Parques em Lima
Lima

2 Parques em Lima no bairro de Miraflores

Uma coisa comum que notei em Lima é que os parques não são tão grandes quanto os famosos parques ao redor do mundo. Na verdade, são grandes praças, com manutenção primorosa, que recebem o nome de parque. Dois grandes parques em Lima estão no bairro de Miraflores. São eles: o Parque Kennedy e o Parque do Amor.

Saiba como foi nossa experiência no Tierra Viva Miraflores

Parques em Lima: Parque Kennedy

Parque Central de Miraflores que data de 1900 foi dividido na década de 40 em dois parques: Parque 7 de Junio e o Parque Kennedy. Atualmente estão unidos em um único, o Parque Kennedy, ocupando 22.000m². O parque possui três entradas principais. Primeiramente, por uma área oval, o Óvalo de Miraflores. Outra em frente ao Palácio Municipal e a terceira na esquina da Av. Diagonal com Calle Schell.

Como já dá para inferir o nome do Parque foi em homenagem ao ex-presidente americano John F. Kennedy, cujo busto se encontra bem no meio do parque. Em volta do parque está a Igreja da Virgem Milagrosa (Iglesia de la Virgen Milagrosa) que foi construída em 1939 no local onde ficava a Igreja de São Miguel de Miraflores, hoje extinta. Obra do arquiteto Ricardo de Jaxa Malachowski, apresenta em seus muros laterais vitrais que relatam cenas dos milagres de Jesus. Ao lado se encontra o Palácio Municipal, uma espécie de sub-prefeitura do bairro de Miraflores, que abriga a sala de arte Luis Miró Quesada Garland, arquiteto do prédio.

Monumentos no Parque Kennedy
Prédios Históricos no Parque Kennedy

Em frente à igreja está o Paseo de los Pintores, onde podemos ver muitos artistas expondo suas obras, em sua maior parte pinturas. O parque em si é bem arborizado, bem cuidado e quando estive lá em abril de 2014 estava bem florido. Muitas famílias caminham com seus filhos pelo parque.

Parques em Lima - Parque Kennedy
Parque Kennedy em Lima

Onde comer no Parque Kennedy

Além disso, a área também tem muitos restaurantes e lanchonetes. A Calle de las Pizzas, famosa por seu piso fazendo alusão a um tapete vermelho abriga vários restaurantes, não só de pizzas. Mas foi ali bem perto que eu fui comer, segundo dica de um amigo, a melhor batata frita de Lima, na Sanguchería La Lucha.

Se você não quiser sentar, apenas pedir um sanduíche no balcão para comer em um dos bancos do Parque Kennedy é possível. Optei por sentar e pedir um hambúrguer enquanto provava a famosa cerveja Cusqueña. O sanduíche vem acompanhado de batata frita que é muito boa realmente, mas não sei se a melhor que já comi.

Sangucheria La Lucha
Sanguchería La Lucha

O clima na lanchonete é bem descontraído, decoração básica, com quadros negros desenhados ilustrando as paredes. O serviço é bom, porém meio corrido. Não é um local para sentar e ficar horas de papo. O pessoal senta, come e vai embora. Em suma, vale a pena provar, pois é uma das lanchonetes mais tradicionais de Lima.

Parques em Lima: Parque do Amor

O bairro de Miraflores em Lima é o mais famoso da cidade e cresceu muito nos últimos anos não só em popularidade. Um dos destaques do bairro é o Parque del Amor – ou Parque do Amor. Mais um dos parques em Lima que merecem visita.

Faça reserva de hotel em Miraflores

Assim como o Parque Kennedy, é um parque mais modesto do que eu imaginava. É do tamanho de uma praça, mas que não perde em nada o glamour, já que é bem verde e muito bem cuidado.

Parques em Lima - Parque do Amor
Parque do Amor

O pequeno parque fica no Malecón Cisneros, o calçadão do bairro, onde muitas pessoas se exercitam e andam de bicicleta. A cidade de Lima se desenvolveu do alto de uma falésia frente ao Oceano Pacífico, dessa forma criando proteção da cidade contra possíveis tsunamis. Por isso, do Parque do Amor, podemos ter uma excelente vista do oceano. Ademais, se for em dias ensolarados, ainda é possível ver alguns paragliders voando. Prática muito comum nessa área da cidade pelos adoradores de adrenalina.

Mosaico e Escultura no Parque do Amor

Entretanto, o Parque do Amor é mais famoso mesmo por seus bancos e muros de mosaicos coloridos, lembrando muito as obras de Gaudí. Podemos ler algumas frases de amor de grandes poetas peruanos em meio aos mosaicos.

mosaicos no Parque do Amor
Mosaicos no Parque do Amor

Ao centro do parque uma enorme e famosa escultura em um pedestal do artista peruano Victor Delfín chamada El Beso (O Beijo). O parque foi inaugurado em 1993, no dia 14 de fevereiro, dia do Amor. Mesmo dia em que é comemorado o Valentine’s Day – dia dos namorados em muitos países.

El Beso Lima
El Beso

A escultura que representa um casal enamorado tem 12 metros de largura por 3 metros de altura e está no Parque do Amor pelo local ser próximo à Ponte Villena Rey. Muitos casais frequentam o lugar para curtir o pôr do sol. E é justamente ali que isso acontece, inclusive o parque é palco para fotos de noivas e de casamento. Por fim, um local apaixonante para conhecer em Lima.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

5 thoughts on “2 Parques em Lima no bairro de Miraflores

  1. Uma das coisas que me encantou quando visitei Lima foi exatamente a área verde dos parques e praças espalhadas pelo bairro de Miraflores. Lima é uma cidadezinha que vale muito a pena visitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *