Piedras Rojas no Atacama
San Pedro de Atacama

Piedras Rojas: postal perfeito do Atacama

São muitos os locais lindos para conhecer no Deserto do Atacama. Mas certamente Piedras Rojas é um dos mais bonitos que conheci quando estive por lá em 2015. Na época, não era um local que todas agências de turismo no Atacama levavam os turistas. Contudo, posteriormente, se tornou mais popular, de forma que ficou uma visitação desenfreada, causando impactos à natureza local. O local ficou fechado à visitação e recentemente está novamente aberto aos visitantes, que devem ter prudência ao visitar locais como esse.

Assim como todos os passeios que fizemos em 2015, escolhemos a Ayllu Expediciones para nos levar a Piedras Rojas. Pela agência, esse passeio era feito em conjunto as Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama. O carro da Ayllu nos pegou no hotel por volta das 6h30 da manhã e seguiu direto para o local. No carro éramos 7 pessoas e ao chegar no local nos juntamos a outro carro da agência com mais 7/8 pessoas. Nosso guia nesse dia foi o Felipe, excelente guia, vou falar mais dele quando falar do Salar de Tara.

A beleza impecável de Piedras Rojas no Atacama

Ao chegar no local já avistamos um visual lindíssimo e colorido que mais parecia pintura. O melhor ainda estava por vir, descobrimos que nosso café da manhã – incluído no pacote – seria naquele local paradisíaco. Após dar umas dicas dos melhores ângulos para as fotos, o Felipe nos deixou à vontade enquanto ele e o outro guia foram preparar o café da manhã. Como poucas agências iam para lá, o local era nosso, apenas as 15 pessoas que vieram nos dois carros. Melhor impossível!

Visual de Piedras Rojas no Atacama
Visual de Piedras Rojas no Atacama

As pedras vermelhas – tradução para o português de Piedras Rojas – ficam no Salar de Talar, que muitas vezes pode ser mencionado como Salar de Águas Calientes, a 4000 metros de altitude. Elas recebem essa coloração avermelhada devido à uma grande concentração de ferro oxidado que fora depositado ali. Em meio às pedras de coloração vermelha existe uma lagoa que reflete as montanhas e vulcões em volta, deixando as fotos que tiramos lá como se fossem quadros. E como fotos falam mais que mil palavras, apreciem!

Beleza de Piedras Rojas no Atacama
A beleza do cenário de Piedras Rojas

Como chegamos lá bem cedo pela manhã, por volta de 8h, o sol ainda não estava tão forte. Então a temperatura no local estava bem baixa. Por isso, recomendo levar um bom casaco ao visitar o local e se possível luva porque o vento é bem frio. Mas nada atrapalhou nosso momento de fotografias.

Café da Manhã em Piedras Rojas
Café da Manhã em Piedras Rojas

O café foi farto como todas refeições oferecidas pela agência. Mais uma vez, uma experiência única poder tomar um café da manhã contemplando um belo dia em uma linda paisagem digna de cartão postal. Logo após o café, voltamos para o carro e seguimos caminho para conhecer as Lagunas Altiplánicas e Salar de Atacama.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *