Madrid

Conheça dois mercados gastronômicos em Madrid

Ao visitar a Espanha, incluir uma ida aos mercados gastronômicos de Madrid certamente fará sua viagem mais completa no quesito de se aprofundar na gastronomia espanhola. Dois grandes mercados na capital espanhola são o Mercado de San Miguel e o Mercado de San Antón. Ambos abrigam estandes para venda de comidas e bebidas típicas, assim como locais para degustar uma boa sangria e as tradicionais tapas.

Mercado de San Antón é um mercado municipal com mais de cem anos de experiência no mundo da gastronomia, localizado no bairro de Chueca, inclusive a estação de metrô mais próxima é a de mesmo nome do bairro. Desde 2011, o mercado foi completamente renovado, se tornando um mercado moderno, seguindo o modelo sustentável, com uma claraboia central que coleta energia fotovoltaica.

São três andares, sendo o primeiro um mercado com as seções tradicionais, dedicado à venda de produtos como embutidos, hambúrgueres, frutas e legumes. O segundo andar é composto por bancas de compras onde é possível degustar ou levar para casa desde ingredientes para preparo ou pratos já prontos. Foi lá que aproveitamos para comer um mix de croquetes acompanhado de uma taça de vinhos, na taberna La Trastienda. Em seguida, optamos pelo doce no estande do Mama Framboise, que foi indicação da Rafaela do (@rafapelomundo). O terceiro andar, que não chegamos a conhecer, é dedicado exclusivamente ao restaurante e terraço La Cocina de San Antón, que oferece menu do dia, com pratos inspirados na cozinha tradicional espanhola e um toque internacional.

O mercado fica aberto todos os dias das 10h às 00h.

Endereço: Calle Augusto Figueroa, 24- Tel.: +34 91 330 07 30

Outro local icônico para comprar e comer em Madrid é o centenário Mercado de San Miguel (foto de capa). A poucos passos da Plaza Mayor, o mercado foi inaugurado em maio de 1916 na Plaza San Miguel que já era palco de feiras de peixes e frutas. Funcionou inicialmente como mercado de abastecimento, se tornando em 2009, o primeiro mercado gastronômico de Madrid.

O prédio do início do século passado apresenta estrutura toda em ferro fundido e vidro, mantida após a reforma. No interior, são mais de 30 lojas voltadas para o comércio de comidas e bebidas, incluindo estandes para consumo no local. Quando visitamos o mercado, no final da tarde, o movimento era bem grande, mas pelo que percebemos esse movimento é constante durante o dia todo. Vale a pena circular pelo mercado e ver as bancas de frutos do mar, presunto ibérico e se possível, degustar algumas das iguarias por lá mesmo. Dessa vez não optamos por comer, apenas tomamos uma sangria em um estande que serve sangrias (tintas e brancas) e vermutes on tap, ou seja, direto das torneiras, como se fosse chope.

O mercado fica aberto todos os dias de domingo a quarta-feira das 10h às 00h e de quinta a sábado das 10h às 02h. As estações de metrô mais próximas são Ópera ou Sol.

Endereço: Plaza San Miguel, s/n – Tel.: +34 91 542 49 36

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *