Sala VIP Casa Alitalia
Review Salas VIP

Casa Alitalia: sala VIP no aeroporto de Roma

Na minha viagem para o Japão, voamos na classe executiva da Alitalia. Na nossa parada em Roma tivemos acesso ao lounge VIP da companhia no aeroporto de Fiumicino, a Casa Alitalia. Ficamos em Roma por um período de 8 horas até nosso voo para Tóquio e a parada no lounge vip foi providencial para um banho e descanso.

Localização e Acesso à sala VIP no Aeroporto de Roma

A Casa Alitalia no aeroporto de Roma Fiumicino (FCO) está localizada na área de embarque G, dedicado a voos de longo e médio curso. Esta área de embarque inclusive foi toda renovada e conta, além do freeshop, com lojas de grife como Gucci, Prada, Tods e outras. O acesso ao lounge VIP da Alitalia se dá por meio de elevador, em frente aos portões de embarque G11 e G12.

Localização Casa Alitalia
Localização da Casa Alitalia

Como estávamos voando na Business Class da Alitalia o acesso à sala foi gratuito. A gratuidade no acesso também é permitida para os clientes MilleMiglia Freccia Alata Plus e Freccia Alata, membros SkyTeam Elite Plus, portadores dos cartões American Express Platinum (emitidos na Itália), voando Alitalia. Os passageiros também podem desfrutar dos serviços dos lounges Alitalia através da compra de um único bilhete de entrada no site da companhiaCall Center, agências de viagens ou nos escritórios de passagens nos aeroportos.

Nossa experiência na Casa Alitalia

Quando chegamos a sala estava bem vazia, já que nosso voo saindo do Galeão chegou em Roma às 6h48, o que foi ótimo porque conseguimos aproveitar bem a sala, que está totalmente renovada (inaugurada no final de maio de 2016). Ela abrange uma área de 800m², com 115 assentos para hóspedes. A ideia do lounge é se assemelhar ao máximo a uma casa italiana (daí o nome Casa Alitalia).

Ambiente e Banheiro da Casa Alitalia

Esse conceito agregador de uma casa italiana está bem refletido nas duas grandes mesas de jantar comunitárias logo ao centro da sala. Toda decoração é de extremo bom gosto, com lustres de design e peças que trazem cor para o lounge. Nesta área está o bar, um funcionário serve as bebidas alcoólicas, o que particularmente eu não gosto muito. Também há uma cozinha aberta, separada por um vidro, permitindo ao hóspede observar o preparo da comida. A sala conta também com monitor com os horários dos voos e televisões espalhadas por todo lounge permitem maior entretenimento.

Ambiente da Casa Alitalia
Ambiente da Casa Alitalia

Além das duas mesas de jantar, três grandes áreas de relaxamento com confortáveis poltronas e cadeiras revestidas em couro, sendo uma delas bem mais reservada. Um detalhe super importante e que me agradou bastante foi a quantidade de tomada disponível não só nas paredes, mas também em pufes que servem de apoio às poltronas. À disposição dos usuários da sala, jornais e revistas.

A primeira coisa que fiz ao chegar, foi tomar um banho. Apresentei o bilhete na recepção e uma funcionária me acompanhou até o banheiro masculino. O banheiro é bem moderno, limpo, em mármore e conta com duas cabines com chuveiro e três reservados. Ao entrar já encontrei tudo preparado para o banho: toalhas, kit de amenidades com pente, escova e pasta de dente e touca de cabelo, secador de cabelo e um chinelo para o banho. Nada melhor do que um banho para revigorar após 12 horas de voo e nos preparar para encarar mais 12 horas de voo, além das horas de espera no aeroporto.

Banheiro da Casa Alitalia
Banheiro da Casa Alitalia

Gastronomia no lounge da Alitalia

Após o banho, fui tomar o café da manhã na área do buffet do lounge com pães salgados e doces, muffins, queijos e frios, geleias, pratos quentes como ovo mexido, batatas e bacon. Como nosso voo era apenas 16h, permanecemos na sala até a hora do almoço. Nesse momento o buffet de almoço substituiu o de café da manhã. Como opções: pizza, ravioli de ricota, massa com molho de tomate, bruschetta, saladas, além de sobremesas e frutas. As bebidas não alcoólicas e sucos estão disponíveis na área do buffet e em geladeiras abaixo da bancada. Já nas opções de bebidas alcoólicas, vinhos italianos tinto e branco, além do espumante Ferrari, pedindo direto no bar. Caso o hóspede tenha interesse em algum aperitivo típico, pode pedir ao bartender.

Comidas Sala VIP Roma
Comidas na Sala VIP do aeroporto de Roma

Outro detalhe importante foi a conexão wi-fi que funcionou muito bem durante todo o tempo que permanecemos na sala. No voo de volta de Tóquio, também paramos na Casa Alitalia para um banho e descansar, o que foi primordial, já que nosso voo atrasou quase 2 horas. Como já era noite, o buffet servido era de jantar, muito parecido com o de almoço que mencionei acima. Sem dúvida nossa estadia no aeroporto de Roma, tanto na ida quanto na volta da viagem, foi mais agradável e reconfortante na Casa Alitalia.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *