em Londres. Foi lá que Jorge passou vários anos e desenvolveu suas habilidades com a comida francesa. Em uma casa de dois andares, o ambiente é bem elegante. No térreo, uma varanda coberta com bar e um lounge. Já o salão principal no segundo andar, tem iluminação baixa proveniente de lâmpadas em formato de gota, que “caem” do teto.

Ambiente – Criterión

Nossa experiência

O Criterión oferece um menu degustação, mas optamos pelo menu à la carte. Primeiramente escolhemos os bolinhos vietnamitas recheados com tartare de atum e vinagrete oriental. Para os principais escolhemos dois cortes de carne para acompanhar o Pinot Noir californiano que tomamos. O Filé Mignon (Lomo de Res) servido com risoto de cevadinha, cubos de batata e cogumelos selvagens. E o Boeuf Bourguignon servido sobre purê de batatas, bacon, cebolas caramelizadas e champignon.

Por fim, ficamos muito tentados a pedir a opção servida para duas pessoas, em que o chef pâtissier prepara uma mesa com delicadas sobremesas. Porém, como tínhamos optado por carne, ficamos com medo de não aguentar todas as sobremesas. Por isso, escolhemos o merengue de morangos, dois suspiros com recheio de creme inglês e morangos. A sobremesa vem acompanhada de sorvete de limão e coco. Além de muito bem apresentado, delicioso.

onde comer em Bogotá
Pratos no Criterión

Não poderíamos ter escolhido um restaurante melhor onde comer em Bogotá. Nossa experiência gastronômica foi sem dúvida, excelente. O restaurante funciona todos os dias para almoço de 12h às 16h e para jantar de 19h à 00h, com exceção do domingo.

Endereço: Calle 69 A #5–75 – Zona G – Tel.: +57 1 310-1377

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *