Quantas vezes já tinha ido a São Paulo, sem conhecer o Beco do Batman. Sempre aquele “deixa para depois” e na verdade, estava perdendo um lugar super interessante. Na minha última viagem a São Paulo, me hospedei no Canopy São Paulo Jardins e aproveitei para conhecer o point da arte de rua em São Paulo.
História do Beco do Batman
A história real do Beco do Batman é meio controversa. Mas a que se conta é que na década de 1980, apareceu o um Batman pintado em um dos muros da região. A partir daí, o tal local recebeu o nome de Beco do Batman, atraindo não só os amantes da arte de rua, mas também os artistas e grafiteiros. Atualmente, a pintura original não está mais lá, mas deu lugar a muitas outras que atraem os turistas.
Localização e Como Chegar
O Beco do Batman fica na Vila Madalena. Mais especificamente engloba três ruas: Gonçalo Afonso, Harmonia e Medeiros e Albuquerque. Portanto, se você pretende visitar o local de carro, pode colocar no GPS Beco do Batman e ver a se na localização aparece uma dessas três ruas. Caso queira incluir um ponto único, coloque Rua Harmonia, 57, onde fica a loja Farm. Em frente à ela, do outro lado da rua está uma das entradas para as artes de rua.
Outra opção é usar o metrô de São Paulo. A estação mais próxima é a Santuário N. Sra. de Fátima – Sumaré da linha verde do metrô. Mesmo assim, está a pouco menos de 2 km, o que rende uma caminhada de uns 15 minutos. Outra opção, igualmente distante é saltar na estação Fradique Coutinho da linha amarela do metrô.
A melhor forma sem dúvida é ir de Uber. Do Canopy São Paulo Jardins até o Beco do Batman, levamos 20 minutos de percurso. E o melhor, não tivemos que procurar estacionamento, como é o caso de quem opta por ir de carro.
Visitando o Beco do Batman
Ao chegar no Beco do Batman, independente da rua que optar como entrada, prepare-se para tirar muitas fotos. A ideia é caminhar pelas ruelas, apreciando a arte de rua tão característica de São Paulo. Aos finais de semana, há uma feirinha de artigos de artesanatos, moda e comida, o que torna o programa ainda mais atraente.
Interessante saber que as pinturas e grafites que ilustram os muros das casas e paredes das ruelas mudam sazonalmente. Ou seja, se você for ao Beco do Batman hoje, pode ser que não encontre as mesmas pinturas que eu vi. É uma forma também de você voltar sempre que possível para conferir as novidades. É claro que existe uma “regra interna” para pintar por cima da obra de outro artista.
Um local que todos procuram, inclusive eu, mas que não fica nas ruelas do Beco do Batman, são as famosas asas de anjo. A pintura Anjo da Vila do @GatunoArt fica mais precisamente na rua da Harmonia, 150. Vale a pena tirar sua foto lá, um clássico do grafite urbano em São Paulo.
Eu adoro arte de rua e grafites, então demorei até muito tempo para conhecer o Beco do Batman. Sinceramente, não deixa nada a desejar em relação a outros points famosos de arte de rua no mundo, como por exemplo, Wynwood Walls em Miami e o Grafitti Alley em Toronto.
Nos arredores do Beco do Batman estão alguns bares e galerias de artes. Entre os bares, destaque para o animado Pai do Beco, na rua da Harmonia e para o charmoso Avoca Toast dedicado a pratos com abacate. Entre as galerias de arte, galeria ZIV e Alma da Rua, ambas na rua Gonçalo Afonso.
Apesar de estar no meio da rua em São Paulo, me senti bastante seguro ao circular pelo Beco do Batman. Claro que é preciso atenção com câmera ou celular, como em qualquer ponto de uma metrópole. Mas no geral, o clima do local é de tranquilidade e apreciação da arte e cultura.
Amo arte de rua, os desenhos e todo o colorido me encanta, acho um lindo ornamento metropolitano. Ainda não conheço o beco do Batman pessoalmente. Adorei a dica de passeio. Obrigada.
Quando for a São Paulo então, Deyse, vá ao Beco do Batman. Tenho certeza que gostará do passeio e terá fotos lindas com os murais coloridos.
Que local super interessante. Adoro arte de rua quando feita de forma organizada e sem vandalizar nada. É bem importante ver os artistas de rua terem os seu espaço para mostrar a sua criatividade.
O Beco do Batman é uma delícia de lugar. Conheci quando ainda era uma ruela escura e sombria, totalmente desconhecida dos turistas e da maioria dos moradores da cidade, mas já tinha os muros cobertos de grafiti. Passava por lá de carro sempre que ia à Vila Madalena. Aos poucos, o beco foi ficando mais conhecido e virou atração turística.
Gosto muito quando acontece essa revitalização dos locais por tudo que gera, como segurança, emprego e claro, beleza à cidade.