Madrid

Jantar no LUX na rua gastronômica de Madrid

A caminho do nosso jantar no Álbora, passamos por vários restaurantes na Calle Jorge Juan, rua gastronômica de Madrid no bairro de Salamanca, e um dos que nos chamou a atenção foi o LUX Madrid. Aproveitamos que não tínhamos jantar agendado no dia seguinte e fomos conhecer o restaurante, onde fizemos uma deliciosa refeição.

O LUX Madrid é o projeto inovador e ambicioso do grupo de restauração La Máquina, referência significativa para bons restaurantes e para os fornecedores mais exclusivos dos vários mercados de peixe da Espanha. O restaurante ocupa um casarão do início do século com fachada de pedra e três andares. No primeiro andar funciona um bar com clima mais informal, enquanto no segundo andar e no mezanino, um salão muito bem decorado abriga mesas para um jantar completo.

Não tínhamos feito reserva, mas como chegamos por volta das 20h, o que é cedo, considerando que os madrilenhos jantam bem tarde, conseguimos uma mesa tranquilamente. Entretanto, vale a pena fazer reserva pelo site ou telefone. O cardápio é um passeio gastronômico pelo mundo, passando pela cozinha espanhola, italiana, mexicana e asiática com um bar de sushi e sashimi.

O restaurante oferece a opção de um menu degustação, mas como tínhamos almoçado tarde, ficamos com o menu à la carte. Escolhemos uma cava espanhola para acompanhar nosso jantar que se iniciou com uns “bocaditos” de cortesia: azeitonas, picles e um petisco crocante e viciante. De entrada, escolhemos o Pulpo a la brasa com espuma de patata – combinando o sabor do mar com os tentáculos de polvo assados à brasa e a leveza da aerada espuma de batata.

Como os peixes são bem recomendados, uma escolha de principal ficou pelo Filé de pregado cozido em molho verde com caviar de salsa, servido com tomates e batatas cozidas; e na ala das massas, uma lasanha de carne de boi com hortaliças, um toque de cogumelos e foie com bechamel de carne. Só pela apresentação a lasanha já me deu água na boca e estava realmente saborosa, chegando à mesa em uma temperatura ideal. Para sobremesa, escolhemos o Suflê de chocolate 70%, recheado com chocolate e acompanhado de sorvete e frutas vermelhas. O suflê estava divino, mas é bem grande, mesmo para compartilhar entre duas pessoas. Ao final, ainda recebemos de cortesia, macios macarons.

O atendimento por parte da equipe do restaurante foi excelente. Tivemos certeza de ter acertado na escolha do restaurante, mesmo sem ter tido indicação prévia. Um ótimo local onde comer em Madrid. O LUX Madrid funciona todos os dias de 12h30 às 02h30, sendo que a cozinha fecha às 00h30.

Endereço: Calle Jorge Juan, 22 – Salamanca – Tel.: +34 91 833 42 55

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *