Madrid

Álbora: custo-benefício em experiência gastronômica

Localizado na rua da gastronomia de Madrid, a Calle Jorge Juan, o Álbora é um bar e restaurante bem interessante, já que oferece opção para quem quer uma experiência gastronômica mais completa ou mais despojada. Nós tivemos uma excelente impressão do local e do menu que escolhemos degustar.

Inaugurado em 2012, o Álbora apresenta um ambiente moderno com dois andares: o térreo funciona como um bar de tapas ou gastrobar, incluindo uma área externa na calçada em frente; e o segundo andar onde estão dispostas as mesas do restaurante. Com uma estrela Michelin, conquistada no Guia de 2018, a experiência no Álbora tem um excelente custo-benefício.

Além do meu a la carte com opções de entrada e pratos de peixe, carne e frango, o restaurante disponibiliza duas experiências em menu degustação, o Short Tasting Menu (€60) e o Long Tasting Menu (€80), com 10 e 12 etapas, respectivamente. Optamos pelo percurso mais curto, sem harmonização, porém pedimos para acompanhar uma Cava local – Torello Brut.

O menu elaborado pelo chef Agustin González prioriza ingredientes sazonais, com alguns pratos disponíveis em pequenas porções. O chef utiliza técnicas contemporâneas para levar à mesa o melhor da cozinha de alto nível. Durante todo jantar são servidos pães artesanais: branco, de passas e de tomate. O percurso se inicia com umamuse bouche com três delicadas porções: pele de vitela com ratatouille, éclair de anchovas e um parmentier de muçarela e tomate.

O pratos seguintes foram esfera de patê de Ibérico Joselito envolta em repolho, servida com molho trufado; cardo – uma espécie de alcachofra – salteado com molho de foie gras e pinhão; e ravioli recheados de faisão. Todos servidos em um espaço de tempo muito bem orquestrado. Dando sequência, merluza assada com molho de moluscos, manjericão e algas; e filé de gamo com castanhas assadas, acompanhados de batatas suflê. Todos os pratos servidos em porções satisfatórias.

A etapas finais da nossa experiência gastronômica se deram por uma salada de frutas com espuma de sabugueiro e pela sobremesa principal com sorvete de chocolate sobre caramelo e biscoito de abóbora, com amêndoas. Para completar, delicados mignardises: mojito de gengibre, marshmallow de morango e flocos de arroz cobertos por chocolate.

O atendimento durante todo o menu degustação foi primoroso. O garçom nos explicava cada prato em detalhes, o que tornou a experiência bem completa. Acertamos também na escolha da Cava para acompanhar o menu. O Álbora é perfeito para quem quer degustar um menu Michelin a preços convidativos. O restaurante funciona de segunda a sábado até 00h e é necessário fazer reserva pelo site, caso opte pela experiência no restaurante.

Endereço: Calle de Jorge Juan, 33 – Tel.: +34 917 81 61 97

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *