hotel no Atacama
San Pedro de Atacama

Hotel no Atacama com bom custo-benefício

Hotel no Atacama é o que não falta, basta você escolher qual tipo combina mais com seu estilo de viagem. Quando fui em abril de 2015 quis um hotel com um mínimo de conforto, mas que tivesse um valor acessível. Depois de muita pesquisa, optei pelo NOI Casa Atacama.

A rede NOI possui vários estabelecimentos espalhados por todo território chileno. Nas principais cidades turísticas do país como Santiago, além da Patagônia Chilena e Ilha de Chiloe. A filial no Atacama se chama NOI Casa Atacama e é um hotel boutique em estilo rústico que conta com SPA e piscina.

Na chegada fizemos o check-in e fomos direto para o bar do hotel tomar um drink de boas-vindas que o hotel oferece. Neste caso pode ser bebida alcoólica ou não. Escolhi um pisco sour, bebida típica da região andina, em especial no Chile e no Peru.

bar do hotel no Atacama
Bar La Romeria

O bar do hotel, o La Romeria funciona no local e atendendo na piscina, além de ter happy hour com bebida em dobro, que varia de acordo com o dia. O que me chamou atenção é que o horário da promoção é bem extenso: de 11h às 22h.

Acomodações do hotel no Atacama

O quarto que fiquei foi o de número 23, que ficava mais ao fundo da área da piscina. Não foi a melhor localização para a wi-fi, que funcionava mas não se mantinha muito estável. O sinal no nosso quarto era fraco e o sistema do hotel é daqueles que a todo momento você precisa colocar login e senha. Aconselho pedir quartos que fiquem mais próximos à piscina, pois ali o sinal fica melhor.

Tirando esse detalhe chato da wi-fi, o quarto era muito bom, bem aconchegante e amplo. Conta com uma varanda aos fundos do quarto, onde batia um solzinho de fim de tarde, bem agradável. Mesmo que fosse para secar uma roupa que chegasse molhada do passeio. O serviço de quarto passava duas vezes ao dia, logo pela manhã e no início da noite quando deixavam um cartão com a previsão do tempo do dia seguinte, uma garrafa de água e chocolate.

Quarto hotel no Atacama
Detalhes do nosso quarto

O banheiro não é muito grande, mas comporta bem o que é necessário. Tinha secador de cabelo, que não é comum ter em qualquer hotel, pelo que sondamos com outros turistas na cidade. Shampoo, sabonete líquido e outros são dispostos em tubos que eu queria comprar até para trazer para casa, mas não estavam à venda. As únicas peças à venda eram roupão, a garrafa de água e a sacola para lavanderia, todos com o logo da rede NOI.

banheiro do hotel
Banheiro do hotel no Atacama

Um detalhe que me preocupou quando reservei é que os quartos não possuem televisão. Segundo o hotel, a economia de energia no Atacama é grande, então eles dispõem de uma sala de televisão para o hóspede, que estava sempre vazia. Sinceramente, depois de fazer passeios o dia todo, o sono era tanto que a televisão nem fez falta.

Café da manhã e alimentação do hotel no Atacama

Nossa diária incluía café da manhã, mas como alguns passeios saem muito cedo, muitas vezes não dava para tomar o café do hotel que começava às 7h. Nesse caso, o hotel oferecia um lanche para levar no passeio, porém é preciso avisar um dia antes na reunião que vai precisar do lanche. Quase todos os hotéis fazem essa gentileza, mas não são todos. Importante se informar com o hotel que pretende ficar se eles oferecem esse serviço, antes de fazer a reserva. O lanche vem em um saco de papel e vinha com uma fruta, um sanduíche, um bolo ou biscoito e um iogurte.

Tivemos dias em que os passeios saíam mais tarde e pudemos tomar café da manhã no hotel. O serviço era bom, com queijo, frios, pães, iogurte e salada de frutas. Na parte quente salsicha ou linguiça e tomate com queijo, com opção de pedir ovo mexido que é preparado na hora para o hóspede. Para beber: café, leite, chá, água e sucos variados. Um café sem muitas extravagâncias, o necessário para começar seu dia bem alimentado.

café da manhã Noi Casa Atacama
Buffet de Café da Manhã

Lazer no NOI Casa Atacama

Não usei o serviço de SPA do hotel, mas a massagem relaxante de 30 minutos custava 30 mil pesos chilenos o que equivalia a quase U$ 50. A área da piscina é bem gostosa com espreguiçadeiras atoalhadas, com toalhas de piscina e travesseiro. Contudo, a água da piscina não é aquecida. Na verdade é bem gelada, mas dá pra dar um mergulho e sair já se enrolando na toalha.

Piscina Noi
Piscina do NOI Casa Atacama

À noite eles acendem uma lareira na área em frente ao bar para quem curtir o friozinho do deserto se aquecendo frente a ela. Tomamos um chá digestivo algumas noite à beira da lareira, muito bom.

Atividades extras no NOI Casa Atacama

O hotel oferece alguns passeios pagos à parte, mas são BEM mais caros que os preços oferecidos nas empresas de turismo espalhadas pela cidade. Também oferece transfer de Calama para o hotel, mas também em um valor bem acima do oferecido pelas agências no aeroporto. Nós utilizamos o serviço da Licancabur de transfer de Calama para San Pedro de Atacama.

O NOI Casa Atacama não é um hotel barato, mas achei que valeu o preço pela estrutura que oferece. Um hotel no Atacama com bom custo-benefício e ótima localização. Permitindo que possamos ir a pé até o centrinho da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *