San Pedro de Atacama

Transfer de Calama para San Pedro de Atacama

Quando falamos de ir para o Atacama é importante saber que não tem voo direto para a cidade de San Pedro de Atacama. O aeroporto mais próximo é o El Loa em Calama (CJC) e de lá é necessário um transfer que leva em torno de 80-90 minutos para chegar na cidade de San Pedro de Atacama.

O aeroporto de Calama é bem bonitinho, moderno, mas pequeno – são apenas 3 portões de embarque, para ter noção. Pelo que soube quando estive no Atacama agora em abril, estão tendo muitas reformas para poder ampliar e tornar o aeroporto de porte internacional e tirar a centralização de voos internacionais do aeroporto de Santiago. Existem lanchonetes, lojinhas para compras e balcão de empresas de aluguel de carro e transfer para San Pedro de Atacama, porém uma coisa que senti falta foi de uma loja de câmbio. Então se pretende trocar dinheiro em aeroporto, troque em Santiago, porque em Calama, não tem.

Como escolher o transfer de Calama

Muitos hotéis oferecem esse transfer, mas nem sempre os preços são convidativos, como foi o caso do NOI Casa Atacama, onde me hospedei, que cobrou U$ 75 por pessoa por trecho (preço em 2015). Por isso, descartei a possibilidade e fui buscar outras alternativas.

Para o traslado existem linhas de ônibus comuns que saem do centro de Calama (a 10 minutos do aeroporto) para San Pedro de Atacama. Uma das companhias que fazem esse percurso é a Tur Bus. Em geral, o preço por trecho é de $3.000 a 5.000 (CLP*), mas para isso é necessário ir do aeroporto para o centro de Calama, o que pode não ser muito agradável se você está com mala grande ou cansado da viagem.

Uma outra forma é contratar empresas especializadas nesse traslado aeroporto-San Pedro-aeroporto. Quando fui em 2015, optei pela Licancabur. O preço normalmente é cobrado por pessoa e por trecho (aeroporto-San Pedro ou San Pedro-aeroporto). Na época, a empresa cobrou $12.000 (CLP) por pessoa por trecho e no caso de reservar ida e volta $20.000 (CLP). Acabamos optando por ela por ter lido melhores indicações.

Como foi o serviço de transfer da Licancabur:

A reserva foi feita preenchendo um formulário na página da empresa onde colocamos os número e horários dos voos de chegada e saída de Calama e o número de pessoas. Dessa forma, eles já calculam o horário para te buscar em San Pedro a tempo de pegar seu voo em Calama. Fiz a reserva para os quatro em meu nome e o pagamento foi feito na hora do desembarque.

Ao chegar no aeroporto de Calama, na saída do desembarque tinha uma pessoa com uma placa com meu nome que indicou onde eu deveria ir para fazer o pagamento. O balcão da empresa fica a alguns passos da saída. Passei o nome e ela localizou a reserva, pediu para que todos que estavam comigo preenchessem com nome e nº de passaporte um formulário de papel. Fiz o pagamento de ida e volta e ela entregou os tickets referente aos trechos de ida e volta. Nosso voo de volta era 10h, então ficou marcado de passarem para nos buscar no hotel entre 7h e 7h40.

O carro que nos leva é um microônibus com bancos reclináveis. Eles reúnem todos para preencher todos os lugares e saem em direção a San Pedro de Atacama. O grande problema é que as malas de todos passageiros vão amontoadas no fundo do carro, numa torre meio mambembe, sem equilíbrio.

À medida que fomos nos afastando do aeroporto dá para perceber o quão isolado o aeroporto fica, bem no meio de um descampado. O caminho para San Pedro é tranquilo, asfaltado e já podemos ver algumas paisagens no caminho. Ao chegar na cidade o motorista vai parando em cada hotel e deixando os passageiros e suas malas. Eles encorajam que os passageiros deem gorjetas com alguns avisos dentro do carro. Demos uma gorjeta de dois dólares pelos quatro.

No dia da volta o motorista chegou às 7h30 para nos buscar no hotel e chegamos 9h10 no aeroporto de Calama, dando tempo suficiente para fazer check-in para nosso voo das 10h.

One thought on “Transfer de Calama para San Pedro de Atacama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *