Quando organizei o roteiro da minha viagem a Portugal, a ideia era alugar um carro no norte do país para descer até o sul pelas excelentes autoestradas portuguesas. Contudo, essa ideia ficou apenas na teoria. Na prática optamos por circular de trem em Portugal e alugar o carro apenas no final da viagem. Explico o porquê e como alugar carro em Portugal.
Além de Portugal estar na crista da onda do turismo, fomos para lá na alta temporada. Então ao orçar os valores de aluguel de carro em Portugal, nos deparamos com valores um tanto absurdos para 18 dias, na faixa de 1700€. Segundo amigos que moram em Portugal, com esse valor compraríamos um carro usado por lá. O valor ficava alto também só pelo fato de pegar o carro no Porto e devolver em Lisboa. É cobrada nesse caso uma taxa de 120€. Por isso, optamos pelos trens, o que foi bem mais em conta.
Aluguel de carro com a Goldcar
Como o final da viagem seria no Algarve, optamos então por alugar o carro apenas para esses dias. Assim teríamos facilidade em nos deslocar pelas praias do litoral português.
Nosso aluguel foi feito pela Goldcar ainda aqui no Brasil. Pegamos e devolvemos o carro no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa. Chegando no aeroporto, nos dirigimos direto ao setor de aluguel de carro. Lá estão balcões das principais empresas de locação de carro.
O atendimento na Goldcar foi bem rápido, já que conta com vários atendentes no balcão. A reserva que tinha feito era para um carro Nissan Juke ou similar. Já estavam incluídos todos os seguros necessários. Como pegaríamos autoestradas até o Algarve, optamos por incluir o dispositivo do Via Verde – faixa livre para pedágio – em nossa reserva. Para isso é pago um valor diário pelo dispositivo e os gastos com pedágio serão cobrados posteriormente no cartão de crédito que você cadastrou. A burocracia com pedágios em Portugal é bem grande, então isso facilita bastante para nós turistas.
Após o atendimento no balcão, fomos pegar o carro seguindo as sinalizações do aeroporto. Bem tranquilo. As empresas se distribuem nos dois andares superiores, sendo que a Goldcar fica no 1º piso. Basta apresentar o voucher da reserva no estande da Goldcar, que eles indicam o carro, que no nosso caso foi um Peugeot. A devolução foi feita também no aeroporto, sem erros, já que a sinalização indica certinho o caminho. No dia, entregamos o carro e uma rápida vistoria foi feita. Utilizamos o Waze em todos os trajetos que fizemos de carro.