restaurantes de comida mineira
Belo Horizonte

2 restaurantes de comida mineira tradicionais em Belo Horizonte

Belo Horizonte recebeu em 2019 o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO. Além da capital mineira, Fortaleza recebeu o mesmo título, junto com mais dez cidades em todo o mundo, como por exemplo, Mérida no México e Bergamo na Itália. Por isso conhecer restaurantes de comida mineira tradicionais em Belo Horizonte, é entender o porquê da premiação.

A comida mineira é uma das minhas favoritas no Brasil. Sempre muito bem servida e com aquele tempero caseiro, é de dar água na boca. Na press trip de Belo Horizonte pudemos conhecer dois restaurantes de comida mineira , um na Pampulha e outro na Savassi.

Restaurantes de comida mineira: Paladino na Pampulha

Se estiver conhecendo a arquitetura da região da Pampulha, aproveite para esticar em um almoço no Restaurante Paladino. Ele exibe um conceito de restaurante fazenda, o que é comum nessa região.

Inaugurado em 2002, o Paladino apresenta uma estrutura e decoração rústica integrada à natureza. O salão principal é amplo e coberto, com mesas e cadeiras madeira, cercado pelo verde. Para as famílias com crianças, o restaurante ainda oferece um espaço de brinquedos. Há ainda uma pequena fazenda no terreno, com animais e horta própria. O estacionamento é gratuito para os clientes.

Ambiente do Paladino
Ambiente do Paladino

A experiência gastronômica no Paladino

O Paladino exibe pratos autênticos da culinária mineira. Fomos recebidos pelo dono, Marcelo, que nos contou um pouco mais da casa, enquanto degustávamos as entradinhas servidas. Entre as delícias, o exclusivo Bolinho Capitão feito com o Mexido Belisário, um mix de carnes selecionadas com arroz e feijão. Para os vegetarianos, o Lambari da Horta empanado é uma ótima pedida. Feito com a PANC conhecida como Peixinho, colhida na horta do próprio restaurante.

Para compartilhar, o Porquinho do Salim é perfeito. Torresmo de barriga crocante, assado e pururucado, servido com geleia de pimenta e pasta de berinjela. Uma outra opção é pedir a Tábua da Vendinha com queijo minas artesanal, lombo defumado na casa e uma deliciosa geleia caseira de jabuticaba.

Contudo, o melhor ainda estava por chegar. Eles preparam a Galinhada Cocoricó, que normalmente serve 4 pessoas. Porém, para nós foi feita uma versão maior, já que éramos muitos. A autêntica galinhada é feita com frango ensopado finalizada com cogumelos paris, tomatinho e milho assado. Acompanha couve e feijão batido. Por fim, a sobremesa Mineirinho – sorvete de queijo com calda quente de goibada. Uma experiência gastronômica mineira completa!

Restaurante Paladino
Experiência gastronômica no Paladino

O Paladino funciona terças e quartas das 11h30 às 15h; quinta a sábado de 11h30 à 00h; e aos domingos feriados das 11h30 às 17h.

Endereço: Av. Gildo Macedo Lacerda, 300 – Braúnas – Pampulha – Tel.: (31) 99918-4169

Restaurantes de comida mineira: Dona Lucinha na Savassi

Um dos ícones da gastronomia de Belo Horizonte dá nome a esse restaurante charmoso na Savassi. O bairro boêmio é apenas um dos locais que abriga o famoso restaurante Dona Lucinha, que tem filial também em São Paulo. Dona Lucinha foi a maior representante da Cozinha de Minas. Atualmente, seu restaurante na Savassi é comandado por sua filha, Marcia.

O Restaurante Dona Lucinha oferece pratos típicos mineiros, em uma cozinha autêntica e afetiva. Além disso, o ambiente é bem aconchegante, dando aquele clima de casa de vó. Funciona ali um sistema de bufê livre todos os dias, incluindo feriados. Dessa forma, podemos experimentar um pouquinho de cada prato da comida mineira. Em seguida, podemos finalizar a experiência na mesa de sobremesas com doces deliciosos, como por exemplo, doce de leite, cocada mole, entre outros.

restaurantes de comida mineira - dona lucinha
Restaurante Dona Lucinha

Se estiver almoçando por lá e tiver a oportunidade de conversar com a Márcia, certamente você terá uma experiência completa. Já que ela tem histórias lindas sobre Minas, a comida mineira e sua mãe. Gentilmente, ainda ganhei seu livro sobre a Festa do Rosário do Serro.

O restaurante funciona em horário de almoço a partir das 12h; e a partir das 19h para jantar de segunda a sábado.

Endereço: R. Padre Odorico, 38 – Savassi – Tel.: (31) 3227-0562

Faça sua reserva de hotel em Belo Horizonte por aqui. Sem pagar nada a mais por isso, você ajuda o Panorama de Viagem a se manter no ar, sempre atualizado.

A press trip para Belo Horizonte contou com patrocínio da Belotur, Gás Produtora, Mineirão e curadoria do blog Coisas de Mineiro.

One thought on “2 restaurantes de comida mineira tradicionais em Belo Horizonte

  1. Nossa deu agua na boca estas 2 sugestoes de restaurantes mineiros em BH. Esse Paladino fiquei com mta vontade de ir. ja anotei e na minha proxima ida a BH no ficara de fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *