Fachada
Tóquio

Roppongi Robataya: um jantar diferente em Tóquio

Roppongi é uma área de Tóquio que passou por uma transformação recente. Tornou-se point cultural, de compras e bons restaurantes. Foi lá que jantamos em um dos restaurantes de yakitori (grelhados) mais diferentes que fomos em toda viagem pelo Japão. O Roppongi Robataya é muito mais que um restaurante. É uma verdadeira e divertida experiência antropológica.

O yakitori é uma refeição comumente consumida pós-expediente e serve espetos de frango e carne, assim como vegetais grelhados na brasa. Não são consideradas uma refeição completa, mas sim um ótimo acompanhamento para a bebida. Nos restaurantes que servem esse tipo de comida, os robatayakis, é comum sentar-se ao balcão, enquanto assiste ao chef grelhar suas seleções sobre a brasa. Foi justamente isso que encontramos no Roppongi Robataya.

Ambiente e localização do Roppongi Robataya

O restaurante está localizado a 5 minutos a pé da estação de metrô Roppongi, no centro gourmet internacional de Tóquio. A entrada é simples e quase escondida. São poucos lugares, então é extremamente recomendável fazer reserva. Acho até que eles só trabalham com reservas. Para isso, basta pedir no seu hotel que eles liguem e façam a reserva ou tentar pelo site do restaurante.

Ao entrar fomos recebidos por gritos eufóricos de boas vindas, é claro que em japonês. O ambiente é um tanto tradicional, todo em madeira tanto no revestimento das paredes, como no balcão. À nossa frente uma grande plataforma cercada por ingredientes como por exemplo, peixe fresco, carnes, frango, legumes e cogumelos. Tudo selecionado e exposto para escolha do cliente. No centro da plataforma um aquário com alguns camarões.

Ambiente Roppongi Robataya
Ambiente do Roppongi Robataya

Experiência gastronômica em Tóquio

São dois chefs sentados no centro do balcão, com a grelha a sua frente, aguardando seu pedido. Existe um cardápio simples a la carte, mas também opções de menu degustação que variam de ¥8.000 a ¥15.000. Ao fazer o pedido, o chef pega o ingrediente na plataforma com a mão ou uma grande pá de madeira; grelha e depois serve muito bem apresentado na mesma pá, como as usadas para preparar pizza em forno a lenha. Tudo isso acompanhado de frases faladas em tom alto e no bom japonês, que a gente acaba não entendendo nada, mas se divertindo.

Todos nossos pedidos foram a la carte. Espetinho de carne, aspargos grelhados, espetinho de meatball (uma espécie de almôndega ovalada), cogumelos na brasa e espetinho de frango. Os molhos são bem especiais e dão um toque diferencial aos espetos e grelhados. De sobremesa, eles servem cubos de melancia e melão, de cortesia.

Espetos e Grelhados no Roppongi Robataya
Espetos e Grelhados no Roppongi Robataya

O restaurante já recebeu vários famosos, o que inclusive é motivo de orgulho para os funcionários. Eles nos mostraram um álbum de fotos com clientes como Britney Spears, Hugh Jackman, Chris Hemsworth, entre outros. O jantar deu USD 50 para cada um e valeu muito a pena pela experiência. Sem dúvida, foi um jantar diferente, em um ambiente fora do comum e ao que estamos acostumados. Se você der sorte, ainda pode ajudar na produção do famoso doce de feijão, que eles fazem ali, em um pilão no meio do salão. Bom apetite e boa diversão!

Endereço: 4 Chome-4-3 Roppongi, Minato – Tel.: +81 3-3408-9674

Faça sua reserva de hotel em Tóquio por aqui e ajude a manter o site sempre atualizado, sem pagar nada a mais por isso.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *