Experiências em Belo Horizonte
Belo Horizonte

7 Experiências em Belo Horizonte fora do lugar comum

Quando fui convidado para a press trip em Belo Horizonte com curadoria do blog Coisas de Mineiro, não imaginava que iria vivenciar experiências em Belo Horizonte tão fora do comum. Claro que fizemos o roteiro turístico básico, mas vivenciar a cidade saindo do lugar comum foi o ponto alto da viagem. O melhor de tudo é que todas as experiências que tivemos, podem ser feitas por quem visita a cidade e até mesmo pelos belorizontinos.

1 – Piquenique no Mirante do Mangabeiras

Quando se fala de ter uma vista incrível de Belo Horizonte, sempre vem à mente a Praça do Papa. Realmente é uma vista linda, mas ela pode ser contemplada em uma experiência diferente. Que tal fazer um piquenique enquanto aprecia o pôr do sol de Belo Horizonte? Foi justamente isso que fizemos, ou ao menos tentamos, porque o dia não estava tão ensolarado. Contudo, não atrapalhou em nada nossa experiência.

Ainda não conhecia o Mirante do Mangabeiras e foi uma das novidades que conheci em BH. O mirante leva o nome do bairro onde está localizado e é uma área de preservação ambiental. Ali fica também o Palácio das Mangabeiras, que foi inaugurado em 1955, durante o governo de Juscelino Kubitschek.

Quem preparou nosso piquenique especial foi a Nina do À Mesa com a Nina. Um verdadeiro banquete com delícias salgadas e doces, tudo acompanhado de um delicioso vinho rosé. Foi um fim de tarde delicioso, que qualquer pessoa pode fazer igual.

Experiências em Belo Horizonte: Piquenique Mirante do Mangabeiras
Piquenique no Mirante do Mangueiras

Para qualquer evento no local, é preciso agendar e reservar o local enviando e-mail para eventosparques@pbh.gov.br. Neste e-mail basta demonstrar interesse informando dia, horário, número de pessoas e o tipo de evento que quer realizar.

A natureza no entorno do mirante é abundante, o que torna o local ainda mais especial. Por isso, para manter essa beleza natural intacta, após seu piquenique, recolha todo o lixo e leve consigo. Dessa forma, você evita que animais silvestres entrem em contato com alimentos não usuais e não polui o local.

O Mirante do Mangabeiras funciona de terça-feira a domingo, das 09h às 20h. A entrada é permitida até 19h30, mesmo para quem só quer apreciar o local.

Endereço: Rua Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras – Tel.: (31) 3246-5030

2 – Aula de preparação de massas em restaurante italiano

Se você gosta de agregar uma experiência de culinária à sua viagem, essa dica cairá como uma luva. O restaurante italiano Est! Est!! Est!!! promove um Curso de Massas Artesanais em dois módulos, várias vezes ao ano. Tivemos essa experiência em forma reduzida e sinceramente, saí dali me sentindo um verdadeiro cozinheiro.

O curso é ministrado pela chef Ana Jatobá. Ele consiste de uma parte teórica sobre os diversos tipos de massa e em seguida, botamos literalmente a mão na massa. Preparamos nossa própria massa artesanal e logo após, fomos ao restaurante para experimentar alguns pratos servidos na casa. Por fim, recebemos um certificado do curso.

Curso Massa Artesanal Est
Curso de Massa Artesanal no Est

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 107 – Funcionários – Tel.: (31) 2526-5852

3 – Descobrindo o bairro da Lagoinha

Com a mudança da capital mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte, três bairros formaram a Praça 15 de Junho: Bonfim, Santo André e Lagoinha. Por isso, a Lagoinha é considerada um dos bairros pioneiros de Belo Horizonte. Atualmente, o bairro ficou meio esquecido, mas abriga boa parte da história da cidade.

Então, mais uma das experiências em Belo Horizonte é conhecer melhor a história do bairro e da cidade no tour oferecido pelo Daniel Queiroga do Casas da Lagoinha. Neste tour pudemos conhecer o Cemitério do Bonfim e suas curiosidades. Além disso, percorremos as ruas conhecendo detalhes sobre as casas e igrejas do bairro. O tour é recheado de histórias, lendas, referências e locais para observação.

Experiências em Belo Horizonte - Tour na Lagoinha
Tour na Lagoinha

4 – Assistir a um jogo de futebol no Mineirão

Mesmo que não seja fã de futebol, vale a pena assistir a um jogo de futebol no Mineirão. Preferencialmente, se tiver um time mineiro disputando a partida. A emoção de ver a torcida gritando e as luzes do estádio todas acesas dão um plus à experiência. É possível também fazer uma visita ao Mineirão e ao Museu do Futebol.

Endereço: Praça Doutor Waldir da Mota, 34 – Olaria – Tel.: (31) 3988-0249

5 – Concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Assistir a um concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais será uma das experiências em Belo Horizonte com um viés mais cultural. Os concertos acontecem na belíssima Sala Minas Gerais.

O exterior do prédio já é belíssimo, iluminado e com uma arquitetura arrojada. A Sala Minas Gerais foi inaugurada em fevereiro de 2015, sendo criada primeiramente a sala principal por conta da acústica, e posteriormente a parte externa. Justamente por isso, é um espaço de escuta sensível, capaz de ampliar a experiência com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Concerto Filarmônica de Minas Gerais
Concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Eu já tinha feito um tour pela Casa da Música no Porto e aprendido um pouco mais sobre a acústica nessas salas. Isso fez com que eu pudesse notar diversas semelhanças com a Sala Minas Gerais. Estão preparando um tour pela Sala Minas Gerais, ainda sem datas marcadas.

Os concertos acontecem durante todo o ano, por isso vale a pena ficar de olho na programação no site oficial. A filarmônica é formada por músicos do Brasil e de outros países, que se juntaram em 2008. São conduzidos até hoje pelo maestro Fabio Mechetti e já ganharam diversos prêmios.

A bilheteria da Sala Minas Gerais funciona de terça a sexta, de 12h a 20h, e no sábado, de 12h a 18h.

Endereço: Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Tel.: (31) 3219-9000

6 – Compras no Mercado Central de Belo Horizonte

Adoro visitar mercados gastronômicos dos destinos que visito. Já tinha feito isso nos mercados gastronômicos de Madrid e no St. Lawrence Market em Toronto. Por que não conhecer o principal mercado de Belo Horizonte? Foi justamente essa uma das experiências em Belo Horizonte, guiada pelo chef Edson Puiati, professor do curso de gastronomia do UNA.

O Mercado Central de Belo Horizonte está atualmente onde ficava o primeiro estádio do América Futebol Clube. Em 1964, a prefeitura não tinha condições de manter o mercado e os funcionários fizeram então uma cooperativa, que hoje forma o Mercado Central. Com isso, o mercado passou a ser cercado e coberto, sendo reformado internamente na década de 80.

Foi considerado o terceiro melhor mercado do mundo pela revista TAM nas Nuvens, ficando atrás apenas do La Boqueria em Barcelona e do Boroughmarket em Londres. Recebe em torno de 1,3 milhões de pessoas por mês. Uma curiosidade é que o mercado vende cerca de 350 toneladas de queijo por mês, o equivalente a uma Torre Eiffel de queijo.

compras no Mercado Central
Compras no Mercado Central de BH

Mas não é apenas queijo que é vendido por ali. São lojas de produtos árabes, japoneses, artesanato, bem como restaurantes da típica comida mineira. São realizadas também visitas guiadas e o balcão de informações turísticas dentro do mercado disponibiliza um mapa para que o visitante não se perca. O mercado funciona de segunda a sábado das 07h às 18h; e aos domingos das 07h às 13h.

Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro – Tel.: (31) 3274-9434

7 – Noite no Mercado Novo

Próximo ao Mercado Central de Belo Horizonte está o Mercado Novo. O local foi inaugurado em 1960 na intenção de substituir o mercado central, sem sucesso. Em 2019, surgiu a ideia de revitalização para atrair um público descolado que atualmente frequenta os bares, cafeterias, lanchonetes, lojas… um verdadeiro colab mineiro no segundo andar do prédio. A entrada é pela rua Rio Grande do Sul.

O espaço funciona às quartas das 18h às 00h; quinta e sexta-feira das 14h às 00h. Aos sábados e domingos de 12h às 18h. Certamente foi uma das experiências em Belo Horizonte que mais curti na viagem.

Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 – Centro

A press trip para Belo Horizonte teve patrocínio da Belotur, Mineirão, Gás Produtora e curadoria do Coisas de Mineiro.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

29 thoughts on “7 Experiências em Belo Horizonte fora do lugar comum

  1. Ainda não conheço Belo Horizonte, mas gostei bastante das dicas de assistir a orquestra filarmônica e do bairro da Lagoinha. Amo centros históricos, e pelo visto Belo Horizonte é repleta de história e programas culturais.

  2. Adorei tua programação super diferente. A única q não iria é a tal cervejaria que está sob investigação por uso de produtos ilícitos e fatais em alguns lotes. Vou anotar todos os outros que parecem ser incríveis

    1. A Orquestra Sinfônica foi realmente muito interessante e o melhor que tem programação para o ano inteiro, então independente de quando você visite a cidade, terá um concerto na época.

  3. Quanta coisa boa para fazer em Belo Horizonte. Só estive lá de passagem, mas acho que deve ser muito legal assistir a um jogo de futebol no Minerão. Eu amo futebol! Gostei da dica da cervejaria. Também adoro fazer degustação de cerveja e vinho!

  4. Que roteiro de experiências em Belo Horizonte bem diferentes! Adorei a dica do piquenique. A cara da riqueza! rsrs A aula de culinária me pareceu super interessante. A Backer é uma cervejaria bem legal (fui também da Walls, que super recomendo).

  5. Estou de mudança para Minas Gerais novamente, e adorei esse seu post com dicas diferentes pra fazer em Belo Horizonte e já anotei aqui. Quero ter essa experiência da aula de preparação de massas.

  6. Que demais estas dicas fora do comum sobre Belo Horizonte!
    Pretendo voltar lá em agosto, e vou reservar um tempo para visitar o bairro da Lagoinha (nunca tinha ouvido falar!)

    Adorei as dicas!
    Abraço

    1. Oi Rui, tive essas experiências em 5 dias na cidade, então reserve alguns dias para aproveitar ao máximo a cidade e esses programas fora do comum.

  7. Eu amo Minas, mas nunca fui a BH, acredita? Já anotei todas as dicas. Eu adoro experiências fora do lugar comum! Fiquei encanta Com o piquenique no Mirante do Mangabeira!

  8. Uau! Eu adoro visitar locais fora do lugar comum e adoraria ter todas essas experiências em Belo Horizonte! Delas eu só passei no Mercado Central para comprar uns queijos e pimentas, mas já anotei todas as outras dicas para vivenciar assim que puder.

  9. Amei conhecer essas 7 experiências em Belo Horizonte fora do lugar comum! Na verdade é um excelente exercício para fazer em qualquer cidade, principalmente na que vivemos! Essas experiências fora do comum vão direto para a minha lista. Obrigada por compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *