Visita ao Mineirão
Belo Horizonte

Visita ao Mineirão em Belo Horizonte

A princípio, uma visita a estádio de futebol pode ser desinteressante para quem não gosta de futebol. Entretanto, mesmo não sendo fã de futebol, impossível deixar de conhecer um estádio icônico como o Mineirão. Quando estive em Belo Horizonte no final de 2019, fizemos a visita ao Mineirão que é guiada. Nela pude conhecer mais sobre a história do futebol mineiro e do estádio.

Histórico do Mineirão

Primeiramente, também conhecido como Gigante da Pampulha, o Mineirão tem um legado histórico para o futebol mineiro. A visita ao Mineirão é guiada por funcionários do estádio, que nos mostram os bastidores do estádio. Dessa forma, conhecemos um pouco mais da história do Mineirão.

Até a inauguração do Mineirão em 1965, Minas Gerais não tinha um estádio de grande porte próprio. O terreno na região da Pampulha foi cedido pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Aproveite e conheça outras atrações na região da Pampulha

O objetivo da construção do Mineirão era pensar melhor o futebol mineiro, inserindo-o no cenário nacional. Em 1966, o Cruzeiro foi campeão brasileiro jogando no Mineirão contra o Santos de Pelé. Foi o primeiro título conquistado por um clube mineiro, marcando de vez a história do futebol mineiro.

Entre 2010 e 2012, o Mineirão foi inteiramente reformado para a Copa do Mundo de 2014. Durante a reforma, a fachada foi preservada, mantendo pontos característicos do estádio. Atualmente, tem capacidade para receber 62 mil pessoas.

O Mineirão não pertence a nenhum time específico. É considerado um estádio público. Entretanto, em clássicos mineiros, a ala Norte é do Atlético Mineiro, enquanto a ala sul é do Cruzeiro.

Visita ao Mineirão

Nossa visita ao Mineirão se iniciou pela manhã, guiada pela jornalista esportiva Isabelly Morais. O tour se inicia no saguão onde está uma réplica em gesso da Taça da Copa América. Além disso, uma réplica da bola e do mascote da Copa do Mundo de 2014.

A partir daí nos dirigimos à Tribuna de Honra da Copa do Mundo de onde tivemos uma visão geral do estádio. O estádio é dividido em quatro setores: roxo, vermelho, amarelo e laranja. Todos com portões amplos, catracas eletrônicas e espaços para alimentação. A arquibancada superior comporta cerca de 39 mil torcedores e a arquibancada inferior possui 23 mil assentos.

Tour pelo Mineirão
Início da visita ao Mineirão

Além da arquibanca, o Mineirão apresenta 98 camarotes com 2024 assentos dedicados. Estão no melhor local do estádio, proporcionando vista privilegiada para o gramado. Foi de um desses que assistimos ao jogo do Atlético Mineiro na noite anterior à nossa visita ao Mineirão. Uma experiência inesquecível.

Conheça outras experiências fora do lugar comum em Belo Horizonte

Visita aos bastidores do Mineirão

O interessante da visita ao Mineirão é que podemos conheces os bastidores do estádio. Em especial a área onde circulam os atletas. Normalmente, ao norte fica a seleção mandante da partida. A seleção visitante, obviamente, fica ao sul do estádio. Igualmente, ambas alas do estádio dispõem de sala de aquecimento e vestiário.

A Sala de Aquecimento possui grama sintética com borracha semeada para evitar lesões em atletas. Nos dirigimos depois ao vestiário, onde estão exibidas camisas de diversos times brasileiros. Uma homenagem ao futebol nacional. Em seguida, o acesso ao campo de futebol em si.

Visita ao Mineirão - Sala de Aquecimento e Vestiário
Sala de Aquecimento e Vestiário

Este acesso é feito por três locais. O acesso central, por onde os atletas dos times entram. Já os dois restantes são laterais, normalmente usados pelas ambulâncias e equipe médica. Foi por um desses acessos laterais que chegamos ao campo.

Visita ao campo do Mineirão
Vista do gramado do Mineirão

Logo após a emoção de pisar no gramado do Mineirão, fomos para a Sala de Coletiva. Lá pudemos ver uma réplica da Taça da Libertadores. Por fim, passamos pelo acesso central ao campo, que se preparava para receber um jogo nos próximos dias. Afinal, a visita acontece mesmo na época de campeonatos.

A visita ao Mineirão acontece de terça a sexta das 09 às 17h; e aos sábados e domingos das 09 às 14h. É possível chegar na recepção e pedir para fazer o tour, porém pode não ter vaga e horário. Por isso, recomendo comprar o bilhete online, garantindo dessa forma uma vaga no tour guiado. O ingresso custa R$ 20 (inteira).

Curiosidades que descobri na visita ao Mineirão

  • O Mineirão é o estádio mais sustentável da América Latina. Conta com um sistema de captação de água da chuva para uso dos sanitários e irrigação do gramado. Enquanto isso, placas fotovoltaicas captam energia solar, sendo que parte vai para a CEMIG. Por fim, a lona branca compensa a chuva e sol para o anel inferior do estádio.
  • Infelizmente o Mineirão ficou marcado por ser o estádio do inesquecível e amargo “7 x 1” contra a Alemanha. O estádio guardou a rede que levou 5 gols e fez uma parceria com uma ONG alemã. Venderam partes da rede na campanha “Goleada do Bem”, com renda revertida para diversas entidades.
  • Na final da Copa do Brasil, o Mineirão recebeu seu maior público, 61 mil pessoas. Dessa forma, atingindo praticamente a capacidade máxima do estádio.
  • O primeiro show grande internacional no Mineirão foi em 2013, com apresentação de Elton John. Em seguida, Paul McCartney se apresentou no estádio e foi uma das maiores bilheterias de show.

Letreiro do Mineirão

Posteriormente à visita ao Mineirão, é possível fazer em seguida, a visita ao Museu Brasileiro do Futebol. Porém, o que muitos querem é tirar uma foto no famoso letreiro “I amineiro“.

Letreiro Iamineiro
Letreiro na Esplanada do Mineirão

O letreiro fica na área externa do estádio, conhecida como Esplanada. Saindo do Museu Brasileiro do Futebol, basta contornar pela esquerda. O letreiro faz alusão ao monumento “I Amsterdam” da capital holandesa. Uma brincadeira unindo as palavras “I am” com a palavra “mineiro”. Totalmente interativo, abuse das fotos.

A Esplanada do Mineirão recebe também eventos diversos, inclusive shows de menor porte. Por isso, vale a pena consultar a programação para saber o que está rolando quando estiver em Belo Horizonte. Em suma, não deixe de conhecer o Mineirão quando estiver em BH.

Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 

A press trip para Belo Horizonte contou com patrocínio da Belotur, Gás Produtora, Mineirão e curadoria do blog Coisas de Mineiro.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

3 thoughts on “Visita ao Mineirão em Belo Horizonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *