EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Garoa Bar: drinks com alma e sabor

Originário de Santiago de Compostela, o Garoa Bar Lounge conquistou os cariocas. A casa aberta no Leblon em 2016 fez tanto sucesso, que o Rio ganhou a segunda casa, agora em Ipanema. O segredo de tanto sucesso? Drinks equilibrados, saborosos e com alma. O empenho que a equipe do Garoa imprime não só na criação dos drinks, mas também no atendimento aos clientes, é primoroso.

Ambiente do Garoa Bar – Leblon

Localizado na rua mais gastronômica do Leblon, o Garoa Bar da Dias Ferreira é um lounge aconchegante. Mesas baixas e pufes conferem um clima intimista, como se estivéssemos recebendo amigos em casa. Sem dúvida, esse foi um dos motivos de eu ter gostado tanto do bar. A decoração tem um quê de Pop Art e a música ambiente é excelente.

Garoa Bar Lounge Leblon
Ambiente – Garoa Bar Leblon

Ao fundo está o iluminado bar, com o convidativo balcão. Dali saem os inventivos drinks preparados pela equipe do Garoa: Igor Renovato, Douglas Henrique – o Pretinho Cereja, Gregori Sanglardh e Daniel Estevan.

Os drinks do Garoa Bar

A carta de drinks do bar é bem variada. Achei interessante que os queridinhos e mais pedidos até hoje continuam no cardápio. Entre eles, por exemplo, o Gitano, uma mistura afrodisíaca de gim, caju, açafrão, combinada com xarope de gengibre e água tônica. Para quem gosta de Moscow Mule, o Garoa tem a sua versão, o GT Mule.

Para os fãs de Gim Tônica, a carta tem uma seção inteiramente dedicada ao drink. São três categorias divididas por preços. Pudemos experimentar o Estelar feito com Star of Bombay, laranja, hortelã, zimbro e tônica premium. O Calumma feito com o gim nacional Multais, limão, alecrim e tônica. Rosé Tônica, mais frutado, feito com Beefeater Pink, limão, morango e tônica. Por fim, o Oxley Tônica feito com Gim Oxley com sementes de cacau vindas de Ilhéus, limão e tônica premium.

Gim Tônica no Garoa

Nova Carta de Drinks

Quando eu digo que os drinks são cheios de alma, não exagero. A nova carta elaborado pela equipe do Garoa é inspirada nos Caminhos de Santiago. Mas também com inspiração nos caminhos profissionais de cada um. A seção “Caminhos” traz 12 drinks novos, sendo três de cada mixologista da equipe.

Caminho Espanhol – Igor Renovato

Com inspiração no trecho espanhol do Caminho de Santiago, Igor trouxe para suas criações ingredientes que remetem à Espanha. O Espertar! é feito com mistura do Gim Nordés e Gim Multais, mix verbal, maçã verde e espuma de citrus. Foi meu preferido dos três. Já o Alice Cobbler é feito a base de cachaça Leblon Prata, tequila José Cuervo Prata, Jerez Manzanilla, licor Garoa, frutas vermelhas e canudo comestível. Por fim, o De Compostela a base de Gim Bombay com infusão de queijo, Brandy de Jerez, xarope de pão, molho de maracujá e finalizado com um mexilhão em conserva. Super diferente!

Drinks por Igor Renovado

Caminho Francês – Pretinho Cereja

A parte francesa do Caminho de Santiago ficou por conta do mixologista Douglas Henrique. O Pamplona é feito com Grey Goose, mix cítricos, Saint Germain e vinho rosé inficionado com morango. O Portomarin leva Bacardi Prata, Abacaxi, Cordial, Cointreau, Gillet Blanc e Ginger Ale. Por fim, o Antelo, um drink mais forte, sem dúvida o meu preferido do trio. Feito com Gim Bombay, Cognac Martel, Vermute inficionado em Café ao Leu, Fernet e Luxardo.

Drinks por Pretinho Cereja

Caminho Português – Gregori Sanglardh (Greg)

A parte portuguesa do Caminho de Santiago traz os drink mais criativos da carta, sem dúvida. O Campo de Estrelas feito com Beefeater, Yaguara Ouro, Sejikombucha de Hibisco com gengibre e frutas vermelhas é delicioso. Além disso, ainda chama atenção pela beleza, já que é finalizado com uma imagem feita previamente em papel de arroz. O Amigos, feito com Yaguara Ouro, Licor 43 e refrigerante de leite de Marshmallow, tem um design especial. Servido em uma garrafa de leite, vem com uma etiqueta que diz: “Amigos eu não fiz bebendo leite”. Mais forte, o Catedral de Compostela leva Brandy de jerez bacardi 4, coldbrew Café ao Leu, tamarindo e licor 43.

Drinks por Gregory Sanglardh

Caminho Britânico – Daniel Estevan

Eu não sabia, mas existe uma parte britânica do Caminho de Santiago. É justamente essa pegada inglesa que imprime os drinks preparados pelo Daniel. Meu preferido foi o Nossa Vitória leva Gim Bombay, Azuma Kirin, mix verbal, licor Garoa e Cava Espumante. Salute! feito com Chivas Extra, Vermute de Jerez Fernando Castilla, Campari Reposado em barril e ameixa seca. Por fim, o Finisterra com Brandy de Jerez, Vermute Seco, Licor 43 e biltre de laranja.

Drinks por Daniel Estevan

Para acompanhar

Para acompanhar os drinks do Garoa Bar, algumas comidinhas. Para compartilhar, a sugestão é a Tábua Mista com seleção de queijos, embutidos espanhóis, terrine, acompanhado de cesta de pães. Pedidas mais tradicionais, os dadinhos de tapioca e os nachos com guacamole e sour cream. Vale a pena experimentar as empanadas feitas na casa, no sabor, queijo e carne, principalmente. Imbatível para mim foram os tartares, em especial o de carne.

Garoa Bar Lounge comidinhas
Comidinhas

Garoa Bar em Ipanema

Novidade, o Garoa abriu sua segunda casa carioca em julho de 2019. Com decoração de Daniela Siani, o Garoa Bar em Ipanema aposta em elementos como por exemplo espelhos em cortes irregulares e quadros com ilustrações modernas. São dois andares. No primeiro andar, um bar com balcão de sete metros de comprimento, todo em mármore branco. Além disso, mesa comunitária em área externa e na parte interna, sofás, pufes e mesas individuais.

Já o segundo piso aposta em um clima mais descontraído, com música alta e um balcão de granito preto. A proposta é de auto atendimento, sem garçons, com pagamento direto no bar. Grupos de até 15 pessoas têm ali um espaço perfeito para reservas.

Garoa Bar Ipanema
Garoa em Ipanema – Crédito: Sergio Greif

A mesma carta de drinks do Garoa Leblon será servida na nova casa de Ipanema. Contudo, no segundo andar do bar é possível conferir uma carta exclusiva para o espaço. Ela inclui por exemplo variações de spritz e de coquetéis elaborados com três ingredientes, além de uma seleção de gin tônicas.

Sem dúvida, o Garoa – seja no Leblon ou Ipanema – é uma excelente opção de local para curtir com os amigos. Os drinks elaborados e as comidinhas para acompanhar, vão entreter os grupos. O Garoa funciona da mesma forma nas duas casas. Às terças e quartas das 19h à 01h. Quintas, das 19h às 02h. Sextas e sábados, das 19h às 02h30.

Endereços: Rua Dias Ferreira, 50 – Leblon – Tel.: (21) 3591-7617 / Rua Prudente de Morais, 1810 – Ipanema – Tel.: (21) 3264-7760.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *